Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da Casa

Como limpar estofado de cadeira com soluções caseiras

como-limpar-estofado-de-cadeira

Quem nunca derramou uma gota de refrigerante, vinho, café ou molho de comida ao fazer uma refeição? Por isso, saber como limpar estofado de cadeira ou mesmo poltrona e sofá é importante para manter a vida útil do móvel. 

Além desses acidentes que podem acontecer com crianças e adultos durante uma refeição na sala de jantar, a poeira do dia a dia também é um problema, sobretudo para quem tem alergias e problemas respiratórios. 

E tem mais: sempre trazemos sujeira da rua nas nossas roupas. Se você entra em casa já procurando um móvel para se sentar, está aí mais um motivo para saber como limpar estofado de cadeira. A boa notícia é que existem diversas receitas caseiras para a higienização. Nós, da equipe do Blog Mara, te explicamos algumas abaixo. Confira! 

Os primeiros passos para limpar estofados de cadeiras 

Quando o assunto é como limpar estofado de cadeira, o primeiro passo é usar um aspirador de pó com bico achatado para retirar as camadas mais aparentes de sujeira, como migalhas e pelos. 

Antes de falarmos das opções de mistura para limpar estofado de cadeira, é imprescindível ressaltar a importância de verificar antecipadamente a etiqueta do produto, para fazer a correta higienização. 

Isso porque a maneira ideal para limpar estofado de cadeira e outros móveis vai depender diretamente do tipo de material do revestimento. Assim, para evitar danos ao seu produto, dê uma olhada nos símbolos que constam na etiqueta. 

  • Letra P: significa que a limpeza deve ser feita a seco;
  • Letra W: nesse caso, a higienização pode ser úmida,
  • Letra F: são recomendados processos profissionais de limpeza realizados por empresas especializadas. 

Como fazer limpezas úmidas 

As limpezas úmidas são aquelas que podem ser feitas com misturas caseiras. Caso o estofado da sua cadeira seja de algodão, linho ou veludo, você pode seguir as recomendações abaixo. 

Como limpar estofado de algodão, linho ou veludo

como limpar estofado de cadeiras - Como limpar estofado de cadeira com soluções caseiras

Quando a pergunta é: “o que limpa estofado de cadeira de algodão, linho ou veludo?”, a resposta é a fórmula abaixo: 

  • 1 litro de água;
  • 1 xícara de álcool 99%;
  • 1 xícara de vinagre branco;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio,
  • 2 colheres de amaciante de roupas de sua preferência. 

Nesse caso, é importante que todos os produtos sejam incolores para não criar manchas no estofado. Caso você queira turbinar a limpeza, vale substituir a água normal pela água com gás. 

Feito isso, é hora de pôr a mão na massa e entender como limpar estofado de cadeira de fato. O primeiro passo é colocar a mistura em um borrifador e separar uma escova grande de cerdas macias. 

Depois, borrife a solução diretamente no estofado e esfregue bem a superfície seguindo as fibras do tecido. Em seguida, passe um pano seco para absorver as possíveis concentrações de líquido. Por fim, deixe secar naturalmente. 

Caso a superfície continue úmida mesmo após algumas horas da limpeza, vale contar com o auxílio de um aspirador de pó ou secador de cabelo para resolver essa questão. 

Como limpar estofado de couro, napa ou camurça

Quando o assunto é como lavar cadeira estofada de couro, napa ou camurça, uma solução de água com sabão neutro ou detergente já é suficiente. Com relação ao processo, vale seguir o mesmo descrito acima. 

Use uma escova com cerdas macias para esfregar o estofado, depois, passe um pano seco para retirar os excessos e, se for necessário, conte com a ajuda de um aspirador de pó ou um secador de cabelo para a secagem definitiva.

Como retirar manchas

Por fim, como limpar manchas de cadeiras estofadas? Se a marca de sujeira é antiga, o melhor é recorrer a uma limpeza profissional. Mas, se ela acabou de ser formada, é possível solucionar com produtos que sempre temos em casa. 

No caso das manchas de gorduras, utilize talco para retirá-las. Mas, se são manchas de café, refrigerante, vinho e outras bebidas escuras, use um papel-toalha para absorver o excesso e depois recorra aos modos de limpeza já indicados acima de acordo com o material de revestimento da sua cadeira.

Leave a Comment