Uma boa noite de sono é uma ótima forma de contribuir para sua saúde. Isso porque além de garantir o descanso e o repouso é durante o sono que o nosso corpo passa por diversas reações químicas, que permitem que estejamos preparados para o dia seguinte. E quando a gente fala de uma ótima noite de sono é fundamental levar em consideração um local aconchegante e um colchão confortável para que o resultado seja alcançado.
Para ajudar a entender um pouco mais sobre isso nós aqui do Blog Mara separamos várias dicas que podem te ajudar nessa escolha.
O QUE PENSAR ANTES DE COMPRAR?

Não é simplesmente escolher apenas pelo preço ou pelo tamanho. Antes de definir qual é o colchão mais indicado para você é muito importante levar alguns pontos em consideração:
PESO E ALTURA

Para saber qual é o colchão mais apropriado para as suas necessidades é importante se atentar ao peso e a altura de quem vai utilizá-lo , já que cada densidade e material dependem dessas características para garantir a qualidade e a durabilidade do colchão.
Se for um casal considere o maior peso na hora de escolher o modelo ideal. E caso um dos dois se movimente muito durante a noite prefira um modelo um pouco mais firme, assim o parceiro ou a parceira não vai sentir tanto impacto, uma boa opção para esse caso é o colchão de molas.
ALTURA E LARGURA DA CAMA

Pode parecer muito simples, mas antes de comprar verifique o tamanho da sua cama. Se for comprar os dois juntos avalie o espaço disponível no quarto considerando também pelo menos 60 cm de circulação entre os móveis. Fique atento também ao tamanho do criado-mudo, cômoda, sapateira ou guarda-roupa para evitar que o cômodo fique ‘apertado’.
Veja também dicas para escolher a cama ideal.
DENSIDADE DO COLCHÃO
Aqui é onde o fabricante indica a quantidade de matéria-prima utilizada no colchão. O D33, por exemplo, significa que a peça possui 33 kg de matéria-prima a cada metro cúbico. Dá só uma olhada nessa tabela:

Fonte: Zoom
QUESTÃO DE SAÚDE

Se você tem algum problema ortopédico é importante escolher um produto que vá ajudar nas suas necessidades. Um colchão ortopédico apresenta firmeza e evita que algumas regiões do corpo sejam pressionadas, ou seja, proporcionando uma boa noite de sono e ajudando no alívio das dores.
QUAL MODELO ESCOLHER?

O principal móvel do quarto merece uma atenção especial. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, mas os mais conhecidos são os de mola e os de espuma.
A principal diferença entre eles é o preço, no entanto, a durabilidade dos modelos de mola acaba sendo maior, o que pode contribuir na sua qualidade de vida.
Existem dois tipos: molas Bonnel e Pocket. O colchão de molas Bonnel conta com molas entrelaçadas entre si, elas são flexíveis, duráveis e bem firmes. O colchão Pocket ou de molas ensacadas, conta com molas ensacadas e costuradas de forma individual, isso proporciona mais conforto e estabilidade para o casal.
Os modelos de espuma geralmente são mais firmes e aí vale a regra da densidade para escolher o modelo ideal.




COMO DEVE SER FEITA A MANUTENÇÃO DOS COLCHÕES?

Para garantir uma vida útil maior invista em protetores que podem ser higienizados para garantir a limpeza do produto. Outra dica importante é manter o cômodo sempre ventilado e limpo, assim é uma forma de garantir que o colchão vai estar sempre seco.
No caso de alguma mancha você pode limpar com um pano e detergente neutro. Para as mais difíceis utilize uma mistura de água e bicarbonato de sódio, mas atenção: evite passar secador de cabelo para secar, pois pode danificar a espuma e as molas. Portanto, deixe o colchão secando naturalmente.
Dica Mara: Não se esqueça que o colchão possui uma data de validade. Afundamento, cheiro desagradável ou manchas significam que a peça deve ser trocada para garantir a sua saúde e também da sua família!
Imagens Google e Pinterest
Qual dica você mais gostou? Conta para a gente aqui embaixo! 😊