Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Casas minimalistas: dicas para decorar com esse estilo

casas-minimalistas

 

Uma decoração mais simples, com menos móveis e elementos visuais, está cada vez mais sendo adotada. As casas minimalistas priorizam a utilização apenas do essencial para mobiliar e decorar, evitando o excesso de informação no visual dos ambientes. Entenda mais sobre esse estilo de decoração a seguir!

O que é decoração minimalista?

O estilo de decoração de casa minimalista surgiu após a Segunda Guerra Mundial, pois as pessoas estavam buscando reconstruir suas vidas e sua prioridade era manter apenas o essencial, evitando ao máximo o desperdício. Aqui, o valor está na qualidade e no valor sentimental dos elementos.

Sendo assim, os móveis são escolhidos para atender às necessidades dos moradores, e todos possuem uma função. É possível adicionar objetos de decoração de forma equilibrada, respeitando a estética minimalista. Portanto, todos os ambientes das casas minimalistas simples são funcionais.

Algumas pessoas, inclusive, adotam o minimalismo como um estilo de vida, evitando o desperdício de comida, reciclando materiais, mantendo poucos itens de vestuário, entre outros aspectos.

Dicas de decoração de casas minimalistas

Para adotar o estilo das casas minimalistas é preciso passar por um processo de desapego e entender o real valor dos objetos e móveis. É necessário ter em mente que esse estilo de decoração visa manter apenas o essencial para que os ambientes da casa fiquem mais arejados e espaçosos. Veja algumas dicas que podem ajudar!

Comece o desapego

O primeiro passo para iniciar o projeto de casa minimalista é começar a separar itens que você não usa mais para serem doados, reciclados ou apenas descartados. Isso inclui móveis, objetos, roupas, sapatos, livros e demais elementos que não possuem uma função na sua casa.

Esse processo pode levar algum tempo, por isso, você pode fazer um cômodo de cada vez, selecionando com calma os itens em três sessões: doação, descarte e essencial. Dessa forma, é possível visualizar mais facilmente o que será mantido e o que não é mais necessário.

Selecione uma paleta de cores

Nas casas minimalistas modernas utilizam-se cores claras e/ou neutras para manter um visual simples e contemporâneo. Cores como branco, preto, cinza e tons pastel são ideais para esse estilo de decoração, já que mantêm o visual simples e elegante.

Porém, se você gosta de cores na decoração, é possível acrescentar tons mais vibrantes nos detalhes, como nas almofadas do sofá, no tapete e nos demais objetos decorativos. Assim, você dá um toque de vida para os cômodos, mas mantém a estética discreta.

Escolha os móveis

Para adotar o estilo de casa minimalista também é preciso pensar nos móveis. Se você está renovando o visual, pode escolher móveis que sejam funcionais e facilitem o seu dia a dia. Também é interessante investir em peças que tenham mais de uma função, como o sofá-cama, por exemplo.

Outra dica é investir em armários para a cozinha e para a sala de estar. Assim, você pode organizar melhor o espaço e deixar objetos fora de vista para manter um visual clean. Uma sala minimalista, por exemplo, pode ter um sofá, uma mesa de centro, um rack e uma estante de livros.

Pense na iluminação

Outro ponto importante sobre como decorar uma casa minimalista é sua iluminação, afinal, mesmo nesse estilo, esse fator tem grande impacto sobre o clima que você deseja para cada cômodo. Por exemplo, no banheiro, é preciso ter mais luz, para que você possa se arrumar no dia a dia.

Já no quarto, a iluminação pode ser mais aconchegante, já que é um espaço onde desejamos ficar mais à vontade e relaxar. Para isso, luzes amareladas podem ser ideais, já que não são tão intensas e tornam o cômodo mais aconchegante. Confira nosso artigo sobre o assunto e aprenda a fazer uma ótima iluminação para sua casa!

 

Leave a Comment