Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Como usar tapete na sala? Esclareça as principais dúvidas aqui

como-usar-tapete-na-sala(1)

O tapete é um item cheio de funcionalidade. Ele faz total diferença na decoração, proporciona mais aconchego, ajuda a definir ambientes, melhora a sensação térmica e até mesmo a acústica. No entanto, é importante ficar por dentro de algumas recomendações para ser assertivo na hora de posicioná-lo. Veja abaixo como usar tapete na sala

Qual é o tamanho certo? 

Vamos começar com uma das principais dúvidas: afinal, qual deve ser o tamanho de tapete para sala? É importante mencionar que não existe uma metragem específica. O tamanho pode variar de acordo com o tipo do tapete e o tamanho da sala. 

Caso o tapete seja usado para demarcar um ambiente (muito comum em residências com ambientes integrados), ele deve ficar de 15 cm a 20 cm maior que o espaço demarcado. 

Supondo que o tapete seja usado na sala de estar, ele pode passar cerca de 10 cm dos pés dianteiros do móvel. Você tem poltronas? Se sim, existem duas maneiras de posicioná-las: com os quatro pés sobre o tapete ou totalmente fora dele. 

E como usar tapete na sala de jantar? Para esse tipo de cômodo, a dica é calcular o espaço necessário para movimentar as cadeiras sem que elas enrosquem na barra do tapete. 

Como usar tapete redondo?

As formas de usar tapete na sala descritas acima podem ser aplicadas com tapetes retangulares ou quadrados, mas e quando eles são redondos? É importante ter em mente que esse tipo de formato é mais difícil de posicionar, por isso, o truque é colocá-lo em algum espaço central para englobar um móvel inteiro. 

A forma mais comum de usá-lo é na sala de estar, englobando a mesa de centro. Diferentemente dos outros formatos, o ideal é que ele não ultrapasse os pés dianteiros do sofá. 

Qual é o melhor tapete para quem tem pets em casa?

como usar tapete na sala marabraz - Como usar tapete na sala? Esclareça as principais dúvidas aqui

Afinal, como escolher tapete para sala quando se tem pets em casa? Aqui, a atenção vai para o material. Nessa situação, o tapete de bambu e o de nylon são os mais indicados. O bambu tem como benefício a durabilidade e a limpeza prática, já o nylon também é durável e, além disso, possui mais resistência ao atrito. 

O algodão e a lã são matérias-primas tradicionais da tapeçaria e também podem ser considerados para quem tem pets. Já entre os materiais menos indicados, vale mencionar o tapete de seda. Trata-se de uma fibra nobre que garante uma atmosfera sofisticada, por ser sensível, não é uma boa ideia para quem tem cães e gatos. 

Como manter o tapete firme?

O tapete está se movendo? Para mantê-lo fixo e evitar acidentes, o truque é colar uma fita dupla-face especial para tecidos. Há quem prefira colocar um feltro sob o item ou, ainda, forros que garantam mais aderência da peça ao piso. 

Como usar tapete em ambientes integrados?

Existem basicamente duas formas de colocar tapete na sala integrada. Uma delas é posicionar o item em apenas um ambiente, ou seja, na sala de estar ou na sala de jantar. 

A outra maneira é posicionar um tapete em cada espaço. Nesse caso, é importante levar dois fatores em consideração. O primeiro deles é que os designs de ambos os itens devem conversar entre si para não carregar a sala visualmente. O outro é que um não deve encostar no outro, já que o objetivo é justamente delimitar espaços. Sendo assim, fita métrica na mão para não errar as medidas! 

Como cuidar dos tapetes?

como usar tapete na sala de estar - Como usar tapete na sala? Esclareça as principais dúvidas aqui

Por último, mas não menos importante: além de saber como usar tapete na sala, também é importante entender como a higienização deve ser feita. No entanto, o passo a passo pode variar totalmente de acordo com os materiais. Enquanto alguns podem ser lavados com água e sabão neutro ou apenas limpos com aspirador de pó, outros demandam cuidados profissionais. Por isso, o ideal é sempre conferir as indicações do fabricante.

Leave a Comment