Please assign a menu to the primary menu location under menu

Guia de compras

Conheça as especificidades dos principais tipos de sofá e escolha o seu

tipos-de-sofa

Está de casa nova ou pretende repaginar a sala de estar atual? Então toda e qualquer ajuda relacionada à funcionalidade e à decoração desse tipo de cômodo é mais que bem-vinda! Pensando nisso, a equipe do Blog Mara preparou um conteúdo super completo sobre tipos de sofá.

Ele é um dos principais móveis da sala de estar e deve atender às necessidades da família toda. Com tantas opções disponíveis no mercado, algumas dúvidas costumam surgir: afinal, quais são os principais tipos de sofá? E qual é o melhor para a sua casa? São essas as questões que serão respondidas detalhadamente ao longo do artigo. Confira! 

De olho nas medidas

tipos de sofa marabraz 465x246 - Conheça as especificidades dos principais tipos de sofá e escolha o seu

Fita métrica na mão para tirar as medidas do ambiente e compará-las aos tamanhos do sofás. Nesse caso, é importante ter em mente que deve haver um espaço de, no mínimo, 60 cm entre o móvel e os outros itens do espaço, a fim de garantir uma boa circulação. 

Além de verificar as medidas do cômodo onde o móvel será instalado, no momento de comprar sofá também é importante medir o tamanho da porta da residência. No caso de apartamentos, verifique as dimensões do elevador ou das escadas. 

Caso as medidas do sofá sejam incompatíveis com o elevador ou as portas, a alternativa é recorrer ao içamento de móveis. Nesse caso, é preciso contratar os serviços de uma empresa especializada. Sendo assim, o recomendado é pesquisar os melhores valores e adicioná-los ao seu orçamento final para evitar surpresas desagradáveis. 

Você deseja um sofá de quantos lugares?

Além de verificar as medidas dos locais indicados acima, estipular uma quantidade de assentos também é uma maneira de como escolher o tamanho do sofá. Para isso, leve em consideração a quantidade de moradores da casa e a frequência com a qual ele é usado. 

Você costuma passar horas no sofá assistindo filmes e seus programas favoritos? Nesse caso, o sofá 3 lugares pode ser uma boa opção. Mas, se ele é utilizado apenas para descansos rápidos, então o sofá de dois assentos já pode ser suficiente para suprir suas necessidades. 

Os principais modelos de sofá são os de dois e três lugares. Mas, caso você precise de um móvel maior, aqui, na Marabraz, é possível encontrá-lo com até seis assentos, além dos conjuntos. 

O conjunto, também chamado de jogo, geralmente é formado por dois sofás que possuem o mesmo design e são posicionados em paredes diferentes. Enquanto um móvel tem três assentos, o outro tem dois. Também é possível encontrar jogos que contam com puffs, ideais para você apoiar os pés e tornar o momento de descanso ainda mais prazeroso. 

Escolha o modelo mais prático para você 

Diversos são os modelos de sofá: tradicional fixo, tradicional fixo com os pés aparentes, de canto, retrátil e reclinável, sofá-cama e chaise. Você sabe quais são as especificidades de cada um deles? Confira abaixo. 

Sofá tradicional fixo

O sofá tradicional é aquele que possui assento e encosto fixos. Ele é encontrado mais facilmente com disponibilidade para dois ou três lugares, e há opções que possuem pés revestidos (ideais para uma decoração mais básica), enquanto há outras com os pés aparentes, que caem bem em uma sala mais clássica e elegante. 

Sofá de canto

tipos de sofas 465x246 - Conheça as especificidades dos principais tipos de sofá e escolha o seu

Também conhecido como “sofá em L”, o sofá de canto é ideal para quem tem uma família grande que gosta de curtir um bom filme, série ou outras programações. Por contar com um espaço amplo, mesmo nos modelos que são mais compactos, ele também é ideal para quem gosta de receber amigos e familiares em casa. 

Como o próprio nome já pressupõe, o sofá em L é ideal para ser encostado em um canto, já que possui um quina que se encaixa perfeitamente no encontro entre as duas superfícies. Vale ressaltar, ainda, que é possível encontrá-lo em diferentes tamanhos. 

Sofá-cama

Se você mora em uma residência pequena e está sempre recebendo visitas que passam mais de um dia na sua casa, então o sofá-cama pode ser uma excelente aposta. 

