Please assign a menu to the primary menu location under menu

Organização

Como organizar lavanderia em 5 passos

como-organizar-lavanderia

Se você não gosta que as visitas cheguem perto da sua lavanderia ou não consegue encontrar nada por lá, este post pode te ajudar. A área de serviços não precisa ser o ambiente bagunçado da casa. Com boas escolhas — e sem precisar gastar muito —, você cria uma boa dinâmica de como organizar lavanderia. Quer saber como? Confira abaixo!

Em primeiro lugar, faça uma lista

Essa é a hora em que você precisa anotar todos os objetos que serão guardados na área de serviços. Vassouras, baldes, panos, produtos de limpeza, tábua de passar, ferro e o que julgar necessário. 

Também leve em consideração os itens que você menos usa, mas que ficam nesse cômodo da casa, como uma cadeira de praia ou guarda-chuva. Feito isso, fica mais fácil saber o tamanho ideal do armário para lavanderia e itens que serão necessários para deixar cada coisa em seu devido lugar.

Tire as medidas do ambiente antes de fazer uma compra

Uma das dicas importantes antes de comprar móveis para lavanderia é tirar medida de tudo. Além disso, também é necessário saber qual é o tamanho do item que deseja comprar. Assim, você evita a frustração de ter que trocá-lo. 

No site da Marabraz você encontra informações como altura, largura, profundidade e peso desse tipo de produto. Portanto, fica ainda mais fácil realizar uma compra de forma assertiva no conforto da sua casa. 

Depois de ter as medidas em mão é hora de começar a pesquisar o produto. No caso da área de serviços, o armário aéreo para lavanderia pode ser uma ótima escolha. Assim, você ganha um cantinho a mais para guardar produtos e itens de limpeza, e não economiza espaço no ambiente.

As prateleiras e o nichos também são boas opções

como organizar lavanderia marabraz - Como organizar lavanderia em 5 passos

A área de serviços costuma ser um dos menores cômodos casa e, por essa razão, as prateleiras e os nichos podem ser bem aproveitados e são uma das melhores ideias para lavanderia. Com eles, é possível organizar objetos usando a superfície flutuante e liberar espaço para circulação no ambiente. 

Antes de comprar é importante avaliar qual é o peso que as prateleiras e os nichos suportam. Desse modo, você fica sabendo exatamente se vai poder dispor produtos de limpeza e outros objetos sem preocupação.

Aprenda a manter a organização em dia

Invista em itens organizadores! O ideal é que sejam do mesmo modelo ou mesmo estilo, fator que ajuda a manter uma unidade visual, contribuindo, consequentemente, com a decoração de lavanderia pequena

Outra maneira de como organizar lavanderia é investir em gavetas para acomodar objetos pequenos e não deixar nada espalhado. Os pegboards (aquelas placas com pequenos furos) também podem ser colocados em qualquer parede. Eles são vendidos em diversos tamanhos e garantem que cada objeto fique em seu lugar.

Deixe tudo ao alcance das mãos

Essa dica não faz parte da lista mais clássica de como organizar lavanderia, mas pode ajudar muito: as suqueiras! Elas são encontradas com facilidade em lojas de bairro, e se forem de plástico saem ainda mais em conta. 

Você pode usá-las para colocar os produtos líquidos que usa para lavar a roupa, como o amaciante, por exemplo. Depois, é só comprar o refil quando necessário. Ah! Vale ressaltar que eles costumam ser mais baratos, também. Ou seja, além de ajudar a organizar lavanderia, também é possível fazer economias. 

Invista em caixas organizadoras, ganchos e baldes retráteis

Com as caixas organizadoras fica ainda mais fácil dispor os panos, os pregadores, os produtos de limpeza, os objetos para engraxar sapatos e o que mais tiver por aí. Vale também fixar etiquetas identificadoras para que todos os moradores da casa saibam qual é o lugar certo de cada coisa.

Seja para pendurar a vassoura ou o rodo, pequenos objetos, guarda-chuvas ou o que mais precisar, os ganchos são uma mão na roda. Caso não possa furar a parede da área de serviços, saiba que existem modelos já que vêm com um adesivo de alta capacidade. Sendo assim, basta colar direto na superfície que quiser.

Além de saber como organizar lavanderia, é importante ter no radar a importância de economizar espaço nesse cômodo. Se o seu aspirador é aquele maior, leve em consideração a possibilidade de trocá-lo pelo modelo de pé, que demanda bem menos espaço e ainda é mais fácil de usar.

Outra dica legal são os baldes e bacias que geralmente ficam expostos mesmo quando não estão sendo utilizados. Mas você sabia que existe uma opção retrátil que pode ser fechada e guardada dentro do armário? Mão na roda, né?

E a decoração?

Não é porque a lavanderia é um ambiente mais escondido que não precisa ter uma decoração bacana. Agora que já pensou em toda a organização é hora de deixar o espaço ainda mais atrativo visualmente.

Na maioria dos casos a área de serviços fica bem perto da cozinha e, quando a porta está aberta, ela fica exposta, certo? Por isso, vale apostar na mesma paleta de cores da cozinha na hora de criar a decoração para lavanderia. Dessa maneira, você consegue manter a unidade visual dos ambientes.

Por fim, os adesivos vinílicos também são ótimos para mudar o revestimento sem precisar de “quebra-quebra”. Tem vários modelos que são antimofo e podem receber um paninho úmido para limpeza. O legal é que se já tiver um móvel, pode também adesivá-lo ou trocar os puxadores para ter uma peça com carinha de nova.

1 Comment

Leave a Comment