Ter uma boa noite de sono é fundamental para recarregar as energias e se manter produtivo no dia seguinte. Para isso, é imprescindível contar com colchões de qualidade ao longo da vida e buscar entender suas necessidades e preferências para apostar no melhor modelo. Mas, afinal, como escolher colchão?
Com tantas opções disponíveis, a resposta para essa pergunta pode não ser tão fácil. O que é preciso levar em conta antes de finalizar a compra desse tipo de item? Para te ajudar na missão de como escolher colchão, a equipe do Blog Mara preparou um guia especial. Confira abaixo!
Modelos e tamanhos
Vamos começar do começo! Você sabia que existem cinco tipos de colchões? Veja quais são e confira as respectivas medidas de cada um deles:
Qual é o ideal de acordo com as suas necessidades?
Essa decisão é sua, mas é importante levar dois fatores em consideração quando a pergunta é como escolher colchão. O primeiro deles parece ser óbvio, no entanto, vale ser mencionado: as medidas do colchão devem estar de acordo o tamanho da cama e do quarto.
Se a dúvida é como comprar colchão para um quarto de casal, é fundamental ter em mãos as medidas do ambiente. Caso as metragens sejam reduzidas, o melhor é optar por uma cama de casal tradicional para não comprometer a circulação no cômodo. Caso o quarto seja espaçoso, é válido considerar tanto o modelo king quanto o queen.
Já o segundo fator envolve o tamanho das pessoas que utilizarão o colchão. Sendo assim, tenha em mente que ele deve ser, pelo menos, 10 cm mais longo que a altura da pessoa mais alta, além de permitir que você coloque as duas mãos sobre a cabeça sem que os cotovelos toquem a borda ou a pessoa ao lado.
Além disso, se você mora em apartamento, é imprescindível se certificar de que os elevadores do edifício possuam espaço suficiente para transportar o colchão que você pretende adquirir. Confira abaixo as especificidades de cada modelo:
Colchão infantil
Entre as opções de colchões, o infantil é o modelo que mais possui variação de tamanho. Para os berços, a menor metragem disponível é de 1,30 m de comprimento por 0,60 cm de largura. Já a maior opção, voltada para camas infantis, possui 1,50 m de comprimento por 0,70 cm de largura.
Colchão de solteiro
Ideal para adolescentes e adultos que dormem sozinhos, o colchão de solteiro padrão possui comprimento de 1,88 m e largura de 0,88 cm. Já a altura é um fator que pode mudar muito de produto para produto, embora pertençam à mesma categoria.
É importante ressaltar que, além do tamanho padrão, há também medidas alternativas. Para camas auxiliares ou beliche, o recomendado é investir em um colchão de solteiro com largura de 0,78 cm.
Colchão de viúva
Conhecido popularmente com colchão de viúva, o modelo trata-se de uma versão intermediária entre o colchão de solteiro e o colchão de casal tradicional. Ele é indicado para quem dorme sozinho, mas precisa de um espaço mais amplo para se sentir confortável. Nesse caso, o comprimento é de 1,88 m e a largura é de 1,28 m.
Colchão de casal
O colchão de casal tradicional foi desenvolvido para acomodar dois adultos em um espaço razoavelmente confortável. As medidas são: comprimento de 1,88 m por largura de 1,38 m.
Colchão queen
Também desenvolvido para acomodar duas pessoas, o colchão queen é mais espaçoso que o tradicional de casal. O comprimento desse modelo é de 1,98 m por 1,58 m de largura.
Colchão king
O colchão king é o modelo mais espaçoso do mercado e garante o máximo de conforto aos usuários. O seu comprimento é de 2,03 m, enquanto a largura fica em 1,93 m.
Estrutura: você prefere molas ou espuma?
Outra característica importante a ser avaliada na hora de comprar o melhor colchão para você: a estrutura. Você prefere aqueles que são de molas ou os modelos de espuma? Confira as especificidades de cada um.
Colchão de mola
Os colchões de mola são mais duráveis e resistentes, e proporcionam mais conforto durante a noite de sono. Eles são divididos em três tipos:
Molas bonnel
Conjunto de molas entrelaçadas com uma fina camada de espuma que ajuda a diminuir o barulho do colchão quando houver movimentos e a aumentar a qualidade do molejo.
Molas superlastic
São molas contínuas entrelaçadas em grande quantidade, oferecendo mais durabilidade e resistência ao colchão, o que proporciona melhor distribuição de peso.
Molas ensacadas
As molas são ensacadas individualmente para evitar o movimento do colchão, por isso, são mais indicadas para casais. São anatômicas e se adaptam ao corpo da pessoa, melhorando a qualidade do sono.
Colchão de espuma
Os colchões de espuma têm a vantagem de serem mais baratos, além de facilmente adaptáveis para qualquer pessoa. As opções de casal são menos confortáveis do que os modelos de molas, mas trazem um toque macio e aconchegante para suas noites de sono.
Alguns cuidados são extremamente importantes ao optar por um colchão de espuma. Pelo fato de absorver mais umidade, o colchão deve ser virado e trocado de lado com mais frequência do que os outros modelos. Isso evita o acúmulo de ácaros e bactérias.
Densidade: veja qual é a melhor para você
A densidade do item também é um balizador e pode te ajudar a encontrar os melhores modelos de colchão. Ela deve variar de acordo com o seu peso. Quanto mais pesada for a pessoa que vai utilizar, maior é sua densidade, para evitar desgastes e manter o seu conforto na hora de dormir.
Pillow top: one side ou double side?
Outro fator importantíssimo para a ser levado em consideração quando a pergunta é como escolher colchão: opção one side ou double side? Antes de tomar qualquer decisão, é fundamental entender muito bem o que cada uma delas significa.
Pillow top nada mais é do que uma camada de espuma adicional em um colchão para garantir mais maciez durante a noite de sono. Em tradução livre, significa “travesseiro de cima”.
Um colchão double side é aquele que possui o pillow top em ambos os lados. Eles são mais comuns no colchão de espuma, que são mais leves e devem ser virados a cada 15 dias. Por isso, é necessário que a camada extra de espuma esteja posicionada em ambas as superfícies.
Já o colchão one side é aquele que conta com o pillow top apenas na superfície superior. Nesse caso, é mais comum no colchão de mola, que é um tipo mais pesado, que não deve ser virado com tanta frequência.
Tecnologia: tipos de tecido, espumas e tratamentos para colchões
O que você prioriza na hora de comprar um colchão? Durabilidade, conforto, maciez, qualidade térmica… Os tecidos e os diferenciais de algumas opções de espuma são capazes de influenciar todos esses fatores e podem te ajudar a encontrar os melhores colchões. Confira as principais opções.
- Malha: confere mais flexibilidade ao colchão, tornando o item mais maleável e macio;
- Algodão: trata-se de uma fibra macia que possui alta capacidade de absorção;
- Jacquard: garante um acabamento sofisticado e elegante e tem como principal benefício a durabilidade;
- Fibra de bambu: biodegradável e livre de materiais sintéticos, é a opção de tecido para colchões mais eco friendly. Além disso, outra grande vantagem é o conforto térmico, já que conta com diversos furinhos que equilibram a entrada e a saída de ar;
- Poliéster: é durável e apresenta resistência a rugosidades e desbotamento;
- Íons de carbono: também conhecido como “tecido intense”, ele conta com a capacidade de absorver energia do corpo, fator que pode colaborar com a qualidade do sono,
- Coolmax: controla a dissipação de calor e contribui com o equilíbrio térmico.
- Malha elga Super Soft: hipoalergênico e composto por algodão, esse tipo de tecido garante toque macio e agradável e confere secagem rápida, por isso é mais resistente à transpiração e umidade. Vale destacar, ainda, que a malha possui alto grau de elasticidade, por isso é mais durável e não desfia com facilidade.
- Tecido Malha Tencel: feito com fibras entrelaçadas, esse tecido tem alto poder ser absorção de umidade. Ele se destaca pela impermeabilidade e resistência a líquidos e suor.
Espuma em gel
Entre as principais tecnologias para colchões destaca-se a espuma em gel, que é um material capaz de regular a temperatura corporal e aliviar dores musculares.
Isso é possível porque a matéria-prima utilizada possui alta sensibilidade à temperatura. Sendo assim, ele reage ao calor natural do corpo e transmite uma sensação de frescor, fator que pode te ajudar a relaxar e dormir mais profundamente.
