Sou suspeita porque moro no Nordeste, mas o calor tá de matar e as previsões é que teremos um ano quente (em muitos sentidos). Então pra refrescar o corpo e a mente, só mesmo uma bebidinha gelada e saborosa para tomar a qualquer hora do dia.
As sugestões são muitas, mas hoje vamos falar dos Smoothies, bebida bem saborosa e com opções também visualmente atraentes, que podem ser servidas não só em casa, como no café da manhã e lanches, como também em festas, piqueniques e outros encontros com amigos.
Smoothies
Foram inventados na Califórnia, lá na década de 60. A proposta do smoothie é de uma bebida energética de baixa caloria e gordura. Geralmente os smoothies são feitos com frutas congeladas misturadas a iogurtes naturais e folhas, como a de hortelã. As misturas são infinitas, vai de acordo com o gosto de cada um, então vamos lá:
Você vai precisar de um liquidificador ou processador.
Então escolha a fruta ou as frutas a serem usadas:
- Pêssego, framboesa, maçã, kiwi, manga, abacate, romã, amora, uva, morangos.
- Frutas com mais água também dão certo, como melão, laranja, melancia e abacaxi. Mas fique sabendo que elas vão deixar seu smoothie mais aguado e compense isso com um espessante (como a proteína em pó).
- Se não souber quais as melhores misturas para o seu paladar, tente morangos e banana ou framboesa e pêssego
- Você também pode facilmente colocar legumes e verduras, como nos exemplos no fim desse post =)
Agora é a vez do líquido:
- Falei sobre o iogurte natural no início do texto, mas você pode usar também o iogurte grego. Leite, leite de soja, leite de amêndoas ou de coco, água com gás, chás (só tome cuidado, pois adiciona antioxidantes e pode diminuir a doçura no final) e até sorvetes (pra quem não se importa com as calorias, rs).
Você pode adicionar também alguma proteína em pó, sem problemas.
Em seguida, escolha o verde (opcional):
- Couve e espinafre são os mais utilizados porque harmonizam bem com as frutas, como já disse antes, a hortelã também é uma aliada e deixa a bebida ainda mais refrescante.
Adicione um adoçante (opcional):
A minha opção preferida é o mel, mas você pode usar o stévia, adoçante artificial ou o açúcar mesmo.
Agora você pode colocar cubos de gelo, caso tenha usado frutas não congeladas:
Tem dias que a gente não se programa pra fazer um smootchie, então você pode adicionar de duas a três pedrinha de gela para cada “dose” da pedida.
Após bater todos os ingredientes de forma gradual (comece na velocidade baixa e depois vá aumentando), deixe o liquidificador ligado por 40 segundos, em seguida decore o seu copo e sirva-o. Se você é iniciante, procure receitas na internet pra não fazer misturas esquisitas, rs.
A minha receita foi bem simples e deliciosa, meu smoothie ficou super cremosinho, nutritivo e refrescante.
Smoothie de Morango e Banana.
Aqui algumas inspirações pra começar fazendo agora mesmo a sua bebida: