Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Aprenda a fazer uma decoração de cozinha rústica de um jeito prático e transforme o ambiente

cozinha-rustica-marabraz

A cozinha rústica é a solução que algumas pessoas têm adotado para relembrar o sossego e a nostalgia encontrados em sítios e chácaras. O coração da casa, como o cômodo também é conhecido, tem muito a ganhar quando esse estilo é colocado em prática.

Então, que tal saber como transformar o ambiente em um lugar que te faça sentir confortável e acolhido? A equipe do Blog Mara preparou dicas para você renovar o visual da sua cozinha e adicionar um toque de charme no espaço. Veja o quanto é fácil colocar essa ideia em prática com a ajuda de quem entende do assunto.

Confira quais itens são essenciais em uma cozinha rústica

Antes de sair trocando os objetos de lugar, é importante conhecer as características mais importantes de uma cozinha rústica. Quem mora em uma casa ou apartamento pequeno, por exemplo, costuma ter mais trabalho na hora de escolher os artigos de decoração que caibam no espaço e, ao mesmo tempo, sejam funcionais e bonitos.

Separamos esses objetos em tópicos para facilitar o entendimento da importância de cada um. Com os pontos a seguir, fica mais simples se planejar e montar um modelo de cozinha rústica, que, além de se encaixar na sua preferência e necessidade, tenha o charme que você tanto deseja. Saiba mais:

Madeira e ferro

Quando se pensa no conceito de decoração de cozinha rústica, dois dos materiais mais lembrados são a madeira e o ferro. Do chão ao teto, as matérias-primas se destacam por serem protagonistas na décor das casas de interior.

O acabamento simples dos móveis de cozinha é o principal ponto desse estilo. A aparência envelhecida, aliás, é o maior atrativo dos ambientes rústicos, pois reforça a proximidade do campo, mesmo nos grandes centros.

Itens que lembram ambientes antigos

Detalhes simples acabam chamando atenção em espaços muito harmonizados, como é o caso da cozinha rústica. Se sua intenção é garantir ótimos resultados usando itens sutis, pense nos objetos decorativos que remetam à natureza.

Você pode usar vasos ornamentais, plantas, quadros, esculturas e até mesmo panelas antigas para complementar o modelo de cozinha rústica que pretende montar. Na medida certa, o cômodo fica ainda mais parecido com o que é tradicional em chácaras e sítios.

Cores pastéis e neutras

cozinha rustica - Aprenda a fazer uma decoração de cozinha rústica de um jeito prático e transforme o ambiente

Outro detalhe ao qual você deve ficar atento ao montar sua cozinha rústica é em relação à sensação de intimidade e aconchego que o espaço deve oferecer. Nessa parte, a pintura tem papel importantíssimo e deve ser pensada em como funcionará com o todo.

Caso queira montar uma cozinha rústica moderna, considere usar o branco e as cores terrosas — bege e marrom — nas paredes, além dos tradicionais tijolinhos. Lugares mais clássicos aproveitam bem esses tons e o revestimento amadeirado, que dá um charme extra na decoração.

Móveis escuros

As atenções de qualquer projeto envolvendo o cômodo costumam se direcionar a armários, prateleiras e afins. Nesse caso, não é diferente, por isso, os móveis rústicos para cozinha acabam sendo protagonistas da decoração como um todo.

Para ganhar o devido destaque em meio à harmonia que comentamos anteriormente, prefira usar o mobiliário com tons mais chamativos. Inclusive, você pode apostar nos que tenham a aparência da madeira natural ou aproveitar outros tons que contrastem com o que está ao redor, dando um toque de modernidade.

Boa iluminação natural

Outro pilar que faz a cozinha rústica ser ainda mais especial é a questão da iluminação. A sensação de maior espaço no cômodo fica em evidência quando a claridade marca presença.

Se possível, invista em janelas grandes, que permitam a entrada da luz solar o máximo possível. Assim, o investimento na parte elétrica é pensado de maneira complementar ao que o ambiente já possui, como é o caso de pendentes e spots.

Tenha atenção ao montar a cozinha rústica em espaço menor

Como comentamos antes, a decoração de uma cozinha rústica busca tornar útil cada centímetro do ambiente. Em casas e apartamentos menores, ter a beleza e a praticidade juntos é mais fácil do que parece.

Veja o que ter em mente antes de montar uma cozinha rústica pequena a fim de conseguir o melhor projeto possível para sua casa. Aliás, além das ideias comentadas acima, a atenção que você precisa ter a alguns detalhes faz muita diferença.

  • Ergonomia e funcionalidade: fogão, pia, armário… Pensar onde cada item ficará é fundamental para você ter tudo que precisa em um posicionamento prático e confortável;
  • Planejamento: como dissemos, saber exatamente o que e onde colocar os itens da cozinha é importante. Além da comodidade que destacamos acima, a boa ocupação de espaço deixa área livre para a circulação e a abertura e fechamento de portas e gavetas,
  • Criatividade: se o cômodo é pequeno e você já definiu o que vai usar nele, que tal usar a criatividade e fazer uma cozinha rústica simples? É possível, por exemplo, integrar o espaço usando uma bancada ao invés da parede como divisória. Fazer mais com menos é muito comum nessas situações.

Aproveite as dicas e ofertas da Marabraz e transforme seu lar!

Gostou das dicas para se inspirar na renovação do coração da sua casa? Aproveite a variedade de móveis, utensílios e artigos para cozinha da Marabraz, traga sua ideia para cá e conte com as ofertas especiais do nosso catálogo. Aqui, você compra com quem entende do assunto e oferece o que há de melhor para seu lar!

Leave a Comment