Please assign a menu to the primary menu location under menu

Estilo de Vida

7 brincadeiras em casa para fazer com as crianças

brincadeiras-em-casa

Quem tem filhos ou irmãos pequenos sabe que passar um dia todo com as crianças, seja nos finais de semana ou nas férias, pode ser sinônimo de diversão, alegria e muitas risadas. Entretanto, quando não é possível realizar passeios, é importante fazer brincadeiras em casa para manter o tédio bem longe! 

E a boa notícia é que não faltam opções de brincadeiras em casa para fazer com as crianças. Com um pouco de pesquisa e criatividade, é possível garantir a diversão em família. Para te ajudar nessa missão, a equipe do Blog Mara selecionou e explicou 7 opções de atividades infantis. Confira!  

1. Caça ao tesouro sensorial 

A caça ao tesouro é uma das opções de brincadeiras em casa capaz de estimular a habilidade sensorial dos pequenos. Em primeiro lugar, é importante escolher objetos com texturas diferenciadas, variando entre o liso, o áspero, o macio e o rígido. 

Depois, explique para o seu pequeno quais são as principais características das texturas e peça que ele procure os objetos pela casa. Caso o seu filho seja mais crescidinho e tenha mais de seis anos, vale usar um cronômetro e estipular um tempo máximo para que ele encontre os itens, assim, é possível tornar a atividade ainda mais interessante. 

2. Stop

Também conhecido como adedanha ou adedonha, o stop é uma das atividades para fazer com as crianças em casa clássica e atemporal. E, para deixar tudo mais divertido, o ideal é reunir pelo menos três pessoas. Ou seja, reunir a família toda pode ser uma boa ideia. 

Caso seu pequeno ainda esteja passando pela alfabetização, vale fazer dupla com ele e competir com outro adulto. Assim, além de garantir a diversão, é possível ajudá-lo a escrever algumas palavras novas! 

3. Strike

Para quem gosta de boliche, o strike pode ser uma excelente opção de brincadeiras infantis. Nesse caso, é importante contar com garrafas de plástico — seis a dez unidades já pode ser o suficiente. 

Além disso, também é preciso ter uma bola pequena — de tênis ou dos bichinhos de estimação — e improvisar um cantinho para fazer a pista. Feito isso, é só chamar as crianças e se divertir.

4. Telefone sem fio

O telefone sem fio é mais uma das clássicas brincadeiras para fazer em casa com as crianças. Para colocá-la em prática, é preciso contar com duas latas vazias e sem tampa — como aquelas de achocolatados em pó. Depois de limpá-las, basta fazer um furo no fundo de cada uma e conectá-las com um barbante ou qualquer linha grossa.

5. Noite do pijama

brincadeiras em casa marabraz - 7 brincadeiras em casa para fazer com as crianças

A noite do pijama não se trata, exatamente, de uma brincadeira, mas é uma forma de passar um tempo com os pequenos gerando entretenimento. Para deixar tudo mais divertido, vale reunir a família toda e montar uma cabana na sala da casa. 

Depois, basta escolher um filme infantil para assistirem juntos, colocar o milho de pipoca para estourar e chamar os pequenos! Para finalizar a noite, vale fazer a leitura de um livro para as crianças.

6. Cantinho da leitura

Como o próprio nome já pressupõe, o cantinho da leitura é um local onde os pequenos poderão focar nos livros e gibis, atividade importante para estimular a imaginação.

brincadeiras em casa mara - 7 brincadeiras em casa para fazer com as crianças

Por ser uma tarefa que exige concentração, é importante que o cantinho da leitura seja montado em um local silencioso e tranquilo, podendo ser no quarto das crianças, por exemplo. Para criá-lo, basta espalhar algumas almofadas para garantir conforto e se certificar de que a iluminação é boa. 

Para que os livros estejam sempre à disposição das crianças, é importante mantê-los em uma altura que elas alcancem. Sendo assim, vale instalar prateleiras ou nichos a poucos centímetros de chão, seguindo uma característica do quarto montessoriano.

7. Jogos de tabuleiro infantil

Por fim, os jogos infantis de tabuleiro são opções de brincadeiras em casa que podem estimular o raciocínio lógico das crianças. Há opções que trabalham as habilidades matemáticas e gramaticais e outras que auxiliam até mesmo na aprendizagem de idiomas.

Colocando as dicas em prática

E aí, gostou das ideias? Dependendo da idade do seu pequeno, é válido fazer as sugestões das brincadeiras e deixá-lo escolher aquelas opções que ele mesmo julga mais interessante. Além disso, é importante sempre estimular a variação das atividades para não cair na rotina e manter o tédio bem longe! 

Leave a Comment