Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Biblioteca em casa: saiba como montar a sua!

biblioteca-em-casa

 

Ter uma biblioteca em casa é o sonho da maioria dos amantes de livros, mesmo que seja uma versão menor e mais aconchegante das que vemos no cinema ou na televisão. Com ela, é possível organizar todos os seus livros de forma que seja fácil encontrar o título desejado.

Se esse também é o seu sonho, que tal começar a montar a sua própria biblioteca em casa? Neste artigo, veja algumas dicas sobre como armazenar seus livros com estilo e praticidade, além de adicionar sua personalidade na decoração desse espaço. Confira ideias de biblioteca caseira!

1. Defina um cômodo

Se a sua casa é pequena e não permite que você guarde todos os seus livros em apenas um cômodo, montando uma biblioteca mais espaçosa, é possível ter um quarto biblioteca ou uma estante na sala de estar. O mais importante é que você reserve um espaço para sua estante e seus livros.

Por exemplo, uma biblioteca em apartamento pode ser feita em uma das paredes da sala, um corredor, um escritório ou um quarto. Já em uma casa pequena, até o espaço embaixo da escada serve como biblioteca.

2. Escolha uma estante

Depois de escolher o lugar ideal para sua biblioteca dentro de casa, será preciso decidir que tipo de estante você quer. Você pode escolher uma estante alta, com muitas prateleiras, uma estante de nicho ou até prateleiras fixadas na parede.

É preciso levar em conta o espaço que você tem disponível e quantos livros irá armazenar. Caso tenha uma grande quantidade de exemplares, é necessário que a sua estante seja bastante resistente para aguentar o peso das obras. Se a ideia é ter apenas uma mini biblioteca em casa, alguns nichos podem ser o suficiente.

3. Adicione outros móveis

Se você tem mais espaço ou vai utilizar um quarto inteiro para a sua biblioteca em casa, que tal adicionar outros móveis para dar mais conforto e estilo ao ambiente, como uma poltrona confortável, uma mesinha de centro ou até um pequeno sofá?

Caso seja um espaço que também será utilizado para trabalhar ou estudar, pode ser uma boa ideia acrescentar uma escrivaninha e uma cadeira. Outra possibilidade interessante é colocar uma cafeteira para aproveitar a bebida quente enquanto lê. A prioridade é tornar esse local aconchegante para que você o aproveite ao máximo.

4. Organize os livros

Para manter uma casa com biblioteca organizada, o ideal é catalogar os livros de alguma forma, seja em uma planilha ou em um aplicativo específico para isso, como o Skoob, por exemplo. Dessa forma, sempre que emprestar algum volume, você saberá com quem ele está e qual é a data em que fez o empréstimo.

Além disso, na estante, você pode organizar seus livros de diversas formas, por gênero, cor, autor, ordem alfabética, entre outras. Esse tipo de organização é bastante pessoal e depende do que você acredita ser a melhor maneira para encontrar os livros, mesmo em uma biblioteca na sala de estar.

5. Decore sua estante

Por fim, para dar um toque de personalidade e enfeitar a sua biblioteca em casa, a dica é decorar a estante. Você pode fazer isso com action figures dos personagens dos livros que você mais gosta, pequenas luzinhas de natal e vasinhos de plantas, mesmo que sejam artificiais, além de esculturas e pesos para segurar os livros no lugar.

Outra ideia diferente é comprar luzes de LED e colá-las em cada prateleira para que todos os livros fiquem bem iluminados. Afinal, a iluminação precisa ser boa nesse espaço para que você possa ler de forma confortável. Veja o catálogo da Marabraz para encontrar luminárias e abajures, deixando esse espaço ainda mais convidativo!

Leave a Comment