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Decoração

10 dicas sobre como organizar uma mesa de escritório

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A desorganização está diretamente relacionada à nossa produtividade e à nossa atenção em um ambiente de trabalho. Isso porque, quando não sabemos como organizar uma mesa de escritório, acabamos nos perdendo em meio às atividades e tarefas.

Pensando nisso, para ajudar você a organizar sua mesa de escritório com eficiência e garantir um bom desempenho durante a jornada de trabalho, preparamos algumas dicas práticas! Veja a seguir e descubra como transformar o espaço! 

1. Priorize a ergonomia e o conforto

Antes de começar a organização, é fundamental pensar na ergonomia e no conforto do ambiente de trabalho. Afinal, é nesse espaço que você passa a maior parte do tempo, por isso ele deve ser pensado adequadamente para o período. 

Dessa forma, optar por móveis articulados, que garantam uma boa postura durante a jornada, é fundamental. Lembre-se de que a cadeira deve estar em uma altura que mantenha os dois pés no chão e a mesa posicionada com o monitor abaixo do eixo visual horizontal, o teclado e o mouse alinhados com os cotovelos.

2. Adote o minimalismo

Na hora de organizar, adotar o minimalismo é uma boa forma de manter tudo no lugar e evitar distrações no escritório. Assim, a dica é seguir com a expressão “menos é mais” e evitar excessos, mantendo ao alcance e próximo aos olhos somente aquilo que é essencial.

3. Distribua os objetos de acordo com o uso

Outra dica sobre como se organizar e manter a mesa do escritório bem-arrumada é distribuir os objetos de acordo com a frequência de uso. Por exemplo, se você costuma utilizar um bloco de notas diariamente para anotar as tarefas, mantenha-o mais próximo de você.

O mesmo serve para os itens que você não usa muito, como um planner mensal. Esses objetos podem ficar mais afastados, em gavetas ou estantes presentes no espaço.  

4. Opte por mesas com gavetas embutidas

Para garantir que a organização dure e somente o essencial fique à vista, uma boa alternativa é investir em modelos de mesa de escritório com gavetas embutidas. Assim, você pode manter os itens do cotidiano bem acomodados perto de você, mesmo que não vá usá-los com tanta frequência. 

Optar por mesas embutidas também é ótimo para quem não sabe como organizar uma mesa de escritório e quer abrigar itens pessoais, como celulares, molho de chaves e relógios, durante as horas de trabalho. Com isso, a mesa fica livre para que você cumpra suas tarefas sem distrações.

5. Abuse dos organizadores

Abusar das caixas e pastas organizadoras também é uma excelente dica de organização para quem deseja manter a mesa do escritório livre. Com elas, você mantém os arquivos e documentos importantes separados para utilizar sempre que for necessário. 

Inclusive, caso o trabalho exija o contato diário com diferentes tipos de documentos, experimente versões de organizadores com diversas divisórias. Isso facilita muito a organização e a produtividade. 

6. Use as paredes

Caso a escrivaninha de escritório em questão seja pequena e não comporte todos os itens de trabalho, é possível utilizar as paredes durante a organização. Para isso, é só investir em painéis, cestos, ganchos e prateleiras, nichos e estantes. 

Assim, além de ajudar quem não sabe como organizar uma mesa de escritório, é possível otimizar o espaço de armazenamento e tornar ambientes reduzidos mais funcionais. Sem contar que os painéis podem acomodar recados e lembretes importantes, como datas de entrega e planejamentos.

7. Atenção com a iluminação

A iluminação de um ambiente também é um fator importante durante a organização. Em um escritório, investir na luz adequada é fundamental para manter a produtividade e favorecer a ergonomia. 

Caso seu escritório não seja bem iluminado, uma boa ideia é adquirir uma luminária de mesa. Entretanto, lembre-se de não exagerar, principalmente se a mesa for pequena. 

8. Deixe os fios e cabos fora de vista

Um ponto importante e bastante discutido quando o assunto é como arrumar mesa de escritório são os fios e cabos. É inevitável que eles estejam por perto, principalmente para quem trabalha com computadores. Infelizmente, esses itens podem ser um problema tendo em vista que causam uma poluição visual e podem distrair.

Por isso, na hora de organizar sua mesa, procure deixá-los fora de vista. Para isso, você pode incorporá-los à decoração ou adquirir acessórios como organizadores e abraçadeiras para alinhá-los em um canto do ambiente. 

9. Mantenha o ambiente limpo e organizado

Não tem como falar sobre como organizar uma mesa de escritório sem pensar na limpeza. Afinal, para o espaço seguir organizado, é fundamental criar uma periodicidade de limpeza. 

Nesses momentos, você pode se desfazer dos excessos como papéis que não são mais importantes e itens de pouco uso. A dica é separar ao menos 1 dia da semana para fazer isso.  

10. Não exagere na decoração

Como já dissemos, o minimalismo reina quando o assunto é organização, o que também serve para a decoração. Por mais que os acessórios sejam funcionais e auxiliem nas atividades, o ideal é não exagerar. Porém, vale dar uma carinha sua para o local, com um porta-retrato por exemplo ou uma planta que goste. 

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