Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Área de lazer: 5 dicas para construir uma em casa!

area-de-lazer

Ter uma área de lazer em casa é ideal para relaxar e passar o tempo com amigos ou a família. O espaço pode conter elementos como uma churrasqueira, mesa de jantar, piscina com espreguiçadeiras, entre outros.

De qualquer forma, para criar esse espaço, é preciso ter um planejamento que inclua os móveis que você deseja. Sendo assim, se você quer saber como fazer uma área de lazer, veja nossas dicas a seguir e saiba mais!

1. Saiba onde será a área de lazer

Se você deseja ter uma casa com área de lazer, o primeiro passo é saber qual o local ideal para esse espaço. Uma boa alternativa é fazer no quintal, para que seja possível adicionar uma churrasqueira e talvez até uma piscina. Mesmo que seja uma área pequena, já é suficiente para construir um espaço agradável.

No caso de um espaço pequeno, em vez de colocar uma piscina, você pode optar por um ofurô, por exemplo. Porém, é essencial primeiro desenvolver um projeto, tirando todas as medidas que a área de lazer terá antes de comprar qualquer móvel. Planejar onde cada elemento ficará posicionado é essencial para que o ambiente fique confortável.

2. Consulte os profissionais certos

Mesmo que você decida fazer parte do trabalho com as próprias mãos, é muito importante que os profissionais certos avaliem o projeto. Fatores como a parte elétrica e o encanamento, por exemplo, precisam ser planejados por esses especialistas para que tudo funcione perfeitamente.

area de lazer marabraz - Área de lazer: 5 dicas para construir uma em casa!

Mesmo em uma área de lazer pequena, é melhor investir nesse tipo de mão de obra agora para ter uma área de lazer funcionando do que no futuro acabar gastando mais para consertar problemas técnicos. Também pode ser o caso de consultar um arquiteto para desenvolver um bom projeto.

3. Pense na funcionalidade

Na hora de escolher os elementos que farão parte da sua área de lazer simples, não deixe de lado a funcionalidade que esse espaço precisa ter. Churrasqueiras de alvenaria, por exemplo, são feitas com um material que dá um charme para o ambiente e são resistentes e seguras.

Para manter a praticidade, também será necessário adicionar uma pia perto da churrasqueira, assim, você terá um local ideal para o preparo das refeições. Os armários também são importantes para guardar utensílios de cozinha, pratos, copos e outros itens do tipo.

4. Considere a manutenção

Para aproveitar ao máximo sua área de lazer, será preciso que tudo esteja funcionando e sempre limpo. Por isso, um fator importante para levar em conta no planejamento é a manutenção que será necessária. Por exemplo, se você deseja ter uma piscina, ela precisará ser limpa regularmente, além de fazer também o tratamento da água.

Outro detalhe é colocar um piso antiderrapante perto da piscina ou do ofurô, para evitar acidentes. Como será um local onde as pessoas vão andar com os pés molhados, é mais fácil de sujar. Nesse caso, prefira uma cor um pouco mais escura de piso, para que ele dure mais tempo.

5. Decore com os móveis certos

Se você está se perguntando “como decorar minha área de lazer?”, saiba que também é importante escolher móveis adequados, principalmente se você tiver uma piscina ou se o espaço for ao ar livre. Neste caso, será preciso escolher móveis feitos com materiais de fabricação resistentes à água e ao sol.

area de lazer mar - Área de lazer: 5 dicas para construir uma em casa!

Para os estofados, por exemplo, o ideal são os tecidos impermeáveis, como o acquablock. Madeira impermeável, fibra natural ou sintética também são materiais indicados para mesas e cadeiras, e podem ser utilizados na sua área de lazer. Evite o ferro ou a madeira natural, que são materiais que podem estragar com o tempo.

Leia também: modelos de edícula

Agora que você já sabe o que é área de lazer e como construir a sua, é possível ter algumas ideias para tornar esse espaço aconchegante e agradável para aproveitar com sua família e amigos.

Veja também nosso outro artigo sobre modelos de edícula e veja como esse espaço pode ser útil e agradável na sua casa. Confira algumas dicas sobre como construir a sua de forma simples!

 

Leave a Comment