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12 alimentos que parecem saudáveis (mas nem tanto)

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Para ter uma vida mais saudável, muita gente acaba procurando opções práticas e talvez não se alimente tão bem assim. Em vez de preparar uma sopa magra e nutritiva, compra uma sopa industrial. Por isso, separamos alguns alimentos que parecem ser saudáveis, pelo menos mais que outros, mas nem sempre são a melhor opção.

 

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Barrinha de cereal

 

A barrinha de cereal é o que mais nos traz surpresa. Sempre que alguém resolve se alimentar melhor, compra logo um estoque delas. Mas é preciso ter cuidado na hora de escolher que tipo de barra de cereal você vai consumir. O ideal é olhar os ingredientes. Segundo a regra, a primeira substância dos ingredientes é que mais está presente na barrinha (aliás, isso vale pra todos os alimentos industrializados). Se o primeiro ingrediente for fibras, é um bom começo. Depois disso, veja nas informações nutricionais. Se a quantidade de gordura e sódio for baixa, ponto pra barrinha! Se não, procure outra marca, certo?

 

Chás em lata

 

Os chás enlatados possui praticamente a mesma quantidade de açúcar que os refrigerantes. Como são ricos em substancias antioxidantes, ainda é melhor tomar um chá enlatado do que um refrigerante. Mas nada de tomar todos os dias, pois além do excesso de açúcar, chás gelados também possuem alto teor de cafeína, que podem causar ansiedade, insônia e acelerar os batimentos cardíacos.

 

Alimentos prontos

 

Hoje em dia é comum ver produtos semi prontos nas prateleiras do supermercado. A lista é extensa: desde enlatados até saladas lavadas e picadas. É só temperar e comer. Tenha cuidado! Esteja atento as informações nutricionais da embalagem, pode ser que tenha estabilizantes, conservantes, etc, e tudo isso pode fazer mal quando consumido com muita frequência.

 

Frutas em Calda

 

Depois do almoço, muita gente precisa de um docinho de sobremesa. Aí, para ser saudável, escolhe comer pêssego em calda, ou outra fruta em conserva. A começar pela calda – que é puro açúcar, a opção pode ser melhor do que uma barra de chocolate, mas ao processar a fruta, perde-se nutrientes e vitaminas. Melhor mesmo é comer uma fruta – mesmo não sendo tão doce. rs

 

Suco de caixinha

 

Outra opção de quem quer se livrar dos refrigerantes é correr pros sucos. Mas suco de caixinha também não é a melhor solução. Eles também possuem altos níveis de açúcar e sódio, e mesmo as versões light são cheias de conservantes. Para piorar, no processamento do suco, muitas vitaminas naturais da fruta são perdidas e adicionadas novamente pelo fabricante.

 

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Sopas industrializadas

 

Sopas são opções práticas e pouco calóricas para quem está de dieta. Porém, as versões industriais são perigosas, pelo altíssimo teor de sodio e muitos conservantes e condimentos. O problema real é tornar o consumo delas, um hábito.

 

Cereal matinal

 

É o mesmo problema das barrinhas. Há uma diversidade grande de marcas e produtos, e algumas delas são cheias de açúcar e pouco nutritivas. Investigue as marcas com menos calorias, sódio e gorduras totais e valorize os que tem maior fonte de fibras.

 

Produtos lights e diets

 

Produtos diets são recomendados para quem tem diabetes, mas muitas vezes podem ter mais calorias e gorduras, uma opção encontrada para manter o sabor do produto tradicional.

 

Castanha do pará

 

A castanha do pará é rica em selênio, diminui o colesterol ruim e aumenta o bom. Por isso, ela é considerada um produto saudável. O problema é que uma castanha contém 27 calorias, e o ideal de consumo são 2 a 3 unidades no dia. Mais que isso, ela pode ter o efeito contrário.

 

Peito de Peru

 

Uma opção magra e saudável para quem quer fazer uma refeição menos calórica. Mas, como todos produto processado, é preciso ter cuidado com o sódio. Fique atento à informação nutricional e escolha a melhor opção.

 

Adoçantes

 

Neste caso, o excesso é que pode fazer mal. Ainda não se sabe, ao certo, se o adoçante é um vilão ou mocinho na história, mas é melhor mesclar. Escolha adoçar com açúcar mascavo quando possível e diminua a quantidade do açúcar refinado, em vez de carregar o café de adoçante.

 

Açaí

 

Dependendo de onde você consumir, o açaí pode não ser nenhum pouco saudável. Coberturas recheadas de açúcar e gordura dão um sabor especial, mas acaba com qualquer chance de fazer uma refeição saudável. Prefira a versão natural, misturada ou batida com banana – e sem colocar açúcar.

 

Dica extra: Sempre que quiser saber mais sobre ser mais saudável e se alimentar melhor, a melhor dica ainda é procurar uma nutricionista!

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