Please assign a menu to the primary menu location under menu

Bem-Estar

Como escolher uma cadeira confortável para estudar?

cadeira-confortavel-para-estudar

Esteja você se preparando para entrega do TCC, vestibular, concurso ou mesmo trabalhando na modalidade home office: ter uma cadeira confortável para estudar ou trabalhar é fundamental para seu desempenho e sua saúde.

Afinal, quem nunca chegou ao final de um dia de estudos ou de trabalho e reclamou de dor nas costas ou na nuca? Muitas vezes, esse incômodo é resultado da má postura, que, a longo prazo, pode desencadear problemas mais graves.

A boa notícia é que, com uma dose de atenção aos seus movimentos enquanto se mantém sentado, bem como com a escolha assertiva de uma cadeira confortável para estudar, é possível diminuir os incômodos e as dores.

Para te ajudar a escolher uma cadeira confortável para estudar, nós, do Blog Mara, preparamos um conteúdo com os principais fatores que devem ser levados em consideração. Confira!

Ergonomia: importante para conforto, saúde e desempenho

A importância da postura e de uma cadeira confortável para estudo ou trabalho é tão grande que existe uma área da ciência voltada para a avaliação desses dois aspectos. Chama-se ergonomia.

A ergonomia é uma disciplina que estuda as interações entre os seres humanos e as máquinas. Os profissionais dessa área ajudam a planejar, projetar e avaliar diversos tipos de postos de trabalho — incluindo escritórios —, produtos, ambientes e sistemas para torná-los mais compatíveis com as habilidades, as necessidades e as limitações humanas.

Também é função dessa área de estudo prevenir os acidentes e o aparecimento de doenças e lesões — como um problema de coluna, por exemplo —, que são resultado da atividade profissional.

Ergonomia está totalmente ligada à análise de postos de trabalho, no entanto, ela gera lições que podem ser aproveitadas também pelos estudantes. Para você entender melhor e, é claro, escolher a cadeira mais confortável para estudar, explicamos abaixo os fatores principais para uma escolha assertiva.

De olho nos pés

No momento de escolher sua cadeira confortável para estudar ou trabalhar, é fundamental avaliar a altura e optar por uma que permita que seus pés alcancem o chão facilmente.

Esse fator é importante porque auxilia a circulação e alivia a tensão na coluna. Por isso, o ideal é que seus joelhos formem um ângulo de 90º com suas pernas. A boa notícia é que há diversas opções de cadeira de escritório confortável que contam com regulagem de altura, assim, fica mais fácil adaptar para suas necessidades.

Outra dica importante na hora de comprar sua próxima cadeira: avalie as medidas do produto e compare-as com aquelas que você já tem em casa. Assim, é possível saber se é uma boa opção ou não. No site da Marabraz, você encontra todas as medidas e outras informações essenciais nas páginas dos produtos.

O encosto é fundamental

Outro indicativo de uma cadeira de escritório confortável para coluna é o encosto para dar apoio às costas. Aquelas que não possuem esse tipo de estrutura, ou seja, os bancos ou as banquetas, não são indicadas para quem passa longas horas estudando ou trabalhando.

Caso a cadeira conte com um encosto regulável, melhor ainda. Vale ressaltar que é fundamental manter-se ereto enquanto está sentado, de forma que seu tronco forme um ângulo de 90º com as pernas.

Atenção aos cotovelos

cadeira confortavel para estudar marabraz - Como escolher uma cadeira confortável para estudar?

Mais um ponto fundamental para escolher uma cadeira confortável: apoio de braços. Isso porque ele ajuda a aliviar a sobrecarga na região escapular, que estabelece uma união entre os membros superiores e o tronco.

Em diversos casos, as dores nos ombros, na nuca e nas costas têm relação direta com o posicionamento incorreto dos membros superiores. Para evitar o desconforto, o ideal é que o braço e o antebraço formem um ângulo de 90º.

Avalie o estofado

Por fim, dê preferência às cadeiras acolchoadas, uma vez que elas possibilitam mais conforto à medida que são mais macias. Além disso, procure saber qual é o tipo de revestimento e a higienização que ele demanda.

Há opções impermeáveis, que facilitam a limpeza, e também aquelas que não esquentam facilmente, fator que torna o uso confortável nos dias de calor. Além disso, para quem tem problemas respiratórios, é fundamental retirar a poeira frequentemente para que a cadeira não vire um depósito de ácaros.

Encontre a sua cadeira confortável na Marabraz

Você sabia que aqui, na Marabraz, você encontra uma categoria voltada somente para escritório? Assim, é possível montar seu home office com apenas alguns cliques e receber os móveis na sua casa.

No site, também é possível conferir uma seção voltada para as cadeiras de escritório. Confira e leve em consideração todos os fatores explicados acima para fazer uma escolha assertiva!

Leave a Comment