Quando fechado, ele serve perfeitamente como um sofá. Quando aberto, o móvel se transforma em uma cama. Trata-se de um dos tipos de sofá mais indicados para os clientes que priorizam a versatilidade. No momento de fechar a compra, é fundamental considerar as medidas do móvel aberto para não comprometer a circulação de pessoas no ambiente. 

Sofá-retrátil

O sofá retrátil é aquele que possui encosto reclinável em um ângulo de cerca de 120º, na maior parte dos modelos. Além disso, também é possível expandir o assento desse tipo de móvel, fator que garante ainda mais conforto. 

Ideal para quem gosta de maratonar séries ou passar horas na frente da TV acompanhando outros programas, esse tipo de sofá se destaca pelo aconchego e comodidade. 

Sofá com chaise

tipos de sofa apartamento 465x246 - Conheça as especificidades dos principais tipos de sofá e escolha o seu

Deseja um espacinho a mais para esticar as pernas? Então que tal um sofá com chaise? É um tipo de móvel que conta com um alongamento em um dos assentos, que pode ou não ficar encostado na parede. 

Esse tipo de sofá pode ser encontrado em diversos tamanhos e funcionalidades. Assim como o retrátil, um dos principais benefícios desse modelo é o alto nível de conforto. Ideal para passar horas e horas relaxando na sala da sua casa! 

Material e textura: importantes para garantir um toque confortável 

Já falamos aqui sobre a importância das medidas e de escolher o modelo mais assertivo de acordo com as suas necessidades. Contudo, os fatores que merecem atenção não param por aí! Afinal, como escolher um sofá de qualidade que garanta conforto a longo prazo? Nesse caso, é importante saber mais sobre a matéria-prima e os tecidos usados para a fabricação. 

Matéria-prima

Entre os principais materiais para a fabricação de sofás destaca-se a fibra. A principal vantagem é a durabilidade e a resistência às deformações. Além disso, vale ressaltar que é um material indicado tanto para as áreas internas como para as externas. 

Para quem prioriza o conforto acima de tudo, o sofá de espuma é uma das opções mais indicadas. Nesse caso, vale destacar que a densidade pode variar de acordo com as divisórias. As mais confortáveis vão para o assento, enquanto uma intermediária é usada nos encostos e outra um pouco mais rígida nos braços. Assim, é possível somar conforto e firmeza. 

Vale citar, também, os materiais utilizados para a estrutura do móvel. Tanto a caixa do sofá como os pés podem ser feitos de madeira maciça ou aço. Já o encosto e os braços costumam ser estruturados com laminado compensado (chapas finas de madeiras coladas). 

Textura

O tecido que reveste o sofá é outro fator que pode alterar muito o nível de durabilidade e conforto. Entre os principais, vale citar o chenille, o linho e o suede — opções mais confortáveis que garantem um toque macio e suave. 

Acrescenta-se à lista de tecidos para sofá o jacquard, que tem uma textura parecida com a lona, e o couro sintético. Firmes e resistentes, essas opções são mais indicadas para quem prioriza a durabilidade e possui crianças e pets em casa. 

Limpeza do sofá

tipos de sofa sala 465x246 - Conheça as especificidades dos principais tipos de sofá e escolha o seu

A higienização pode variar de acordo com os diferentes tipos de sofá, sobretudo pela diversidade de tecidos. Por isso, é sempre válido conferir as etiquetas do móvel antes de começar a limpeza. 

Na maioria dos casos, o ideal é começar usando um aspirador para retirar migalhas e outras sujeiras que podem se acumular na superfície ou entre as almofadas. Depois, use sabão neutro, escova com cerdas macias e um pano úmido para a limpeza mais pesada. 

Contudo, existem tipos de sofá que demandam uma higienização profissional. Por isso é tão importante verificar as recomendações do fabricante para apostar no melhor método e preservar a qualidade e a durabilidade do seu móvel. 

Será que vale a pena impermeabilizar?

Caso você prefira impermeabilizar (utilizar uma técnica para repelir líquidos), é fundamental que pesquise antes o histórico da empresa. Avalie na internet comentários de outros clientes. Outra coisa que é importante ter em mente: avalie com a empresa qual é a técnica que utiliza, se tem alguma restrição em relação a vinhos, por exemplo, e qual o prazo de garantia do serviço.

Sofá é na Marabraz

E aí, já sabe qual o melhor sofá para atender às suas necessidades e preferências? Então confira o site da Marabraz e escolha a sua opção favorita. O catálogo é recheado de variedade, e, aqui você encontra um excelente custo-benefício e diversas formas de pagamento. Aproveite!

Leave a Comment