Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Banheiro minimalista: saiba como montar o seu

banheiro-minimalista

 

Uma decoração que utiliza somente o essencial é cada vez mais tendência nos projetos de design. Esse é o caso do banheiro minimalista, um estilo que dá a sensação de ambiente limpo e organizado. Essas características são ideais para esse cômodo, que costuma ser o menor da casa, portanto, conta com menos espaço para móveis.

O foco desse estilo é selecionar elementos essenciais e funcionais. Por isso, é preciso escolher as peças com cuidado, sempre pensando nas suas necessidades diárias. Veja nosso artigo a seguir e entenda mais sobre decoração de banheiro minimalista!

Principais vantagens de um banheiro minimalista

Com a valorização de um visual mais amplo e clean, a decoração minimalista ganha cada vez mais espaço nos projetos de design de interiores. O estilo é moderno e tem a premissa de que menos é mais. Veja as vantagens que essa estética oferece.

  • Amplitude: um dos principais benefícios do banheiro minimalista é a sensação de que o espaço é amplo, mesmo em um ambiente com poucos metros quadrados;
  • Funcionalidade: outra vantagem de escolher esse estilo é que os móveis serão totalmente funcionais, dando mais praticidade para o dia a dia. Por isso, mesmo em um banheiro minimalista pequeno, é possível otimizar o espaço da melhor forma possível;
  • Manutenção: o banheiro é um cômodo que precisa ser limpo constantemente para manter a higiene. Então, a decoração minimalista facilita a manutenção desse espaço, já que requer poucos itens para serem limpos.

Como montar um banheiro minimalista

Após descobrir as vantagens da decoração minimalista, é fácil entender como esse estilo é elegante e muito prático. Por isso, confira como decorar banheiro pequeno com essa estética a seguir!

Defina uma paleta de cores

No estilo minimalista, as cores são muito importantes para manter a sensação de amplitude e simplicidade. Por isso, geralmente, são selecionados tons mais claros na maior parte dos elementos, como as paredes, o piso e a louça.

Porém, é possível acrescentar um toque vibrante nos detalhes, por exemplo, o gabinete da pia, o acabamento do box, as toalhas, os tapetes e demais elementos menores do banheiro minimalista.

As cores claras, como o branco, bege, tons pastéis e o cinza, por exemplo, também ajudam a deixar o cômodo mais iluminado. A madeira clara é uma boa opção para esse visual.

Pense na iluminação

Nas decorações para banheiro, também é muito importante pensar na iluminação, aproveitando a luz natural e a artificial ao máximo. Por isso, no projeto, procure implementar uma janela de tamanho médio, mesmo que ela fique em uma altura mais elevada, para garantir mais privacidade.

Já a iluminação artificial precisa garantir que o cômodo fique claro mesmo durante a noite. O local mais importante a ser iluminado é em frente ao espelho, onde você irá se arrumar, escovar os dentes e pentear o cabelo.

A luz branca é bastante utilizada nesse cômodo, pois ajuda a ver as cores mais nitidamente, o que é bom, principalmente no caso de quem usa o banheiro para se maquiar.

Planeje o layout

O planejamento do layout deve ser feito de modo que cada elemento do banheiro minimalista tenha um espaço próprio e não atrapalhe a utilização no cômodo.

Por isso, uma boa dica é evitar deixar os móveis muito próximos ou na frente um do outro. No caso de banheiros mais apertados, é preciso escolher peças planejadas para o espaço que você tem disponível.

Selecione móveis funcionais

Principalmente quando estamos falando sobre espaços menores, é preciso usar a criatividade para escolher móveis que sejam funcionais e desempenhem mais de um papel ao mesmo tempo.

Um bom exemplo disso é uma mesa lateral pet, que possui uma área embaixo para acomodar o bichinho de estimação confortavelmente. Dessa forma, você não precisa ter dois móveis ocupando espaço, apenas um multifuncional.

Invista em transparência

Outra dica sobre como decorar um banheiro e dar a sensação de que o ambiente é mais amplo é utilizar vidro em elementos como o box do chuveiro, a cuba da pia ou a bancada. A transparência evita a criação de barreiras visuais que passam a impressão de que o cômodo está muito apertado.

Além disso, o vidro permite que a luz natural entre pela janela e ilumine todo o cômodo sem ter uma barreira criando uma sombra no ambiente. Com isso, é possível criar um visual mais suave e leve. Para encontrar móveis nesse estilo, confira o catálogo de móveis para banheiro da Marabraz!

 

Leave a Comment