Please assign a menu to the primary menu location under menu

Bem-EstarCuidados da CasaDecoração

Como montar um quarto montessoriano para bebês e crianças

quarto-montessoriano

Imagine ter os móveis e objetos fora do seu alcance. Você iria precisar de ajuda para subir e descer da cama, de um banquinho para pegar roupas e objetos e de um espelho fora da sua área de visão. Essa é a realidade dos pequenos. E para solucionar essas questões, o quarto montessoriano pode ser uma ótima aposta!

O método montessoriano

Criado pela médica e educadora Maria Montessori em 1907, o método montessoriano defende que a criança deve ter autonomia, principalmente no seu próprio ambiente. Para isso, é importante adaptar os móveis ao tamanho dos pequenos. 

Existem escolas que utilizam essa metodologia e, há algum tempo, a decoração montessoriana vem despertando o interesse de muitos pais e mães. O objetivo é permitir que desde bebê a criança possa ter suas habilidades de equilíbrio, físicas e psicológicas, desenvolvidas de forma natural.

E se você está achando que é caro e difícil montar um quarto montessoriano, nós, do Blog Mara, separamos algumas dicas para te mostrar que é possível, sim. Bastam algumas adaptações e pronto! Seus filhos poderão ter acesso a tudo que é necessário sem você precisar fazer grandes investimentos.

Mais liberdade ao sair e voltar para a cama

De acordo com o método montessoriano, o importante é a criança se desenvolver em um ambiente criativo e que estimule seu desenvolvimento por meio das suas próprias experiências.

Isso significa que ela pode ser independente no seu próprio espaço. O primeiro passo é substituir a cama por um colchão no chão. Você pode usar um tapete para evitar  o contato direto com o piso. 

Mas caso essa opção não te agrade e você prefira adquirir uma caminha montessoriana, no nosso site é possível encontrar esse móvel por um excelente custo-benefício. Além do preço baixo, variedade é o que não falta. 

A organização continua sendo importante

Maria Montessori acreditava que é importante deixar os objetos à vista e aliar com a ordem. Ou seja, não significa que deixar os objetos à mão seja sinônimo de bagunça. 

Então, antes de montar um quarto montessoriano, vale frisar a regra: “Brinque à vontade, mas depois guarde tudo e deixe o ambiente organizado”. É claro que esse é um desafio diário com as crianças, mas é importante ensiná-las desde pequenas para desenvolver o senso de responsabilidade.

Espelho, espelho meu

Se a criança tiver a oportunidade de se ver com frequência, poderá se identificar, criar uma auto-imagem e ir se conhecendo. É uma ótima forma de estimular as crianças no seu reconhecimento como indivíduo!

Sendo assim, para criar uma decoração de quarto montessoriano, é importante mudar a altura do espelho. Caso deseje comprar um novo, vale priorizar as opções em acrílico, que são mais leves, resistentes, e evitam acidentes.

Mais desenho e criatividade

quarto montessoriano marabraz - Como montar um quarto montessoriano para bebês e crianças

Desenhar pelas paredes da casa é uma vontade de muitas crianças e motivo de pavor para os pais. E para resolver esses problemas de uma vez por todas, você pode pintar um dos lados do quarto  montessoriano com tinta lousa. Nem precisa ser a parede inteira: metade dela já pode ser suficiente. 

Outra ideia é você investir em um rolo de papel grande e instalar na parede. Para economizar, você pode usar um varão de cortina ou uma corda como suporte e trocar o rolo quando acabar.

Hora da leitura

As crianças crescem com exemplos e estímulos. Se os pais comem frutas, por exemplo, os pequenos podem adquirir ao hábito de forma orgânica. E com a leitura funciona da mesma forma. 

É importante não somente que os pais leiam junto com as crianças, mas também que elas possam ter fácil acesso aos livros. Dessa forma, vão associar a leitura a algo prazeroso e não obrigatório, como geralmente acontece na escola.

Além de estimular a criatividade, a leitura colabora com a expansão do vocabulário, com a concentração e com a memória. Faça o cantinho da leitura com móveis montessorianos, como mesas e cadeiras. Vale também adicionar almofadas e manter o quarto iluminado.

Roupas à vista

No quarto montessoriano, o ideal é que as crianças tenham acesso às peças do seu guarda-roupa. Assim, na hora de se vestir, elas podem escolher suas próprias roupas e manifestar sua identidade e preferência.

Mas se você acha que não é viável, já que fica tudo aparente, a sugestão é: mantenha o guarda-roupa, mas instale uma pequena arara com algumas peças de roupas e sapatos organizados. Vá trocando de vez em quando. Assim, a criança consegue ter acesso às peças e a ordem continua imperando!

Foco na segurança

É claro que a segurança deve ser uma prioridade no quarto de bebê montessoriano. Uma proposta dessa metodologia é instalar barras de apoio para os pequenos, sobretudo para aqueles que ainda não sabem andar ou estão aprendendo. 

Esse fator é importante para ajudar a estimular a coordenação motora dos pequenos, além da força nos braços e nas pernas e, por fim, o equilíbrio. Além disso, tenha em mente que as crianças não devem ter acesso a objetos ou brinquedos pequenos que possam ser colocados na boca e engolidos.

Mas serve para todas as idades?

quarto montessoriano mara - Como montar um quarto montessoriano para bebês e crianças

Sim! A ideia é que as crianças nasçam e já possam ter esses estímulos. Mas se você não achar prático, já que o bebê ficaria na cama desde pequenino e você teria que abaixar e levantar muitas vezes, a dica é: mantenha o berço até ele completar um ano. 

Depois, você pode substituir por uma caminha. Uma ideia legal são as redes para bebês, que ajudam a criar um quarto montessoriano simples e podem ser instaladas tanto no berço quanto na cama. 

O restante dos móveis pode ficar ao alcance da criança e, com o tempo, vale mudar um pouco a decoração para criar curiosidade nos pequenos. O espelho, por exemplo, pode ir mudando de altura para que a criança possa sempre se ver, enquanto os livros podem ganhar um lugar novo. 

Leave a Comment