Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Cores escuras na decoração de casa: tudo o que você precisa saber

cores-escuras

Sabia que é possível usar cores escuras na decoração da casa sem perder a sensação de amplitude, mesmo em cômodos pequenos? Além disso, com elas, o cômodo ganha um ar sofisticado. Seja na cozinha, na sala, no quarto ou no escritório, vale diversificar as escolhas e apostar em tons fechados ou escuros, alcançando um resultado diferente e cheio de personalidade. 

Aliás, as cores escuras são uma ótima pedida para renovar o espaço. Basta realizar um planejamento da iluminação, da escolha dos móveis e dos objetos de decoração. Leia este artigo e saiba tudo o que precisa sobre o uso dessas tonalidades!

Veja algumas dicas para introduzir as cores escuras na decoração

Veja algumas dicas básicas que vale a pena seguir para aplicar as cores escuras na decoração. É importante que você se sinta confortável dentro do ambiente, respeitando a sua personalidade e os seus gostos pessoais:

  • explore as cores escuras nas paredes, móveis e objetos, mas procure manter sempre o teto na cor branca;
  • invista no metal, pois é um material que combina com várias cores escuras;
  • aposte nos contrastes para não errar. Uma possibilidade é investir em paredes escuras com móveis claros e móveis escuros com paredes claras;
  • adquira espelhos. Eles tornam o ambiente mais espaçoso e ajudam a espalhar a luz;
  • escolha algumas cores escuras que estão em alta, como cinza-chumbo, azul-marinho, preto e borgonha.

Comece pela iluminação

Em primeiro lugar, explore toda a luz natural do ambiente em que escolheu utilizar cores escuras. Então, opte por cortinas com tecidos leves e permeáveis que permitam a passagem da claridade, mesmo quando fechadas.

Se o ambiente tem paredes com cores escuras, opte por luminárias e arandelas que emitam a luz para cima, assim, ela será espelhada para todo o ambiente. Outra dica é, em vez de adicionar apenas uma iluminação central, instalar vários pontos de luz a fim de iluminar todos os cantos do cômodo.

Também evite colocar prateleiras e móveis que bloqueiem a passagem da iluminação natural vinda das janelas. Procure deixar as cortinas abertas. Com essas dicas simples, será possível ter um ambiente bem iluminado mesmo que a cor principal da decoração escolhida seja escura.

Dicas de decoração com cores escuras

Escolher cores escuras para parede permite interessantes jogos de contrastes nos ambientes. Assim, é possível dar destaque aos itens decorativos ou móveis que você mais gosta. 

As sensações que essa escolha transmite são: modernidade, elegância e muita personalidade. Confira a seguir algumas das melhores dicas de decoração com cores escuras e inspire-se!

Cores escuras para ambientes pequenos

É comum, quando pensamos em espaços menores, logo optar pelas paredes com tonalidades claras para que o cômodo pareça maior. Entretanto, cores escuras em ambientes pequenos também são capazes de produzir essa sensação.

Nesse caso, a dica é pintar uma única parede com um tom escuro, como na cor azul-escuro, preto ou até mesmo vinho. O importante é que ela seja utilizada na parede ao fundo do cômodo para criar a impressão de profundidade.

Invista no jogo de contrastes

A dica de ouro quando você utilizar cores escuras na decoração é focar nos contrastes, e nada melhor do que tons fechados para causar esse efeito. Assim, você pode investir em uma parede de cor verde-escuro, por exemplo, e combiná-la com móveis e objetos na cor branca, como uma estante ou uma mesinha lateral de aço.

A cor cinza-escuro também tem se tornado uma das tonalidades preferidas para a decoração de interiores. Ela é a escolha ideal também para quem está se familiarizando com as cores escuras em ambientes domésticos. Tanto no quarto quanto na sala, o cinza traz a ideia de aconchego sem perder a elegância.

Independentemente da cor escura que você escolher, é importante trazer a esse ambiente ao menos um móvel ou item decorativo divertido ou colorido, tornando o cômodo harmonioso de forma a eliminar o protagonismo da tonalidade escura das paredes. Pode ser um sofá, um tapete ou até um quadro com uma cor vibrante.

Cores escuras na cozinha e no banheiro

Inove, modernize e insira a sua personalidade para além da sala e dos quartos.  Traga as cores escuras para a cozinha e para o banheiro. Seja por meio dos objetos de decoração, piso ou utensílios, elas adicionam um charme todo especial a esses cômodos.

Especificamente na cozinha, você pode optar por móveis com acabamento preto envernizado ou investir em armários com esse revestimento ao lado de eletrodomésticos também em cores escuras. Além da beleza, a limpeza torna-se mais fácil, e as marcas de uso demoram mais a aparecer.

No caso dos banheiros, você pode escolher torneiras, cubas, louças, cerâmicas e até mesmo espelhos com a borda preta. Mesmo sendo uma cor escura, o ambiente terá leveza somada à sofisticação, assumindo um ar contemporâneo.

Conte com a Marabraz para adquirir seus itens decorativos ou móveis em cores escuras!

Com um vasto catálogo, a Marabraz oferece uma variedade rica em móveis, itens decorativos e utensílios para casa. Então, se você está planejando dar aquela renovada no seu lar, não deixe de conferir nossas ofertas e lançamentos. 

Alinhada às últimas tendências, com produtos de qualidade e para todos os gostos, a Marabraz é a escolha certa! Adquira o seu item com quem mais entende de decoração, conforto e praticidade.

Leave a Comment