Por ser um país tropical, as altas temperaturas são uma realidade durante o ano todo em algumas regiões do Brasil. E quando o verão chega, as altas temperaturas surgem de norte a sul. Não à toa, muitos se perguntam como refrescar o ambiente gastando pouco.
Sim, é possível reduzir um pouco a temperatura da sua residência sem necessariamente investir na instalação de um ar-condicionado. Para te ajudar nessa missão, a equipe do Blog Mara selecionou as melhores dicas de como refrescar o ambiente sem mexer muito no bolso.
Invista nas cores claras
Calma, não precisa sair pintando todas as paredes da casa de branco (só se você quiser). A dica aqui é apostar nas cores claras por meio de elementos decorativos têxteis leves e finos, que podem ser mantas, roupas de cama, capas de almofadas, tapetes e cortinas, por exemplo.
Essa é uma das principais dicas para refrescar o ambiente porque as cores refletem qualquer incidência de luz, como se fossem um espelho, enquanto as mais escuras a absorvem. Dessa maneira, vale apostar no branco, marfim, bege e até mesmo tons pastel.
Posicione bacias de água em pontos da casa
Espalhar bacias de água pela casa também é uma das maneiras de como refrescar um ambiente sem gastar muito. Isso porque a água evapora e pode aliviar um pouco a sensação térmica, além de melhorar a umidade do ar.
No entanto, é superimportante ter em mente que o verão é a estação do ano favorita de diversos mosquitos, entre eles o Aedes Aegypti, que se prolifera em águas paradas.
Por essa razão, é fundamental fazer a troca da água ao menos uma vez por dia. A cada substituição, vale higienizar o interior da bacia com sabão e o auxílio de uma bucha.
Use os ventiladores de maneira funcional
A verdade é que o ventilador não ajuda a amenizar as temperaturas, já que elas permanecem as mesmas. O que ele pode fazer, na verdade, é melhorar a circulação do ar e tornar o ambiente mais confortável do ponto de vista térmico.
Então, afinal, como refrescar o ambiente com ventilador? Um dos truques é apontá-lo para fora do ambiente, evitando que o ar externo, que geralmente é mais quente, invada a casa.
Vai passar bastante tempo parado em um mesmo local, seja trabalhando em casa, lendo um livro ou assistindo ao novo episódio de uma série? Nesse caso, a dica de como refrescar o ambiente é apontar o ventilador para você e posicionar uma bacia de água fria e pedras de gelo no meio.
Troque as lâmpadas incandescentes pelas de LED
A troca de lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas de LED também entra para a lista de maneiras de refrescar o ambiente. Além de ajudar a amenizar as temperaturas, uma vez que geram menos energia, também é possível diminuir o valor da conta de luz. Economia financeira e conforto térmico em um só caminho!
Mude a decoração e leve as flores para dentro de casa

Por fim, mas não menos importante: conte com a ajuda da natureza. Mudar a decoração da casa é uma maneira de aliviar as temperaturas. Lembra-se da primeira dica? Além de apostar nas cores brancas, também é super válido levar as plantas para dentro de casa.
Além de ajudar a repaginar o décor da casa, existem diversas espécies que arejam e purificam o ar dos cômodos. Mas, afinal, quais as espécies de plantas que refrescam o ambiente?
- Dracena: é indicada para ambientes com poucas aberturas, já que cresce melhor em ambientes com baixa iluminação;
- Espada de São Jorge: resistente e durável, ela sobrevive a ambientes extremos, seja de calor ou de frio;
- Samambaia: excelente opção para casas e apartamentos pequenos, já que pode ser pendurada no topo da parede;
- Lírio da Paz: além de ser uma flor que chama atenção pela sua beleza e purifica o ar, ela também se destaca pela excelente absorção de fumaça de cigarro.