Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Cores de casa: as mais indicadas de acordo com os principais cômodos

cores-de-casa

O projeto de decoração de uma residência é composto por diversos detalhes. Além de pensar na funcionalidade e tentar alinhá-la com a personalidade dos moradores, é importante imaginar a sensação que você deseja ter ao entrar em determinado cômodo. Nesse caso, as cores de casa podem fazer total diferença. 

A combinação de cores pode aparecer nos móveis, nos itens decorativos, nos revestimentos e, principalmente, nas paredes. Ela é responsável por deixar um espaço visualmente mais quente ou frio, por isso, é fundamental analisar cada tom antes de decorar ou renovar sua casa. 

Para te ajudar na missão de escolher as cores de casa, a equipe do Blog Mara buscou as melhores opções de acordo com os principais cômodos, considerando a parte externa. Confira abaixo!

Cozinha

A cozinha é aquele tipo de cômodo onde é possível mesclar cores quentes e frias facilmente. Aliás, você já ouviu falar que a cor ajuda a abrir o apetite? Isso acontece em razão da atuação das ondas eletromagnéticas no nosso sistema nervoso. O vermelho, por exemplo, pode ser uma boa opção para isso.  

No entanto, por ser uma cor vibrante, o recomendado é que ela apareça em móveis, utensílios ou pequenos itens decorativos. Já as cores de tintas para paredes e revestimentos podem ser neutras, como o branco, o off-white ou o cinza clarinho. Essa combinação pode ser ideal para quem busca uma cozinha moderna e, ao mesmo tempo, confortável e harmônica! 

Quartos

cores de casa marabraz - Cores de casa: as mais indicadas de acordo com os principais cômodos

Pensar na função de cada cômodo pode te ajudar a definir as cores de casa. Quando o assunto é o quarto, é fundamental ter em mente que se trata de um ambiente voltado para o descanso. Por isso, o recomendado é apostar em cores frias, como azul ou verde, ou neutras, como branco e cinza. 

Além disso, por se tratar de um dos espaços mais íntimos da casa, é importante que ele comunique a sua personalidade. No caso das cores para quarto de casal, por exemplo, o melhor é optar por uma base neutra e deixar os tons favoritos das duas pessoas para os itens decorativos. Dessa maneira, é possível criar um ambiente harmônico, atendendo os interesses de cada um. 

Sala

A sala é o ambiente no qual as pessoas costumam acomodar as visitas para colocar o papo em dia. Por isso, é válido que ela tenha um meio-termo entre as cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) e as frias (verde, azul e violeta) ou neutras (branco, preto e cinza). 

Enquanto as cores quentes provocam agitação, as frias e neutras garantem mais aconchego e conforto, por isso o encontro desses tons pode ser uma boa pedida para a sala. 

Dito isso, você pode escolher uma parede para ser o centro das atenções do cômodo e pintá-la com uma cor vibrante. Para garantir o equilíbrio, o ideal é que a tinta das outras paredes seja fria ou neutra, bem como os móveis grandes, como o sofá e o rack. 

Já em relação aos itens decorativos, é possível deixar a criatividade e a personalidade fluírem mais naturalmente. Mas caso precise de uma ajudinha nesse quesito, anote a seguinte dica: aposte na variação de tons da cor que escolheu para ser o centro das atenções da sua sala. 

Banheiro

Nesse caso, não existem muitas regras. A grande recomendação é priorizar a amplitude, já que, na grande maioria das residências, os banheiros costumam ter um tamanho reduzido.

Sendo assim, se o objetivo é criar um ambiente com características coloridas e vivas, o melhor é optar por um espelho grande, uma escolha curinga para garantir a sensação de expansão ao ambiente. 

Área externa

As cores de tinta para parede externa expressam o estilo da casa no geral. Para quem gosta de características rústicas e com o toque da natureza, vale apostar no verde e no marrom, por exemplo. 

Caso prefira um estilo moderno e urbano, então os tons neutros podem ser suas melhores escolhas, como o branco, o off white, o cinza e suas variações. Já as casas de praia podem cair bem com cores quentes, como o amarelo, por exemplo, que, por sua vez, conversa muito bem com portões e janelas de madeira. 

Paleta de cores com base na sua personalidade

cores de casa mara - Cores de casa: as mais indicadas de acordo com os principais cômodos

Por fim, é importante ressaltar que não existem regras definitivas quando o assunto gira em torno de cores de casa, apenas orientações gerais para que os cômodos fiquem harmônicos e confortáveis. 

Se você é do time de pessoas que preferem uma característica ambiental e clean, então o estilo escandinavo, com base no branco e nos tons de madeira, pode ser uma excelente fonte de inspiração. 

No entanto, se você prefere cores mais vibrantes, não tem problemas! Nesse caso, o segredo é apostar em uma cor quente de sua preferência e, a partir dela, criar uma paleta de cores para conferir harmonização à decoração da sua casa.

Leave a Comment