Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da Casa

Como organizar armário de cozinha? Veja dicas para colocar ordem e praticidade no móvel

como-organizar-armario-de-cozinha-marabraz

Quem está no dia a dia cozinhando sabe que a organização do ambiente faz toda diferença, por isso saber como organizar armário de cozinha é a chave para o sucesso! Imagine o quanto de praticidade é possível ganhar colocando as panelas mais usadas em um local fácil de pegar ou então separando copos, taças e canecas.

Mas, se você tem dificuldade para arrumar o móvel, não se preocupe! Nós, do Blog Mara, separamos algumas dicas simples que te ajudarão a organizar armário de cozinha com a facilidade que tanto deseja.

Deixe os itens mais usados ao alcance das mãos

Pensar em cada um dos objetos que você possui é o primeiro — e mais importante — passo de como organizar armário de cozinha. Faça esse exercício de imaginar a utilidade do conjunto de panelas, pratos e o que mais tiver no móvel. A partir disso, fica mais fácil conferir o que já não é tão útil e o que é indispensável.

Com isso, guarde os itens mais comuns do seu dia a dia em compartimentos fáceis de alcançar. Os nichos vagos acabam servindo para o que é menos usado. Essa dica é ótima para os que precisam de ajuda e não têm ideia de como organizar armário de cozinha com pouco espaço.

Distribua os utensílios de maneira organizada no armário

A ocupação de espaço de panelas, potes e outros utensílios é outro ponto que precisa ser levado em consideração durante a tarefa de como organizar armário de cozinha. Em alguns casos, é comum ficarmos perdidos com tantos itens que separamos, o que se torna a raiz do problema.

Apesar disso, há alguns macetes simples que você pode colocar em prática depois de separar os utensílios e antes de guardar tudo no devido lugar. Separar pratos e copos por tamanho é um deles e ajuda a encontrar a opção certa para comer uma salada ou beber a água geladinha. Veja o que mais é possível fazer:

Use organizadores para guardar objetos grandes

como organizar armario de cozinha2 - Como organizar armário de cozinha? Veja dicas para colocar ordem e praticidade no móvel

Muito comum na rotina de quem quer deixar cada objeto no devido lugar, o organizador de armário de cozinha é ótimo por ser um item simples e popular. Não à toa, você o encontra com facilidade nas lojas de variedade por um preço bem em conta.

Escolha o que mais combine com sua necessidade e usufrua ao máximo dos recursos que a peça oferece. Você pode aproveitar o organizador vertical para deixar os pratos em pé, instalar ganchos para as panelas e até criar um cantinho das tampas e dos potes plásticos.

Coloque divisórias nas gavetas

Se você convive ou não com o dilema de como organizar armário de cozinha pequeno, uma coisa é certa: as gavetas precisam de atenção especial. Por isso mesmo, seguindo a linha dos organizadores de utensílios, os modelos feitos para gaveta são ótimos aliados na arrumação dos itens.

A faca de carnes, os talheres do dia a dia, a concha e a escumadeira… Tudo ganha seu devido espaço e todos ficam em posição fácil de achar e usar. É até recomendável fazer isso para os utensílios comuns e os destinados ao preparo dos alimentos, ainda mais se seu armário tiver mais de uma gaveta.

Conte com caixas e potes para separar os alimentos

Talvez você se pergunte como organizar o armário de cozinha, caso o mesmo sirva como despensa da casa. Uma dica valiosa para você colocar em prática é a de usar organizadores específicos para separar os alimentos individualmente ou em pequenos grupos.

Farináceos — farinha de trigo, tapioca e farofa —, enlatados — milho, ervilha e peixes em conserva —, doces e biscoitos são alguns dos que podem ser organizados dessa forma. Separe-os em caixas transparentes ou, no caso dos alimentos secos, use os potes. Assim, você consegue conferir a quantidade disponível e repor quando necessário.

Aproveite também o espaço da bancada

Pequena, grande, estreita, larga… Muitos móveis contam com bancadas que são bem úteis na rotina de quem precisa de um cantinho extra para preparar alimentos, colocar eletrodomésticos ou até mesmo apoiar objetos decorativos. Se você quiser planejar como organizar armário de cozinha, esse espaço merece sua atenção.

Pense no que é mais útil no dia a dia do cômodo e precisa ficar ao alcance das mãos. Seguindo a mesma lógica que comentamos no primeiro tópico, você perceberá que o espaço fica bem mais prático quando aproveitamos cada cantinho livre. Veja alguns exemplos do que é possível colocar sobre a bancada:

  • Bebedouros ou filtros de água;
  • Eletrodomésticos — micro-ondas, forno elétrico, entre outros;
  • Frutas em cestos,
  • Itens decorativos.

Limpe o armário com frequência para manter a organização

Assim como os outros móveis da cozinha e da casa como um todo, o armário precisa ser higienizado com frequência, tanto para afastar o risco da proliferação de germes e bactérias quanto para manter a própria organização. É recomendável que você faça isso a cada duas semanas usando limpador multiúso e pano macio.

A limpeza frequente é outra forma de manter a organização de armário de cozinha em dia. Com o hábito, você consegue perceber mais facilmente novos arranjos para os utensílios ou se os alimentos estão dentro do prazo de validade.

Tenha o armário certo para organizar sua cozinha na Marabraz

Gostou das sugestões de organização dos armários de cozinha? Que tal colocar isso em prática com um novo móvel para sua casa? Na Marabraz, você encontra o que precisar com a garantia de qualidade e ótimos preços para ter mais vantagens na sua compra. Aproveite a variedade disponível no nosso site.

Leave a Comment