Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Como decorar um quarto preto? Tudo o que você precisa saber antes de apostar nessa cor

quarto-preto

Encarado, muitas vezes, como um projeto de decoração ousado e cheio de armadilhas, o quarto preto pode ser o desejo de muitas pessoas, mas há quem prefira não criá-lo pelo medo do resultado. 

Sim, é verdade que, para criar um quarto pintado de preto, é fundamental se atentar às principais regras de decoração e estar atento aos detalhes. Assim, você precisa dedicar o mesmo nível de atenção tanto às grandes como às pequenas tomadas de decisões. 

Mas isso não quer dizer que decorar um quarto todo preto é missão impossível. Com as orientações corretas, seu dormitório pode sair do jeito que você sempre quis. Por isso, a equipe do Blog Mara selecionou e explicou as principais recomendações. Confira! 

O preto vem em primeiro lugar 

Se o objetivo é criar um quarto preto, é importante que essa decisão seja tomada logo no início do projeto. Isso porque, nesse caso, a cor funciona como um fio condutor, e todas as outras escolhas dependem da harmonização com ela. 

Assim, se você começou o projeto do seu quarto com uma ideia e depois decidiu que ele seria preto, recomenda-se fazer uma revisão de cada escolha tomada, até mesmo dos detalhes. 

Qual é a metragem disponível? 

Bateu o martelo sobre a cor do dormitório? Então, a próxima etapa é tirar as metragens do ambiente para conhecê-lo a fundo e apostar na melhor e mais assertiva decoração de quarto preto

Essa etapa é importante para definir onde exatamente o preto aparecerá. Vale anotar a seguinte dica: se o quarto é grande, a cor pode aparecer na base, ou seja, em paredes, piso e até mesmo no teto. Mas, se ele é pequeno, o melhor é fugir da base escura e deixar o preto para marcenaria, itens decorativos e elementos têxteis. 

Uso funcional de cores complementares

quarto preto marabraz - Como decorar um quarto preto? Tudo o que você precisa saber antes de apostar nessa cor

É verdade que o foco aqui está no quarto preto, mas isso não quer dizer que não seja preciso se preocupar com outras cores. Pelo contrário, é importante pensar nos tons complementares para chegar a um resultado harmônico. 

A boa notícia é que pensar nas cores extras para um quarto com parede preta não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Em qualquer projeto de decoração, existem basicamente duas formas de fechar uma paleta: tom sobre tom ou cores opostas. 

No caso do tom sobre tom, a paleta pode ir do branco ao preto passando pelos diversos tons de cinza. Caso prefira optar pelas cores opostas, o branco e o preto garantem total neutralidade. Se o objetivo é proporcionar dinamismo, vale optar por uma cor quente para combinar com o preto, como o amarelo, por exemplo. 

Como você usará o ambiente? 

É fundamental pensar nos usos de um ambiente em qualquer projeto de decoração. No caso de um quarto preto, esse exercício se torna ainda mais importante. Dessa maneira, é possível fazer escolhas mais assertivas para atender a todas as necessidades e evitar carências. 

Caso o quarto preto tenha um cantinho para estudos ou trabalho, é importante trabalhar com uma iluminação eficaz e cores opostas para deixar o ambiente confortável para esse tipo de finalidade. Se o usuário gosta de ler antes de dormir, é preciso apostar em uma excelente iluminação de cabeceira. 

Mas se o único objetivo é usar o quarto para dormir e assistir a um filme ou seriado esporadicamente, então, o clima escurinho pode ser uma boa pedida. Nesse caso, é possível trabalhar com mais liberdade com o preto.

Use espelhos para ampliar o cômodo 

Um dos efeitos da parede preta no quarto é a sensação de redução de espaço, ou seja, o quarto parece menor do que de fato é. A boa notícia é que existe uma maneira de driblar essa questão sem necessariamente mexer muito na cor do dormitório: apostando no uso dos espelhos. 

Além de ser funcional, afinal de contas, todos conferem o visual antes de sair de casa, o espelho também ajuda a ampliar visualmente o espaço. Isso porque ele reflete a incidência de luz, dinâmica que explica a sensação de amplitude. Por isso, vale a pena considerar esse tipo de item na sua decoração. 

Considerações finais para criar um quarto preto moderno 

  • Aposte em uma iluminação funcional de acordo com seu objetivo; 
  • Evite usar tons de vermelho ou roxo, eles podem resultar em uma atmosfera pesada;
  • Quando quiser mudar um pouco o estilo do quarto, invista em roupa de cama e almofadas com capas de cores claras,
  • Para garantir dinamismo sem errar na harmonização, os móveis e o piso de madeira são excelentes escolhas.
Leave a Comment