Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoraçãoexport

Apartamento moderno: elementos-chave para uma decoração contemporânea

apartamento-moderno-marabraz

Um projeto de decoração de sucesso é aquele que evidencia a personalidade do morador e traz funcionalidade para um dia a dia mais prático. Se você é antenado, estando sempre por dentro das últimas novidades do mundo do design e da arquitetura, então vale buscar referências e inspirações em um apartamento moderno.

A decoração moderna é aquela que dispensa excessos, focando naquilo que oferece funcionalidade e harmonia ao ambiente. Por isso, entre as principais características, está o uso de móveis multifuncionais, espelhos, boa iluminação, cores neutras e linhas retas.

Não à toa, o estilo moderno possui diversas semelhanças com o minimalismo, uma vez que se baseia na célebre frase “menos é mais”, do arquiteto alemão Mies van der Rohe.

A grande diferença entre um apartamento moderno e outro minimalista é que, no primeiro, é comum encontrar diversos aparatos residenciais tecnológicos, como fechaduras eletrônicas e máquinas de bebidas, por exemplo. Ou seja, o movimento modernista apropria-se de lançamentos atuais para tornar o lar mais funcional.

Vamos à prática? Para você saber como criar uma decoração de apartamento moderno, nós, da equipe do Blog Mara, preparamos um conteúdo considerando os principais cômodos: sala de estar e jantar, além de cozinha e quarto. Confira!

Sala de estar

Como mencionado acima, o uso de cores neutras é uma das características desse estilo de décor. Por isso, em uma sala decorada moderna, o branco e o cinza aparecem em peso.

Enquanto o branco pode ser usado nas paredes, o cinza aparece nos principais móveis da sala de estar, como sofá e rack. Caso queira garantir dinamismo e pontos coloridos, vale apostar em uma mesa de centro amarela, por exemplo, afinal, a combinação do cinza com o amarelo é uma das tendências para este ano.

O uso de linhas retas também é comum em um apartamento moderno. No momento de adquirir móveis, evite aqueles que têm acabamento curvado. Além disso, essa tendência pode aparecer em capas de almofadas, tapetes e quadros.

Uma vez que a iluminação também é um dos pontos principais de um apartamento moderno, é comum que a sala de estar conte com luminárias e outros pontos indiretos de luz. Dessa maneira, o espaço torna-se mais funcional e aconchegante.

Sala de jantar

Vamos começar pelo móvel principal de uma sala de jantar: a mesa. Na hora de comprá-la, prefira aquelas que tenham acabamento reto e cores neutras, como branco, cinza ou até tons de madeira, já que os elementos naturais também aparecem fortemente em um apartamento decorado moderno.

Para os mais criativos, vale brincar com as cores no momento de comprar as cadeiras. No caso de uma mesa branca, que tal apostar em duas cadeiras cinzas e duas pretas?

Com relação à iluminação, os pendentes são uma excelente pedida. Caso o apartamento seja pequeno, vale instalar um grande espelho em uma das paredes para garantir sensação de amplitude.

Cozinha

Apostar em uma cozinha preta e branca é uma excelente pedida para um apartamento moderno. Se ela for pequena, o melhor é que a cor predominante seja o branco, enquanto o preto aparece pontualmente.

Com relação aos eletrodomésticos, indica-se priorizar aqueles que têm acabamento em inox. Para concluir com chave de ouro, instale luz de led entre os armários, criando uma iluminação indireta.

Quarto

Finalizamos com o cômodo mais íntimo da casa. Aqui, as dicas são semelhantes àquelas utilizadas na sala de estar. As paredes podem ser brancas, por exemplo. Caso queira criar destaques, pinte uma de cinza.

Os móveis devem ter acabamento em linha reta. Para ganhar espaço e funcionalidade, aposte em uma penteadeira multifuncional, que também servirá como escrivaninha. Quanto à iluminação, aposte em luminárias e abajures. Já as linhas retas podem aparecer nas roupas de cama, nos tapetes e nos quadros.

Quando quiser variar a decoração e trazer pontos coloridos, use uma manta da cor que você desejar sobre a cama. Por fim, adicione um espelho. Além de ser importante para dar uma conferida no visual sempre que você for sair, ele proporciona a sensação de que o espaço é mais amplo!

 

Leave a Comment