Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da Casa

Como pintar teto e parede de cores diferentes: dicas para renovar o ambiente

como-pintar-teto-e-parede-de-cores-diferentesImagem de como pintar teto e parede de cores diferentes

Pintar a casa é uma forma divertida de renovar o ambiente, ainda mais se você souber como pintar teto e parede de cores diferentes. Essa é uma técnica capaz de criar efeitos visuais que transformam o espaço e tirar a decoração da mesmice.

Apesar disso, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto e acabam optando pelo tradicional branco. Entretanto, você pode ir além e inovar. Por isso, trouxemos dicas simples ensinando como pintar teto e parede de cores diferentes. Continue a leitura e se inspire!

Por que pintar teto e parede de cores diferentes? 

Não há dúvidas de que uma boa demão de tinta nas paredes revigora instantaneamente um cômodo. No entanto, a pintura não se limita a embelezar o ambiente. Ela transforma o espaço, criando sensações visuais capazes de fazê-lo parecer mais alto, baixo, amplo ou estreito.

Dessa forma, utilizando a técnica certa, você consegue deixar o cômodo mais agradável e acolhedor, além de criar uma decoração atraente. Tudo depende do seu projeto e do efeito visual pretendido.

Qual é a melhor cor para pintar o teto?  

Para determinar qual é a melhor cor para pintar o teto, precisamos antes analisar o ambiente e determinar qual é a impressão que queremos criar com a pintura. Por exemplo, para fazer o pé direito parecer mais alto, podemos pintar o teto com uma cor mais clara que a das paredes. Veja mais algumas sugestões:

Para rebaixar o teto    

Se você tem um cômodo com o pé direito alto e gostaria que o teto parecesse mais baixo, uma boa dica é pintá-lo com tons escuros. Nesse caso, as paredes devem ter cores mais claras que o teto. Essa técnica deixa o espaço aconchegante e pode complementar a decoração de uma forma criativa.

Para alongar o ambiente

Para alongar o ambiente, visualize o cômodo como um corredor. A parede do fundo deverá ter tons claros, enquanto as das laterais e o teto deverão ser mais escuros. Essa é uma ótima estratégia para criar profundidade.

Para estreitar o ambiente

Quando você precisar que o espaço pareça mais estreito, visualize o mesmo corredor, agora com a parede do fundo e o teto em cores claras. Pinte apenas as paredes laterais com tons mais escuros. 

Para alargar o ambiente

Para que o cômodo pareça mais largo, a dica é pintar a parede do fundo e o teto com tons escuros e as paredes laterais com cores mais claras. Uma boa sugestão para deixar o ambiente harmônico é utilizar cores complementares, alternando apenas as tonalidades.        

Dicas para pintar o teto    

Com as cores já definidas, chegou a hora de colocar a mão na massa. Nessa hora, conhecer algumas técnicas ajuda a não errar na pintura. Para te ajudar e sanar todas as dúvidas, separamos algumas dicas para pintar o teto. Vamos lá! 

  1. Forre o chão e cubra os móveis com papel, plástico ou jornal;
  2. Passe fita crepe nas maçanetas e interruptores ou remova-os temporariamente;
  3. Limpe as superfícies que serão pintadas, removendo a sujeira e poeira;
  4. Se houver algum furo ou buraco na parede, cubra todos com massa corrida e lixe a superfície quando estiver seca;
  5. Vede os rodapés e batentes utilizando fita crepe;
  6. Dissolva a tinta conforme as recomendações do fabricante;
  7. Passe fita crepe nos recortes das paredes e do teto;
  8. Comece a pintura pelo teto;
  9. Faça uma moldura com pincel ou rolo pequeno, com a largura de aproximadamente 20 cm;
  10. Aplique a tinta com um rolo grande, cobrindo a moldura ainda molhada;
  11. Retire a fita crepe dos recortes das paredes com a tinta do teto ainda úmida;
  12.  Pinte as paredes.

Sugestão de cores para o teto 

Já viu que é simples aprender como pintar teto e parede de cores diferentes, não é? Então, é hora de usar a criatividade e investir em uma decoração diferente. Afinal, com técnicas simples, é possível valorizar o espaço e criar um ambiente com personalidade.

Para que você se inspire ainda mais, preparamos algumas sugestões de cores para o teto. Assim, temos certeza de que o design do seu projeto ficará autêntico e bem original. Confira abaixo!

  • Cinza-claro e escuro: combinar diferentes tonalidades de cinza é uma boa estratégia para quem quer aprender como pintar teto e parede de cores diferentes, mas tem receio de usar cores fortes;
  • Rosa-claro e branco: o teto rosa com paredes brancas mantém a leveza do ambiente, acrescentando um toque de cor. Também é ótimo para quartos infantis;
  • Azul-marinho e cinza-claro: opção perfeita para complementar decorações modernas. O azul-marinho pode ser usado tanto no teto quanto em uma das paredes;
  • Cinza e rosa: duas cores que se complementam e deixam qualquer ambiente sofisticado;
  • Marrom e bege: essa combinação clássica funciona principalmente em áreas grandes, criando unidade e oferecendo sensação de acolhimento. 

Faça a decoração completa da sua residência ou escritório com a Marabraz 

Com todas essas dicas ensinando como pintar teto e parede de cores diferentes, temos certeza de que você nunca mais terá receio de inovar na pintura da sua residência ou escritório.

Para criar uma decoração completa, conheça a nossa linha de produtos com tudo o que precisa para transformar o seu espaço. Renove qualquer ambiente com luminárias, tapetes, almofadas e muito mais. 

Confira também as novidades e ofertas imperdíveis que preparamos para você. Os melhores móveis com os melhores preços você só encontra na Marabraz. Acesse agora para não perder!

Leave a Comment