Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Área gourmet pequena: entenda como otimizar os espaços

area-gourmet-pequena

Para receber pessoas especiais e criar momentos inesquecíveis, a área gourmet pequena é ideal. Além disso, é uma alternativa para quem não tem muito espaço sobrando para montar um ambiente assim. Otimizando os objetos e a decoração, esse lugar ficará muito mais agradável e confortável.

Por isso, o Blog Mara reuniu algumas dicas para otimizar o ambiente de uma área gourmet. Aqui, listamos o que não pode faltar para deixar seu uso muito mais prático. Confira o que você precisa saber para criar esse ambiente na sua casa lendo este conteúdo especial.

Defina o que é essencial

O primeiro passo para criar uma área gourmet pequena para a sua casa é fazer um projeto com tudo que é essencial. Nesse momento, pense em três pontos: o tamanho disponível, o conforto das pessoas que vai receber e os eletrodomésticos, móveis, utensílios e outros itens necessários no ambiente.

Determinados esses pontos, você conseguirá ter uma ideia mais clara de como será seu espaço gourmet. É importante lembrar que o ambiente precisa ter mobilidade facilitada, já que você vai preparar e servir refeições nesse cômodo.

Normalmente, a área gourmet conta com uma churrasqueira, mas é possível variar e montar um canto para as receitas que mais gosta de fazer. Que tal colocar um forno para pizza, por exemplo? Complete o ambiente com itens como uma fritadeira elétrica, que facilita o preparo de acompanhamentos.

Para uma área gourmet mais completa, acomode uma pia. Ela é muito importante durante os preparos e ajuda a evitar movimentação em outros ambientes da casa. Além disso, instale armários e prateleiras para guardar pratos, copos e outros utensílios para fazer e servir as receitas.

Dicas para montar o espaço gourmet

Depois de fazer o projeto da sua área gourmet pequena, está na hora de começar a montá-la. Separamos aqui algumas dicas para otimizar o local disponível e deixá-lo muito aconchegante. 

Utilize eletrodomésticos embutidos

Os eletrodomésticos embutidos são uma ótima alternativa para otimizar uma área gourmet planejada. Isso porque esses objetos têm as medidas exatas para se encaixar aos móveis sem ocupar muito espaço. 

Esses eletrodomésticos também são excelentes para quem quer apostar num ambiente com decoração mais clean. Como são embutidos nos móveis ou paredes, o local parece maior e fica mais organizado.

Opte por cores claras

Para decoração de área gourmet, utilize tonalidades mais claras. Essas cores conseguem dar uma profundidade maior ao ambiente, deixando o cômodo com a aparência mais ampla e, por consequência, mais aconchegante para uso. Adicione detalhes em tons fortes para completar o lugar.

Quadros e azulejos são excelentes alternativas para dar aquele detalhe colorido e forte ao ambiente. Além disso, os móveis também podem criar um contraste com a cor do local. O importante é que as tonalidades claras estejam presentes na decoração do cômodo.

Aposte em bancadas

As bancadas são excelentes para quem tem pouco espaço. Além disso, são uma ótima maneira de integrar os ambientes e ainda deixar todos os seus convidados mais próximos a você enquanto faz seus pratos.

Ilumine o ambiente

Outro ponto importante na hora de montar o local é a iluminação. Além de ajudar nos preparos, ela tem o poder de deixar o ambiente muito mais aconchegante para os seus convidados. 

Normalmente, a área gourmet pequena é feita na parte externa, em varandas ou quintais. Por isso, a dica é utilizar a luz natural ao máximo. Uma alternativa legal para momentos noturnos é optar por luminárias suspensas nos lugares mais utilizados. 

Aproveite todos os espaços

Uma dica muito importante para aprender a montar e como decorar uma área gourmet é aproveitar bem o lugar. Com a ideia de movimento livre sempre em mente, tente não deixar lacunas, completando o ambiente. Se observar que há um pequeno vão para colocar algo a mais, invista num fogão ou cooktop, por exemplo.

Outra alternativa legal é colocar uma adega ou frigobar nessa lacuna. Ali, você poderá guardar bebidas ou ingredientes para os preparos e deixar todo o uso desse ambiente muito mais funcional.

Monte a área gourmet ideal para você!

Gostou das nossas dicas para uma área gourmet pequena? Se sim, comece  a montar a sua! Aproveite para dar uma olhada nas nossas dicas para ter uma cozinha simples e prática. Assim, todos os ambientes da sua casa vão ficar organizados para o dia a dia.

Leave a Comment