Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

As principais tendências de cores para fachada de casas

cores-para-fachada-de-casas

Escolher as cores para fachada de casas é uma das etapas mais divertidas e aguardadas na hora de realizar uma obra ou quando resolvemos inovar na decoração. Algumas tonalidades estão em alta e são ótimas pedidas para tornar o lar ainda mais acolhedor e charmoso.

Descubra, neste artigo que o Blog Mara preparou, quais são as melhores ideias de cores para frente de casas, e escolha a sua preferida. Há opções para todos os gostos, desde os mais discretos até os mais despojados.

4 tonalidades que estão em alta para fachadas de casas

A primeira coisa que observamos quando chegamos a uma casa é a fachada. Essa impressão é capaz de nos dizer muita coisa, como o estilo do proprietário e um pouco de sua personalidade.

As tonalidades têm o potencial de transmitir sensações como acolhimento e alegria, além de serem uma estratégia interessante para destacar a residência dos demais imóveis do bairro. Pensando nisso, veja a seguir quatro ideias de cores para a fachada de casas que estão em alta.

Cinza: modernidade e aconchego

Os tons de cinza são uma tendência, além de serem uma excelente opção entre as cores para fachada de casas. Você pode combiná-los com tons neutros e dar profundidade à frente do lar. Um exemplo é aplicar o cinza em toda a fachada e, na porta, trazer o preto ou o branco.

Caso aprecie o estilo industrial, os tons acinzentados são escolhas perfeitas. A dica é investir na cor cimento-queimado ou utilizar outras combinações de tons que remetem ao concreto exposto.

Amarelo-pastel: suavidade e discrição

A cor amarelo-pastel é uma excelente opção para quem não gosta de tonalidades escuras. Em geral, os tons pastel transmitem a sensação de tranquilidade e são perfeitos para a decoração. Referente ao amarelo-claro, ele é um dos preferidos para casas em bairros residenciais.

Portas, janelas e portões brancos combinam com o amarelo-pastel da fachada, assim como detalhes de madeiras com tonalidades claras. Ao lado do amarelo-claro, cores pastel conseguem absorver entre 40% e 60% do calor. Sendo assim, considere essas tonalidades para criar um ambiente fresquinho dentro de casa.

Cores claras: tonalidades clássicas que nunca saem de moda

Uma dica de tonalidades clássicas que nunca saem de moda são as tradicionais cores claras. Dentro dessa categoria, vale considerar bege, tons terrosos com nuances claras, como areia, e as variações de off-white.

O branco total é ideal para casas pequenas, pois dá a impressão de amplitude. Os tons off-white, como bege, destacam outros pontos de interesse da fachada, como a porta de entrada e as janelas. A tonalidade areia é outra possibilidade atemporal, e uma boa iluminação externa eleva ainda mais a fachada.

Cores vibrantes: azul-marinho e vermelho-bordô

Para quem prefere tons vibrantes, o azul-marinho e o vermelho-bordô são as melhores escolhas de cores para a fachada de casas. Elas são enérgicas e trazem uma agradável sensação de elegância e imponência, valorizando e destacando o imóvel.

Você pode aplicar essas cores de forma monocromática ou apenas em um bloco ou coluna, conforme a disposição externa das paredes da propriedade. As fachadas com tonalidades escuras estão em alta, e a dica é aproveitar os contrastes que somente as opções vibrantes permitem criar. 

Um exemplo é pintar os batentes de branco, cinza ou explorar outros materiais e acabamentos nas portas e janelas, como o uso de pedras e tijolos. Uma vantagem de utilizar cores escuras na fachada é a facilidade de manutenção da pintura em ambientes onde há muita poeira.

Dicas para considerar quando decidir as cores para a fachada do seu imóvel

Antes de escolher quais cores para fachada de casas você vai usar nas paredes externas, confira as dicas que selecionamos para te ajudar nessa decisão. Lembre-se de considerar sua personalidade, preferências pessoais e sensação que deseja transmitir:

  • os tons claros não desbotam com tanta facilidade;
  • cores claras, off-white e branco não absorvem tanta luminosidade e contribuem para o conforto térmico;
  • a decoração interior pode ser usada como base, ou seja, o conceito pode ser projetado para o exterior;
  • a combinação e a mistura de diferentes tonalidades personaliza as cores para fachada de casas;
  • a cor primária da fachada deve ser considerada primeiro. Depois, escolha a cor secundária, que aparecerá nos detalhes, como porta, janelas e esquadrias;
  • a fachada e a área externa do imóvel estão expostas e sujeitas a mudanças climáticas. Por isso, atente-se ao tipo de tinta. A tinta látex à base de água, por exemplo, é uma boa escolha para pintar ambientes externos;
  • plantas, jardins, vasos, decks e iluminação podem incrementar a parte externa da sua casa e torná-la ainda mais bonita e acolhedora.

Conte com a Marabraz para incrementar a fachada da sua casa!

Uma fachada bonita traz uma sensação agradável, deixa as ruas e o bairro mais acolhedores e é a primeira impressão das visitas. Além da escolha das cores para fachada de casas, que tal incrementar a parte externa com itens da Marabraz?

Nosso catálogo possui diversas opções de itens decorativos, banco para jardim, floreiras, painéis para plantas, luminárias e até mesmo janelas — tudo o que você precisa para criar uma fachada bonita dentro do seu estilo. Acesse nossa loja on-line e confira!

Leave a Comment