Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Cores de cortina: como combinar em diferentes ambientes?

cores-de-cortina

Escolher as cores de cortina para os diferentes ambientes da casa nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, o item precisa realçar a decoração e ainda harmonizar com o restante dos móveis e objetos.

Pensando nisso, a Marabraz trouxe um conteúdo com informações e dicas de algumas cores de cortinas que estão na moda. Ficou curioso para saber como dar um up na decoração? Continue a leitura do texto a seguir.

A importância da cor ideal para as cortinas

As cores são extremamente importantes em qualquer projeto de decoração. Afinal, elas exercem grande influência no nosso humor e na atmosfera do ambiente. Por isso, a escolha de cores de cortina também deve ser feita com atenção.

Isso porque, além de ajudarem a trazer privacidade e aconchego aos cômodos, as cortinas também são peças decorativas, realçando e harmonizando os ambientes, funcionando como uma moldura para as janelas. Sendo assim, vale a pena entender como combinar as cores do item nos diferentes espaços do lar.

Como escolher as cores de cortina para sala de estar?

As cores de cortina para sala de estar devem estar em harmonia com o ambiente. Por isso, a dica é investir em tons claros, como branco ou bege, que combinam facilmente com qualquer estilo decorativo. Além disso, essas cores proporcionam sensação de leveza e amplitude, o que é ótimo para espaços pequenos.

Os tons frios, como azul ou verde, são boas pedidas para a sala de estar, principalmente se aposta for em tons claros de verde e tons escuros de azul. Com essas opções, é possível criar um ambiente leve e sofisticado

Se preferir algo com mais personalidade, você pode investir em uma cortina de duas cores para sala. Aqui, é possível ousar e optar pelas versões branco com vermelho ou cinza com branco, que trazem destaque sem pesar o ambiente. 

Quanto às estampas, aposte no minimalismo e opte pelas versões mais discretas. Cortinas com estampas complexas ou muito coloridas tendem a ser difíceis de combinar e podem deixar o cômodo com um ar pesado.

Como escolher as cores de cortina para o quarto?

A escolha das cores de cortina para o quarto pode ser feita levando mais em conta o estilo pessoal de cada um. No entanto, também é preciso ter atenção para que o ambiente não fique muito pesado, causando desconforto nos momentos de relaxamento.

Assim como na sala de estar, as cores neutras, como bege, branco ou cinza, são uma boa aposta para esse ambiente, pois combinam facilmente com diversos estilos e transmitem tranquilidade, sendo ideais para a hora do sono. 

Os tons escuros, como o preto, são uma boa pedida para quartos com estilo moderno e contemporâneo, mas costumam desbotar devido ao contato com o sol. Já as cortinas nas cores rosa e lilás são ótimas escolhas para quartos infantis ou com uma decoração mais romântica.

Como escolher a cor do varão de cortina?

Agora que você já sabe como escolher as cores de cortina para quarto e sala, é hora de saber como escolher as cores de varão para cortina. Essa parte é tão importante quanto a das cortinas, já que irá ajudar a trazer harmonia ao cômodo.

Caso a sua parede e cortina sejam em cores neutras, como branco ou bege, vale a pena apostar em um varão da mesma cor. O mesmo vale para os tons fechados ou vibrantes, já que, dessa forma, é possível criar uma combinação monocromática elegante. 

Outra possibilidade é apostar na tendência tom sobre tom, em que tons da mesma cartela são trabalhados em gradações diferentes. Assim, em uma parede rosa, é possível escolher um varão é uma cortina com variações de tons da mesma cor, chegando a uma estética harmoniosa.

Renove a sua decoração com as dicas da Marabraz!

Gostou de saber como as cores de cortina podem influenciar a atmosfera dos cômodos da sua casa? Então, que tal complementar a decoração com tapetes, itens de iluminação e almofadas para deixar os seus cantinhos ainda mais aconchegantes? Se quiser mais dicas para se inspirar, é só continuar navegando no Blog Mara e ficar por dentro das principais tendências.

Leave a Comment