Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da Casa

Como limpar sofá de tecido e de couro?

como-limpar-sofa

O sofá é um móvel fundamental para ter em casa. Contudo, ele deve ser do tamanho ideal para sua sala de estar, combinar com a decoração do ambiente e estar sempre bem higienizado. E, para te ajudar, a equipe do Blog Mara explicou abaixo as dicas de como limpar sofá de acordo com os principais tipos de acabamento. Confira!

Sofá de camurça

Na hora de comprar um sofá, o que não falta é variedade. Diversos são os tipos de acabamento, no entanto, o tecido é o principal deles. O estofado de camurça, por exemplo, conta com uma higienização que pode ser rápida e prática.

Para limpar sofá de tecido de camurça, você vai precisar apenas de um pano levemente umedecido com água e um pouco de detergente neutro. A outra opção é utilizar uma escova com cerdas macias, passando-a na superfície sempre na mesma direção.

Sofá de veludo ou linho

O veludo e o linho são materiais mais delicados, por isso, demandam um pouco mais de cuidado no momento da higienização. A maneira mais recomendada de como limpar sofá desse tipo é utilizando água morna e vinagre branco.

No momento de fazer a solução, use 1 litro de água morna para cada 250 ml de vinagre branco. Depois, basta umedecer um pano com a mistura e passá-lo sobre seu sofá.

Se houver sujeira acumulada em alguma parte do móvel, você pode substituir o pano por uma escova com cerdas macias. Feito isso, basta finalizar a limpeza passando um pano seco. Depois, deixe o tecido secar naturalmente.

Sofá de suede, jacquard ou chenille

Quando o assunto é como limpar sofá de suede, jacquard ou chenille, o processo demanda uma etapa a mais quando comparado aos tipos citados acima. Nesse caso, é importante começar passando aspirador de pó em toda a superfície. Além disso, certifique-se de que o tecido se encontra totalmente seco.

como limpar sofa marabraz 1 - Como limpar sofá de tecido e de couro?

Depois, faça uma mistura de água com vinagre branco em quantidades iguais. Em seguida, coloque a solução em um borrifador e aplique-a no sofá. Por último, passe um pano seco e aguarde a secagem natural.

Sofá de couro

E quando a dúvida é como limpar sofá de couro? Nesse caso, basta passar um pano embebido em uma solução de água com um pouco de sabão líquido neutro. Depois, repita o processo, mas, dessa vez, usando um pano úmido somente com água. Feito isso, espere secar naturalmente.

Como remover manchas e odores

Até aqui, você conferiu as diferentes formas de como limpar sofá de maneira simples e leve, isto é, apenas para livrá-lo do pó que se acumula normalmente no dia a dia. Mas e no caso de manchas, sujeiras pesadas e até mesmo mau cheiro?

Como tirar mancha de sofá

As crianças derrubaram suco ou refrigerante no sofá? Calma, nem precisa esquentar a cabeça, até porque esse tipo de acidente pode acontecer até mesmo com os adultos, então, imagine só com os pequenos.

Para tirar manchas do sofá, recomenda-se usar água quente com um pouco de detergente neutro. Depois de criar a solução, molhe uma escova de cerdas macias na solução e esfregue-a na área afetada. Em seguida, passe um pano úmido somente com água e aguarde a secagem.

Como tirar mau cheiro do sofá

Se o seu filho está passando pela transição da fralda para o peniquinho, então, você já deve ter se perguntado como tirar cheiro de xixi do sofá, afinal de contas, nessa fase, muitos “acidentes” podem acontecer. E, mais uma vez, nós ressaltamos: não precisa se preocupar. A dica a seguir vale para se livrar de qualquer tipo de odor.

  • 1 litro de água;
  • 1/2 copo de vinagre branco;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio,
  • 1 colher de sopa de amaciante com a sua fragrância preferida.

Depois de fazer a mistura, despeje-a em um borrifador e espirre a solução no seu sofá. Em seguida, passe um pano úmido com água para ajudar a espalhá-la e aguarde a secagem natural.

Produtos que não devem ser usados

Você viu que água, sabão neutro e vinagre são algumas das opções mais comuns de produto para limpar sofá. Mas e o que n-ã-o deve ser utilizado?

  • Cloro;
  • Água sanitária;
  • Sabão em pó,
  • Sabão de coco.

Procure saber qual é modo de lavagem indicado pelo fabricante

Por fim, é válido ressaltar que o ideal é sempre conferir o modo de lavagem indicado pelo fabricante antes de fazer uso de qualquer tipo de produto. Além disso, para limpezas pesadas, recomenda-se contratar empresas especializadas em processos de higienização. Assim, é possível ter seu sofá sempre limpo e aumentar o tempo de vida do seu móvel.

Leave a Comment