Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

As melhores dicas de cores para sala pequena

cores-para-sala-pequenaImagem de cores para sala pequena

Caso você esteja procurando dicas de quais são as melhores cores para sala pequena, encontrou o artigo certo! Esse é um cômodo especial da casa, já que é onde recebemos visitas, descansamos e curtimos os dias de folga. Por isso, ela deve ser aconchegante e convidativa.

As salas pequenas merecem uma atenção particular quando você decidir pintar as paredes. Issoé importante, pois, dependendo da tonalidade, o cômodo pode ganhar uma sensação de amplitude e profundidade. Descubra quais são as cores mais indicadas, caso seja esse o seu objetivo.

Cores claras: um clássico certeiro

As cores claras contribuem para ampliar visualmente o espaço e são capazes de trazer uma sensação de leveza e relaxamento às salas. Nesse sentido, a paleta de cores pastel é uma ótima pedida, com destaque para o verde-água, verde jade e amarelo-claro.

Ao lado dessa paleta, o clássico branco aparece como outra possibilidade. Esse tom reflete a luz e, dessa forma, confere a sensação de que o espaço do cômodo é maior. Tintas que possuem, em sua composição, partículas que refletem de maneira intensa a luz do espaço são escolhas ideais para provocar esse efeito.

Combinação de cores: uma ideia criativa

Para quem busca cores para sala pequena, uma dica é combinar duas alternativas e utilizar a técnica do tom sobre tom. Essa forma consiste em explorar as diferentes nuances de uma mesma tonalidade. Você pode pintar as paredes de bege claro e trazer os móveis e sofás em marrom escuro, por exemplo.

A combinação de cores para sala pequena também aparece na proposta de trazer diferentes tonalidades para o mesmo ambiente. Uma ideia interessante é combinar amarelo dourado, azul bebê, marrom-claro e rosa floral. Além de trazer alegria para a sala, a escolha é perfeita para quem gosta de ambientes coloridos e de um ar moderno.

Cinza: uma cor versátil e sofisticada

O cinza está em alta e a boa notícia é que ele faz parte da paleta de cores para sala pequena. Versátil, a tonalidade é adaptável para todos os tipos de decoração, desde o tradicional até os mais modernos e contemporâneos.

Uma ideia é pintar meia parede com um tom de cinza-escuro, na parte de baixo. Na outra metade, em cima, o tom branco reflete a luz e, combinadas essas cores, conferem uma sofisticação ímpar à sala, além de provocar a sensação de profundidade e amplitude.

Outras cores de tinta para salas pequenas

Além das paredes, há outras maneiras de explorar as cores de tinta para sala pequena de forma que concedam espaço extra para o ambiente. Assim, alternativas como rosa queimado, azul-claro, verde-claro e tons terrosos são ótimas opções para pintar as portas, por exemplo.

As cores para sala pequena também podem estar presentes nos móveis e nos itens de decoração, como cortinas e tapetes. O interessante é compor uma decoração harmônica entre as cores das paredes e o restante da sala, de modo que o resultado seja um ambiente acolhedor e com sensação de profundidade.

Cores vibrantes em salas pequenas

Caso você seja fã de tons vibrantes e esteja procurando uma alternativa para paletas de cores claras, saiba que, sim, é possível utilizar outras sugestões de cores para salas pequenas que não sejam o clássico branco ou tons pastel.

Nesse sentido, preto e vermelho marsala são escolhas perfeitas. Em vez de aplicá-los em todas as paredes, busque trazê-los em itens decorativos, nos detalhes ou em uma única parede, como na parede atrás da televisão.

Como escolher cores para a sua sala pequena

Além das dicas que trouxemos, é possível considerar mais alguns pontos extras no momento da decisão das cores para sala pequena. Entretanto, lembre-se,  seu gosto pessoal, planejamento e testes devem ser sempre a base das suas escolhas.

  • Caso comece do zero, defina um estilo a ser seguido. A sua sala pode seguir o estilo clássico, contemporâneo, boho, industrial… há uma infinidade de escolhas disponíveis;
  • caso a sua sala já esteja decorada e você pretenda somente alterar as cores das paredes, considere sempre adaptar as inovações com os itens que já estão no ambiente;
  • inspire-se com fotos. O Blog Mara oferece uma infinidade de textos com dicas e ideias inspiradoras, inclusive, com diversas imagens;
  • faça testes. Há aplicativos que simulam como determinada cor ficaria no seu cômodo, vale a pena conferir;
  • defina onde a tonalidade vai aparecer na sua sala, ou seja, em apenas uma parede, em meia parede ou em todas?;
  • por fim, sempre quando reformar, inovar ou renovar os ambientes da sua casa, considere sempre o seu gosto pessoal e a sua personalidade. Não existem regras que substituam a sensação de satisfação com as suas próprias escolhas!

Inove a sua sala pequena com a Marabraz!

A Marabraz possui diversos produtos em suas lojas, independentemente do tamanho da sua sala. Móveis, utilidades domésticas, itens para jardim, eletrodomésticos e objetos decorativos fazem parte do nosso rico catálogo.

Continue conferindo outras dicas de decoração no Blog Mara e não deixe de visitar a nossa loja virtual para adquirir itens incríveis para a sua sala. Com qualidade e preço justo, a Marabraz tem tudo o que você precisa para a sua casa!

Leave a Comment