Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Apartamento pequeno: como decorá-lo de maneira funcional

apartamento-pequeno

Organizar e decorar apartamento pequeno pode parecer um desafio, mas a boa notícia é que com algumas dicas essa tarefa se torna mais fácil do que você imagina. Pensando nisso, selecionamos as melhores recomendações de acordo com os principais cômodos: cozinha, quarto e sala. Confira e deixe seu lar mais funcional e cheio de personalidade.

Cozinha

Você sabia que o espelho garante a sensação de amplitude ao ambiente onde ele é instalado? Ele não é bem o foco deste tópico, mas sim o aço, que age de maneira semelhante ao espelho. Sendo assim, se você tem um apartamento pequeno, vale priorizar os eletrodomésticos na cor de aço, como a geladeira, o fogão e o microondas, por exemplo. 

Dessa maneira, é possível conferir uma moderna decoração de apartamento pequeno, além de garantir a sensação de que a sua cozinha é mais ampla. Mas não para por aí! Temos algumas outras dicas que tornam esse cômodo mais funcional. 

De olho na decoração

apartamento pequeno marabraz - Apartamento pequeno: como decorá-lo de maneira funcional

Para aproveitar melhor os espaços, vale utilizar alguns itens de cozinha como objetos decorativos, como taças de vinho e champanhe, e canecas, por exemplo. Para deixá-las visíveis, você pode colocá-las em prateleiras flutuantes ou em um armário com porta transparente.

Quarto

No caso dos quartos, é importante investir na cama box com baú, seja ela de solteiro ou de casal. Assim, é possível utilizar o compartimento para guardar lençóis, fronhas e cobertores — fator que te ajuda a aproveitar ainda mais o espaço do seu guarda-roupas. 

Falando em guarda-roupas… Se o quarto é pequeno, o melhor é investir em um armário com ao menos uma porta com espelho. Além de tornar o ambiente mais amplo, você pode aproveitar as paredes de outras maneiras, já que não será preciso separar um cantinho do quarto só para instalar um espelho. 

Dessa maneira, com as outras paredes vazias, vale instalar prateleiras flutuantes ou nichos. Trata-se de uma maneira de ganhar espaço e é mais uma das ideias para apartamento pequeno.

apartamento pequeno moveis - Apartamento pequeno: como decorá-lo de maneira funcional

Aproveite a porta do cômodo

Outro espaço que pode ser considerado é a porta do quarto. Nela, você pode fixar ganchos e usá-los para pendurar itens como echarpe e cachecol ou, ainda, as bolsas e mochilas que são usadas mais frequentemente no dia a dia.

Sala

Se você tem um apartamento pequeno, o sofá de dois lugares pode ser uma excelente opção para a sua sala. Apesar de parecer pouco funcional, é possível encontrar facilmente os modelos que viram cama. Logo, você pode abri-lo e relaxar vendo o seu programa favorito. 

Além disso, se você costuma receber parentes ou amigos que passam mais de um dia na sua casa, esse tipo de sofá é mais uma opção para acomodá-los caso não tenha quarto de hóspedes.

As cortinas são fundamentais

Dependendo do tamanho e da cor da cortina, ela garante a impressão de que a sua sala é mais ampla. Para chegar nesse efeito, o melhor é optar por uma cor que seja semelhante à parede, garantindo uma espécie de linha contínua. 

Com relação ao tamanho, vale recorrer ao estilo “janela falsa”, que também ajuda a expandir o ambiente. Nesse caso, é preciso escolher um suporte de cortina que tenha uma largura menor que a moldura — fator que faz com que a sua janela pareça maior.

Opte por objetos metálicos

Lembra-se da dica dos objetos em aço na cozinha? Na sala, esse truque continua valendo, já que os itens metálicos garantem o efeito do espelhado. Sendo assim, para decorar apartamento pequeno, considere os vasos em aço inox ou cobre, por exemplo.

Atente-se à escala dos móveis

Quando o assunto é apartamento pequeno, recomenda-se dar preferência ao painel e dispensar o rack. Mesmo assim, é importante tirar as medidas da parede e comparar com as do móvel que deseja comprar. 

No nosso site você confere informações como altura e largura desse tipo de móvel. Assim, fica ainda mais fácil fazer uma compra assertiva pela internet e evitar surpresas desagradáveis ao recebê-lo. 

Além disso, o volume dos itens também faz total diferença. Portanto, tenha em mente que grandes poltronas podem não ser a melhor opção para o seu lar. Para garantir uma boa quantidade de assentos na sala e otimizar o espaço, vale priorizar os puffs, por exemplo, que dão um up na decoração de apartamento pequeno e simples.

tudo que voce precisa para a sua sala de estar - Apartamento pequeno: como decorá-lo de maneira funcional

Para aplicar em todos os cômodos

As duas dicas finais podem ser aplicadas em todos esses cômodos. A primeira delas é o uso de espelhos. Como já foi dito aqui, eles expandem o ambiente porque refletem a luz, causando a ilusão de que o cômodo é mais amplo. 

Já a segunda dica diz respeito às cores, tanto das paredes como dos móveis. Em uma decoração de apartamento pequeno, o melhor é investir nos tons claros que garantem um ambiente com característica clean

Nesse caso, vale se inspirar no estilo de decoração escandinavo, que explora muito as cores claras. Por fim, tenha sempre em mente que menos é mais. Ou seja, nada de colocar muitos objetos decorativos em um mesmo local para não torná-lo visualmente poluído.

Leave a Comment