Please assign a menu to the primary menu location under menu

Organização

Como ter uma cozinha prática e organizada?

cozinha-pratica

Otimizar o tempo dedicado às tarefas domésticas é uma das principais preocupações de qualquer adulto. No caso do preparo das refeições, especificamente, uma cozinha prática e organizada pode fazer total diferença na sua rotina. 

E a boa notícia é que ter uma cozinha prática pode ser mais fácil do que você imagina. O segredo está na típica frase “menos é mais”. Ou seja, neste cômodo, o ideal é priorizar a funcionalidade e, a partir disso, pensar na decoração

Para te auxiliar, a equipe do blog Mara explica os 10 passos principais para ter uma cozinha prática e bem organizada. E o melhor: gastando pouco. Confira o conteúdo abaixo!

Dispense tudo o que não é utilizado

Para criar uma cozinha funcional, é importante se desfazer de todos os itens que não apresentam mais utilidade. Dessa maneira, faça uma limpa no armários e doe os objetos que não têm usado há meses ou anos. 

Foque na limpeza e na organização geral

Depois de retirar todos os objetos, é válido fazer uma limpeza no interior dos armários e, se possível, na geladeira também. Em seguida, é hora de organizar tudo do zero. 

Nesse caso, o recomendado é organizar tudo por setores. Ou seja, os alimentos e os utensílios de cozinha que são usados frequentemente devem ficar na área inferior dos armários, facilitando o acesso a esses itens. 

Já aquelas louças que são usadas somente em ocasiões especiais, como taças, pratarias e jogos de facas refinados podem ficar nos compartimentos mais altos dos armários, visto que não são utilizados com tanta frequência. 

1 – Talheres

Os talheres devem estar na primeira gaveta do balcão, preferencialmente em um divisor para agrupar facas, garfos e colheres. Já os utensílios maiores, como conchas, escumadeiras e espremedor, por exemplo, podem ficar na gaveta de baixo.

2 – Copos e xícaras

Já os copos devem ser organizados de acordo com os tipos e os tamanhos. Os menores devem estar sempre na frente, todos agrupados por modelos, enquanto os mais compridos podem ser posicionados no fundo do armário. 

As xícaras e as canecas devem seguir a mesma lógica. As que são utilizadas no dia a dia para tomar aquele cafezinho ficam na frente. Os modelos menos usados devem estar mais ao fundo dos armários. Além disso, no caso das xícaras pequenas, vale fazer uma pequena pilha com duas peças, fator que pode te ajudar a ganhar espaço.

3 – Pratos

Com os pratos não é diferente, mas o melhor é empilhá-los de acordo com o modelo. Na base, deixe os rasos, e, sobre eles, organize os fundos. Por fim, coloque os de sobremesa. Caso não seja possível fazer uma única pilha, o melhor é deixar ao fundo aqueles que não são utilizados com frequência no dia a dia.

4 – Panelas e frigideiras

cozinha pratica marabraz 1 - Como ter uma cozinha prática e organizada?

As gavetas fundas são os compartimentos ideais para organizar esses utensílios domésticos, mas, caso você não as tenha, basta agrupá-los em qualquer outro compartimento de profundidade do seu armário. 

No momento de fazer a distribuição, deixe na frente aquelas que são mais utilizadas, e, no fundo, somente as peças que você usa esporadicamente. Além disso, a regra dos tamanhos continua valendo: as menores ficam dentro das maiores. Com relação às tampas, o recomendado é agrupar todas elas juntas ao lado das panelas ou, se possível, em uma gaveta rasa. 

5  – Potes

Os potes devem ser organizados de acordo com o material e os tamanhos, enquanto as tampas devem estar todas juntas em um só lugar — assim como as tampas das panelas. 

E, falando em tampas, vale ressaltar que o ideal é evitar guardar os potes tampados, já que isso pode gerar um leve odor. Para quem tem uma cozinha pequena e não possui um armário tão amplo, a dica é dar preferência aos modelos quadrados ou retangulares, já que os redondos tomam mais espaço. 

6 – Eletroportáteis

Considerando que os eletroportáteis — como liquidificador e batedeira, por exemplo — possuem acessórios ou podem ser desintegrados, é fundamental ressaltar que todas as peças devem ser guardadas juntas. 

Sua cozinha mais prática e organizada sempre

Viu como criar uma cozinha prática pode ser fácil? O segredo é manter somente os itens que realmente são utilizados. Além disso, é imprescindível manter a organização no dia a dia para evitar que a bagunça vire uma bola de neve. 

Caso esse cômodo tenha uma metragem reduzida, vale apostar em alguns itens para ganhar espaço e organizar seus utensílios domésticos com mais facilidade. Nesse caso, instalar prateleiras flutuantes pode ser uma ótima opção e, além disso, elas contribuem com a decoração de cozinha pequena.

monte sua cozinha - Como ter uma cozinha prática e organizada?

Leave a Comment