Blog Mara

Não sabe o que fazer com a varanda pequena? Confira 6 soluções

Nos últimos anos, cresceu o número de apartamentos com metragens reduzidas. Ao mesmo tempo, o perfil das pessoas foi mudando e surgiu a necessidade de ter uma área externa mesmo nos grandes centros urbanos. 

A saída foi criar uma varanda pequena para atender a essa demanda, que aumenta a cada dia. Para te ajudar a pensar em ideias para aproveitar ao máximo esse espaço, nós separamos algumas soluções que vão te inspirar a colocar a mão na massa!

Dica Mara: muitas vezes, as varandas menores são abertas e não possuem um vidro de proteção. Se esse for o seu caso, invista em móveis e tecidos que sejam impermeáveis e estejam preparados para receber água e vento. Assim, você impede que os objetos voem em caso de temporais.

Tenha um cantinho para relaxar

Chegar em casa, ter um cantinho para ler, ficar no celular ou simplesmente relaxar! Mesmo com a varanda pequena, é possível, sim, criar um ambiente pronto para te receber nos dias mais cansativos!

Se o espaço comportar, você pode instalar uma rede e espalhar algumas almofadas ao redor. Uma banqueta e um pufe-baú também podem garantir um assento extra e, ainda, permitir que você guarde objetos, como uma mantinha para proteger do vento gelado e revistas, que vão estar sempre à mão.

Já pensou em ter uma horta?

Nos últimos anos, as hortas invadiram os apartamentos e estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Aproveite o espaço vertical da varanda pequena para fazer a sua e ter temperos bem fresquinhos disponíveis a qualquer hora!

Antes, é importante você pesquisar sobre cada espécie e saber quais são as necessidades de manutenção. Fique atento, inclusive, com a quantidade de sol que bate ali, já que cada planta tem a sua necessidade específica.

Se você não tem muito tempo para cuidar da horta, pode investir em um jardim vertical com espécies que demandam pouca manutenção, como, por exemplo, os cactos e as suculentas.

Organize seu ambiente de trabalho

Isso mesmo! Já pensou poder trabalhar ao ar livre e, ao mesmo tempo, estar dentro de casa? Parece impossível, mas não é. Uma pequena mesa — pode até ser dobrável, daquelas que ficam presas na parede por uma dobradiça e pode ser abaixada quando não estiver sendo usada —, uma cadeira e pronto!

Um armário aéreo também não vai ocupar o espaço de circulação e ainda permite que você guarde os objetos sem deixar nada aparente.

Dica Mara: se você vai trabalhar, é importante escolher uma cadeira que seja realmente confortável, com braços para apoio, e que você consiga manter os pés encostados no chão. Assim, você evita dores no corpo após finalizar o trabalho.

Espaço gourmet

Esse é o mais famoso papel das varandas nos últimos anos, mas, se a sua for pequena, como solucionar? Aqui, você pode usar a mesma ideia do home office, com a mesa funcional e bancos empilháveis, que ocupam pouco espaço.

Um pequeno armário em uma das paredes pode ajudar a acomodar copos, pratos e talheres. E se você quiser, ainda é possível investir em uma pequena churrasqueira, já que hoje existem modelos elétricos e a carvão em tamanhos bem variados.

Organize seus ambientes

Sabe aquele famoso quartinho da bagunça? Com imóveis cada vez menores, é possível que você nem tenha um. Mas a ideia aqui é usar a varanda como uma extensão da casa com a função de organização. Você pode usar ganchos para pendurar bicicletas e guarda-chuvas, por exemplo.

Outra solução é usar um armário multiuso, que não precisa estar preso à superfície, e estantes com cestos organizadores para deixar cada coisa em seu lugar sem precisar furar a parede. Essa é uma solução bem bacana, principalmente se você mora de aluguel e não quer ter trabalho algum na hora de devolver o imóvel. 

E a lavanderia?

Muitos condomínios optam por ter uma lavanderia na área comum do prédio, para otimizar espaço, mas você também pode transformar esse ambiente na sua própria lavanderia, instalando uma lava e seca, e um armário para guardar todos os objetos de limpeza. Só fique atento para não deixar o ambiente bagunçado!

Deu para ver que é possível ter uma varanda pequena e ainda garantir que esse espaço seja completamente utilizado, não é mesmo? Aproveite alguns produtos aqui, da Marabraz, para montar a sua área externa do jeito que você quiser!

Uma resposta para “Não sabe o que fazer com a varanda pequena? Confira 6 soluções”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Marabraz

A Marabraz é uma rede de lojas de varejo especialista em móveis e decoração, que atua no Estado de São Paulo desde a década de 80, sempre com as melhores marcas do mercado mobiliário brasileiro.

Em 2015 inaugurou sua loja na internet para atender todo o Brasil, com qualidade e preços especiais, além de um time de especialistas para proporcionar confiança na hora de mobiliar a casa.

Marabraz – Preço Menor, Ninguém Faz!

Conecte-se com a gente!

Assine nossa Newsletter