Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Como decorar área gourmet: ideias incríveis para criar um espaço de convivência aconchegante

como-decorar-area-gourmetImagem de como decorar área gourmet

Acrescentar uma área gourmet em casa virou tendência nos últimos anos, e não poderia ser diferente! Nada melhor do que ter um espaço aconchegante para receber amigos e familiares. Por isso, aprender como decorar área gourmet ajuda a criar um ambiente acolhedor. 

O interessante sobre a área gourmet é que você não precisa de um espaço grande para ela. A varanda do apartamento ou o quintal pequeno da casa podem virar um ambiente de convivência, basta ter criatividade e seguir algumas dicas simples. Para te ajudar, trazemos aqui, no Blog Mara, ideias inspiradoras para você criar uma área incrível. Confira!

Ideias inspiradoras para aprender como decorar área gourmet

Ter um local extra para receber visitas, comer, beber e conversar traz praticidade, além de acrescentar charme ao ambiente. A principal característica da área gourmet é que ela integra o espaço interior ao exterior da residência. 

Assim, para determinar como decorar área gourmet, considere o tamanho do espaço e o uso que você fará dele. Lembre-se de que o ambiente está sujeito a fumaça de churrasco, sol, vento e chuva. Dessa forma, o ideal é que ele seja planejado, mesmo em uma área pequena e simples. Vamos começar!

Pense nas cores

Cores acrescentam vida a qualquer ambiente. Entretanto, se o seu espaço é pequeno, o ideal é utilizar tons neutros em móveis, paredes e pisos. Eles fazem o ambiente parecer maior.

Utilize cores apenas para criar pontos de destaque em lugares estratégicos. Invista em peças como um belo quadro decorativo para área gourmet, vasos de flores e banquetas coloridas.

Por outro lado, se você dispõe de uma área grande, abuse das cores. Como o espaço é feito para confraternizações, o ideal é que ele seja divertido. Adeque as cores ao estilo. Por exemplo, o moderno fica ótimo com detalhes em preto, o rústico pede marrom e tons de madeira, e o boho fica perfeito com laranja e amarelo.

Escolha os revestimentos 

Na hora de pensar em como decorar área gourmet, analise os revestimentos da bancada, pia, mesa e piso. Escolha materiais de fácil manutenção. Opções que não absorvem água, gordura e temperos são ideais. Além disso, eles devem resistir ao calor, vento e umidade.  

Para ilustrar, pisos de porcelanato são antiderrapantes e fáceis de limpar. Da mesma forma, bancadas de quartzo e mesas de MDF são indicadas. Isso porque ambas têm uma boa resistência a temperaturas, manchas e arranhões.  

Invista nos equipamentos

Uma área gourmet bem planejada inclui, ao menos: churrasqueira, pia com torneira, forno, bancada e frigobar. Desse modo, invista nos utensílios para equipar o ambiente. Equipamentos para churrasco, louças e talheres não podem ficar fora do projeto.  

Você mora em um apartamento com varanda pequena? Então, um carrinho de churrasco é uma excelente aquisição! Com ele você economiza espaço e ainda faz refeições deliciosas.

Selecione os móveis

Agora que você já determinou as cores e revestimentos e pensou nos equipamentos que usará, chegou a vez dos móveis. Eles trazem personalização ao ambiente, portanto, capriche nos modelos!

Quem gosta de praticidade, ao decidir como decorar área gourmet, pode combinar os móveis com o resto do ambiente. Você pode seguir o mesmo estilo do espaço interior da casa ou apartamento. Fazendo isso, verá como é simples criar uma área personalizada.   

Se você prefere uma peça curinga, que combina com qualquer decoração, a mesa de madeira rústica é a escolha certa. Essa peça versátil traz um contraste interessante aos ambientes clássicos. Por outro lado, combina perfeitamente com a decoração retrô. De forma inusitada, adiciona delicadeza ao visual industrial.  

Igualmente versátil, a banqueta alta fica bem em qualquer local. Encontrada em várias cores e materiais, esse tipo de assento complementa mesas, bancadas e ilhas. Incorpore várias delas à decoração e tenha um ambiente funcional e estiloso.

Finalize com enfeites  

Por último, os enfeites. Nenhuma decoração estaria completa sem eles. Lanternas, luminárias, quadros e vasos não podem faltar. Eles dão o toque final à decoração e deixam o ambiente original.

Comece com as luminárias. A iluminação certa cria um ambiente intimista e sofisticado. Você pode usar luz indireta, como lanternas para jardim e luminárias pendentes. Em lugares estratégicos, elas fazem o espaço parecer maior.

Outra dica é colorir o ambiente com plantas naturais. Afinal, elas complementam a área externa como nenhum outro item. Traga vida à sua área gourmet adicionando vasos com planta e folhagem, flores e pequenas árvores.      

Se tem dúvidas sobre onde posicionar objetos decorativos, é possível usar um aparador-adega. Além de fornecer um local compacto para guardar bebidas, ele serve de apoio para vasos, porta-retratos e louças.

Inspire-se com mais dicas de decoração aqui, no Blog Mara!

Agora que você já sabe como decorar área gourmet, mãos à obra! Use a criatividade e elabore um ambiente de convivência autêntico e aconchegante. Temos certeza de que você e sua família aproveitarão o espaço e terão momentos inesquecíveis nele!

Quer mais dicas de decoração? Fique ligado no Blog Mara e em todo conteúdo exclusivo que preparamos para você. São dicas inspiradoras que te ajudarão a projetar e transformar qualquer ambiente. Veja mais!

Leave a Comment