Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Confira 4 opções de estilos de decoração para se inspirar

estilos-de-decoracao

A nossa casa é também o nosso refúgio. Por isso, é tão importante que ela reflita os nossos gostos pessoais. Se você está de mudança ou deseja apenas renovar alguns cantinhos da sua residência, é sempre válido procurar referências sobre os estilos de decoração e apostar naquele que mais combina com a sua personalidade e, claro, atenda às suas necessidades. 

Caso você não saiba por onde começar, então este post pode ser uma mão na roda! A equipe do Blog Mara selecionou e explicou as características dos principais tipos de decoração: rústico, industrial, escandinavo e retrô. Entenda sobre cada um deles abaixo!

Decoração rústica

Muito comum em casas de campo, a decoração rústica traz para o centro das atenções os elementos em madeira e remete ao contato com a natureza. Isso não quer dizer, porém, que ela não possa servir como inspiração para decorar uma residência urbana. 

Além dos móveis de madeira, itens decorativos de palha, pedra, barro e cobre também remetem ao estilo rústico. E se o objetivo é garantir um toque de elegância, você pode investir também em itens de metal ou vidro. Confira as ideias mais clássicas desse tipo de decoração:

  • Móveis de pallets;
  • Caixotes de madeira (podem servir como nichos);
  • Filtro de barro;
  • Presença de plantas dentro de casa;
  • Itens têxteis em tons terrosos (como cortina, sofá e tapete),
  • Luminárias de metal.

Decoração industrial

estilos decoracao - Confira 4 opções de estilos de decoração para se inspirar

Criada nos Estados Unidos entre as décadas de 50 e 70, a decoração industrial surgiu a partir da necessidade de transformar grandes fábricas em lofts. Ela pode ser uma excelente aposta para apartamentos e casas de tamanho reduzido, já que uma das características principais é a integração de ambientes, fator que ajuda a ampliar espaços. 

Além disso, vale ressaltar que é um dos estilos de decoração mais interessantes para quem busca investir em uma tendência moderna, jovial e criativa. Veja outras características-chaves do estilo industrial:

  • Fios aparentes;
  • Parede de tijolo;
  • Cores neutras (branco, preto e cinza);
  • Revestimento em cimento queimado;
  • Iluminação com pendentes e lâmpadas com filamento de carbono,
  • Presença de itens de ferro fundido, cobre, aço e madeira de demolição.

Decoração escandinava

estilos de decoracao marabraz - Confira 4 opções de estilos de decoração para se inspirar

Inspirada nos países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia), a decoração escandinava é clean e minimalista. O branco predomina nessa tendência, bem como a presença de vasos de plantas e itens de decoração com design reto e simples. 

A simplicidade e o conforto são alguns dos pontos-chave do estilo escandinavo, além da iluminação natural. Por isso, é comum encontrar ambientes com janelas grandes, que favorecem a entrada dos raios solares. Confira outras características predominantes:

  • Piso de madeira ou todo branco;
  • Presença de mantas nos sofás, poltronas e camas;
  • Tapetes e quadros em preto e branco;
  • Objetividade (não há excessos nesse tipo de decoração),
  • Cores neutras, utilizando o branco como base.

Decoração retrô

Se você gosta de garimpar itens em brechós e sempre repara nos objetos mais antigos quando vai à casa dos seus avós, então a decoração retrô pode ser a sua melhor escolha. 

Este é um dos estilos de decoração marcado pela mistura de cores, como vermelho, amarelo, marsala, verde-musgo e azul-tiffany. Os móveis e os eletrodomésticos geralmente possuem linhas arredondadas, e um dos principais símbolos é a cadeira eames, que têm pés em palitos (outro indicativo a decoração retrô). Confira outras características:

  • Espelhos e quadros redondos;
  • Papel de parede floral ou em tons pastéis,
  • Presença de poltronas estofadas, abajures e demais itens de decoração antigos, como vitrolas e máquinas de escrever.

Retrô X Vintage: entenda a diferença

Esses são os estilos de decoração que costumam ser confundidos facilmente. Por isso, é mais do que válido explicar as diferenças: visualmente, eles são semelhantes e possuem os mesmos traços. 

No entanto, a decoração vintage é feita com itens realmente antigos, criados em décadas passadas. Já o estilo retrô é constituído por peças contemporâneas, isto é, que foram desenvolvidas recentemente, mas que são inspiradas no design do estilo retrô.

A sua casa do seu jeito

Esses são apenas alguns dos diversos estilos de decoração existentes. Você pode seguir apenas um deles como fonte de inspiração ou misturar as características de diferentes tendências. O mais importante é colocar a criatividade para funcionar e deixar a sua casa do jeito que você sempre sonhou. 

E caso precise renovar os móveis e itens domésticos, então confira o site da Marabraz, onde você encontra variedade, preço baixo e diferentes formas de pagamento. Aproveite e renove a decoração da sua casa em apenas alguns cliques!

 

Leave a Comment