Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Cantinho de leitura: saiba como decorar esse espaço

cantinho-de-leitura

Quem ama livros quer ter uma área reservada para ficar confortável e relaxar enquanto lê. Para isso, é possível criar um cantinho de leitura, seja na sala de estar, seja no quarto ou em qualquer outro espaço livre que você tenha em casa. Por isso, veja a seguir dicas que podem ajudar você a compor esse ambiente!

Dicas de como criar seu cantinho de leitura

Não é preciso ter uma sala inteira para fazer uma biblioteca ou um cantinho reservado para a leitura. Na verdade, basta usar a criatividade para transformar um espaço vazio ou inutilizado em um ambiente aconchegante e agradável. Confira nossas dicas a seguir sobre como fazer um cantinho da leitura!

Escolha o espaço

Mesmo em uma casa ou um apartamento com pouco espaço, é possível encontrar um cantinho de leitura. Seja embaixo da escada, seja em uma varanda, no cantinho da sala de estar ou do quarto, todos esses espaços servem para criá-lo. Porém, o ideal é um local mais tranquilo, com menos barulho, para você ler sem distrações. 

Por isso, prefira um espaço para leitura que não tenha muita circulação de pessoas ou que seja mais afastado da atividade do seu lar. Não precisa ser um espaço muito grande, apenas ter um tamanho que acomode um assento e seus livros.

Pense na iluminação

Outro ponto muito importante para um cantinho de leitura é a iluminação, já que você precisa enxergar as páginas dos livros. Idealmente, esse espaço deve estar próximo de alguma janela para aproveitar a luz natural e economizar energia elétrica durante o dia.

Já para a luz artificial, é preciso escolher uma intensidade e uma tonalidade que deixem a leitura confortável. Por isso, uma luz mais amarelada pode evitar a vista cansada, que pode acontecer com uma iluminação muito branca ou clara demais, principalmente no caso de um cantinho da leitura no quarto.

Planeje o conforto

Além de ideias de decoração, é necessário pensar no conforto do seu cantinho de leitura, principalmente se você planeja passar bastante tempo no espaço. Para isso, você pode adquirir uma cadeira ou uma poltrona confortável que combine com o estilo de decoração escolhido. 

É possível encontrar modelos de poltrona reclinável para você ficar em uma posição mais à vontade durante a leitura. Caso prefira móveis mais simples, experimente um pallet de madeira e coloque algumas almofadas sobre ele para se sentar no seu cantinho.

Escolha uma estante

Um dos principais móveis na decoração para o cantinho da leitura é a estante. Nela, você pode organizar seus livros de forma que encontre qualquer título rapidamente, além de mantê-los mais protegidos e dar um toque de personalidade para a decoração.

É possível escolher uma estante com pés, que pode ficar encostada na parede, de frente para sua poltrona. Outra ideia, principalmente para quem tem menos espaço, é instalar prateleiras ou nichos para armazenar os livros sem ocupar tanto a área do seu cantinho.

Capriche na decoração

Após escolher sua poltrona e sua estante de livros, para deixar o cantinho da leitura criativo, você pode adicionar toques pessoais na decoração. Usar plantas, objetos de decoração, luzinhas, almofadas e objetos que lembrem as suas histórias preferidas dá um toque especial para o visual.

Você também pode acrescentar um tapete fofo, vela aromática e cortinas com tecido transparente, para deixar a luz natural entrar. O mais importante é acrescentar itens que deixem o espaço mais aconchegante e convidativo para você desfrutar seus momentos de leitura ao máximo.

Use seus livros como decoração!

Agora que já sabe como criar um cantinho de leitura na sua casa, você pode começar a montar esse espaço para ter momentos especiais. Se quiser mais dicas de decoração, confira nosso outro artigo e aprenda algumas dicas para usar seus livros para criar um visual único e estiloso em qualquer cômodo!

Leave a Comment