Fresh Comfort
Semelhante às espumas em gel, a tecnologia Fresh Comfort ajuda a dissipar o calor por meio de células mais abertas, bem como pelas películas de gel. Assim, é possível evitar ou diminuir a liberação de suor nos dias quentes e aumentar a qualidade do sono.
Espuma HR Soft
Original do termo “High Resilience (HR)”, a espuma HR trata-se de um material que possui alta capacidade de recuperação após receber uma carga de peso. Na prática, isso quer dizer que o colchão que conta com essa tecnologia retorna rapidamente ao formato original depois que os usuários se levantam. Dessa maneira, ele possui mais tempo de vida útil mantendo o mesmo nível de qualidade.
Espuma Viscogel D60
É o tipo de espuma com a mais alta tecnologia do mercado. Ela se adapta mais facilmente aos contornos do seu corpo e, além disso, também ajuda a garantir conforto térmico.
Tratamento antiácaro
Responsáveis por causar problemas respiratórios, os ácaros estão presente na poeira doméstica. Os colchões que recebem tecnologia antiácaro previnem a proliferação dos mesmos, evitando, assim, crises alérgicas.
Tratamento antialérgico
Além dos ácaros, alguns fungos e bactérias também podem desencadear o quadro de crise alérgica. Por isso, há diversas opções de colchão que recebem tratamento antialérgico, fator que diminui a ação dos microorganismos e evita crises.
Você possui algum problema de coluna?
Independentemente da posição que você prefira dormir, um colchão ortopédico pode ser a opção ideal para acabar com as dores incômodas. Esse tipo é extra firme, projetado para fornecer o máximo de apoio durante a noite.
Distribuindo o peso corporal para aliviar o estresse na coluna, um colchão ortopédico melhora os pontos de pressão doloridos e ajuda a manter o alinhamento natural da coluna. Veja quais são os tipos de materiais dos colchões ortopédicos:
- Madeira: estrutura interna de madeira, que garante total firmeza e sustentação do corpo. Ela é somada a camadas de espuma que tornam o colchão confortável e maleável na medida certa,
- Espuma: nesse caso, o colchão é composto por aglomerados de espuma que conferem firmeza e, ao mesmo tempo, mais conforto e maciez.
Dica Mara: você sabe como fazer a manutenção dos colchões?
Agora que você já conferiu o nosso guia de colchões, veja as principais dicas para aumentar o tempo de vida útil do seu item.
Protetores de colchões são sempre bem-vindos
Invista em protetores que podem ser higienizados para garantir a limpeza do produto. Outra dica importante é manter o cômodo sempre ventilado e limpo, assim é possível garantir que o colchão estará sempre seco e arejado.
Veja como a limpeza deve ser feita
Caso apareça alguma mancha, você pode limpar com um pano úmido e detergente neutro. Para as mais difíceis, utilize uma mistura de água e bicarbonato de sódio, mas atenção: evite passar secador de cabelo para secar, pois pode danificar a espuma e as molas. Portanto, deixe o colchão secando naturalmente.
Você sabia que os colchões têm data de validade?
Isso mesmo, os colchões possuem um tempo de vida útil. Enquanto os de espuma duram de dois a quatro anos, os modelos de molas garantem um bom aproveitamento por cerca de quatro a cinco anos. Afundamento, cheiro desagradável ou manchas significam que a peça deve ser trocada para garantir a sua saúde e também a de sua família!
Como se preparar para uma boa noite de sono?
Agora que você conferiu todas as dicas de colchões, já têm o conhecimento necessário para encontrar a opção mais adequada para as suas necessidades e ter uma noite tranquila.
Além de contar com um ambiente confortável, há outros fatores que podem influenciar sua noite de sono. Por isso, ao se preparar para dormir, é importante manter-se afastado dos eletrônicos, como o celular e a televisão.
Essa atitude é importante para evitar os estímulos do cérebro, um fator que pode fazer com que você precise de mais tempo para relaxar e dormir.
O que você ingere pouco antes de ir para a cama também faz diferença na qualidade do seu sono. Sendo assim, o ideal é evitar tomar café, refrigerantes e todas as demais bebidas estimulantes.
Para substituí-las, vale optar por um chá de camomila, por exemplo, que possui propriedades relaxantes, capazes de te induzir ao sono mais facilmente.