Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Confira dicas básicas e criativas para os preparativos da decoração de Natal

decoracao-de-natal

A aproximação do final do ano nos leva a dois grandes eventos, sendo o Natal um deles. Para grande parte das pessoas, o dia é dedicado à confraternização em família e à troca de presentes. E para comemorar uma data tão especial, é sempre válido apostar em uma decoração de Natal para entrar no clima.

A melhor das notícias é que existem diversas ideias de decoração de Natal para você se inspirar, desde as mais simples, que demandam poucos gastos, até as mais trabalhadas, para quem não abre mão de uma dose de elegância.

Pensando nisso, nós, do Blog Mara, selecionamos as principais dicas de decoração de Natal. Confira abaixo, anote as suas favoritas e mão na massa para entrar no clima natalino!

Começando pela parte externa

Os enfeites de Natal podem começar a ganhar vida já na parte externa da casa ou apartamento. Uma das maneiras mais clássicas de criar esse tipo de decoração é apostar no tradicional pisca-pisca ou mesmo em luzes de led, que podem aparecer na fachada da residência ou na varanda.

A guirlanda é outro item clássico para compor a decoração de Natal na área externa. Você pode encontrá-la em diferentes tamanhos e com acessórios variados. Só não vale esquecer que, para pendurá-la na porta, é importante contar com o auxílio de um gancho, combinado?

decoracao de natal marabraz - Confira dicas básicas e criativas para os preparativos da decoração de Natal

O hall de entrada também pode ser explorado

Se você tem um hall de entrada na sua casa ou apartamento, é mais do que válido posicionar alguns arranjos de Natal para decorar esse cantinho e reforçar o clima natalino.

Nesse caso, você pode apostar em um vaso médio e posicioná-lo no chão, ou mesmo o aparador, caso você tenha. Feito isso, faça arranjos com flores e folhas vermelhas e verdes e, se quiser torná-lo mais volumoso, vale concluir com objetos que imitam a pinha, um objeto típico do Natal.

A típica árvore de Natal que nunca fica de fora

Quando o assunto é decoração de Natal, a árvore é um dos elementos principais e indispensáveis. O mais interessante é que o momento de montá-la já pode ser uma confraternização em família. Sendo assim, chame as crianças, coloque uma música legal e mãos à obra!

decoracao de natal mara - Confira dicas básicas e criativas para os preparativos da decoração de Natal

No momento de montá-la, você pode pendurar pequenas bolas vermelhas, verdes, pratas e douradas, pisca-pisca. No topo, vale posicionar a tradicional estrela. Caso queira, aposte em outros objetos de sua preferência que remetam à essa época do ano. Esse é um daqueles momentos nos quais você e a família toda podem deixar a criatividade fluir.

Funcionalidade e decoração de Natal em um só caminho

Além de todas as dicas clássicas de ornamentação de Natal já mencionadas, é possível ir além e somar funcionalidade e decoração. Como? De um jeito bem simples. Avalie os objetos decorativos que você já possui em casa e veja se é possível aproveitá-los para garantir o clima natalino.

Vamos a um exemplo: você gosta de espalhar almofadas no sofá da sala? Se a resposta for sim, que tal apostar em capas vermelhas? O tapete também pode ser vermelho ou verde-escuro, as cores clássicas do Natal.

E não para por aí! Você tem garrafas de vidros paradas em casa e não sabe muito bem o que fazer com elas? Ou mesmo vidros de palmito ou azeitonas? Eles não precisam ir para o lixo e podem compor a decoração natalina.

Nesse caso, é importante que eles estejam totalmente higienizados e livres de qualquer embalagem. Feito isso, basta colocar pequenos fios de pisca-pisca ou luzes de led e ligá-los durante a noite. Assim, é possível reaproveitar os itens e garantir um ponto diferencial para a sua decoração de Natal.

A hora da ceia chegou. E agora?

Finalmente é hora de falarmos da mesa de Natal. A decoração vai depender diretamente do espaço que você tem disponível na mesa e até mesmo do número de convidados.

Independentemente da sua realidade, é sempre válido ter em mente que a decoração não pode atrapalhar o momento da refeição. Ou seja, nessas horas, o conceito minimalista “menos é mais” cai como uma luva.

No entanto, é possível apostar em alguns itens certeiros. Um deles é a toalha de mesa. Caso ela seja vermelha ou verde, fica mais fácil garantir aquele toque natalino. Para quem não é muito fã das tolhas, o jogo americano que leva as cores típicas do Natal também pode ser uma boa ideia.

Depois, é hora de pensar nas louças. Elas também podem ser vermelhas ou verdes, mas as brancas costumam ser bastante recomendadas. Isso porque elas garantem um ar de neutralidade para a mesa e, além disso, podem ser aproveitadas em confraternizações que acontecem em outras épocas do ano.

Por fim, não esqueça de distribuir talheres e taças. E para concluir com um toque de elegância e sofisticação, é válido apostar no porta-guardanapos de anel e guardanapos de tecido.

Leave a Comment