Organizar arquivos, documentos, contas, recibos, enfim, a papelada que temos que guardar durante anos e anos, pode não ser um tarefa tão difícil assim, porém fundamental.Para começar, selecione o que é realmente necessário, muitas vezes acumulamos na mesa papéis que já poderiam ter sido descartados há tempos e não fazemos isso por pura preguiça e descaso, atitude que só faz acumular a bagunça e criar o efeito “bola de neve”. Vale lembrar que nos dias de hoje, devemos adotar uma postura ecologicamente correta e imprimir somente se for indispensável, só isso já fará uma grande diferença, pode acreditar! Antes de tudo, decida como deseja guardar e organizar a papelada. Veja o espaço disponível e estude a forma mais prática de organização. Organize de forma que você tenha acesso ao documento que procura em poucos minutos. Caso você tenha espaço, uma estante repleta de nichos pode ser uma boa escolha. Gaveteiros, cômodas e até sapateiras podem virar um belo “organizador de documentos”. Caixas, cestos e baús também auxiliam na organização da papelada e dão aquele toque de charme.
1 º Dica- Comece aos pouquinhos para não cansar e desistir. Reserve uma manhã ou uma tarde para colocar ordem na papelada. 2ª- Dica- Separe todos, eu disse todos (rs!) os papéis que encontrar na sua casa. Junte tudo em um cômodo, sente em um local confortável e mãos à obra, ops, na papelada. 3º-Dica-Agora comece a criar categorias para a papelada, recibos, contas pagas, contas a pagar, contratos, certidões etc.
4º-Dica- Descarte o que não for necessário e comece a organizar as pilhas e separar as pastas que vão acomodar essa papelada toda.
5º-Dica- Contas pagas como de água, luz, telefone e outras contas de serviços essenciais devem ser guardadas por no máximo cinco anos. 6º Dica- Agora comece pela pilha de contas pagas. Veja a data do pagamento e vá organizando das mais antigas para as mais recentes. Faça o mesmo com as outras categorias de papéis, deixando sempre os documentos mais recentes na frente. 7º- Você poderá arquivar os documentos em pastas suspensas ou pastas sanfonadas, ou até mesmo em pastas comuns, se assim preferir.
8º- O importante é identificar a categoria, os meses e ano das contas e documentos. Para organizar arquivos pessoais, não existe uma receita de bolo prontinha. Cada caso é um caso e a melhor organização será a que for mais prática para você.
Seleção Marabraz- Novos usos – Móveis que podem acomodar a papelada:
Um gaveteiro é uma ótima opção para quem precisa organizar a papelada, tendo ou não um home office em casa. Este aqui parece com um criado-mudo, olha só!
2- Mesa para computador com gaveta e nichos, um mini home office em apenas um móvel. 3- Armário multiuso
Imagens: On the PHD trail, brunch at saks, marie elslie
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6 Comments
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organizador expositor de papel a4 , acesso o link http://tuttilaser.com.br/display-a4/
Tinha uma certa dificuldade pra organizar documentos. Aí comecei a usar Pasta plastica A4 e hoje estou bem feliz. Consigo encontrar o documento necessário e ainda ele fica bem protegido contra sujeiras.
Muito bom.
Perfeito, amei…sou super fã de organização.Quanta dica especial.
Que bom, Lucineya!
Ter um cantinho bem organizado é uma delícia né? *-*
Dicas valiosas nessa matéria!….Nossos parabéns!