Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Cozinha azul: saiba como decorar o ambiente com essa tonalidade

cozinha-azul

Se você procura uma tonalidade que passe uma ideia de tranquilidade e segurança, saiba que o tom azulado é perfeito. Por isso, ele é uma ótima alternativa para ambientes com bastante movimentação na casa. Uma cozinha azul, por exemplo, é uma maneira criativa de utilizar essa cor.

Para você aprender como fazer uma decoração de cozinha azul, o Blog Mara preparou esse conteúdo especial. Por aqui, você vai conhecer alguns tons que combinam com o ambiente e ainda entender como harmonizar essa tonalidade com os móveis e outros objetos. Vamos lá?

Por que usar o azul na cozinha?

Não há tom tão versátil na decoração de ambientes como o azul. Isso porque é uma tonalidade fácil de combinar com outras, que ainda se adapta a diferentes estilos decorativos. Além disso, a cor pode agradar a todos os gostos dos moradores da casa.

Para escolher os tons de azul certos para a sua cozinha, é importante definir o estilo decorativo do ambiente. Não existe uma regra quanto a isso, mas certos tons podem ficar melhor em uma decoração específica. Confira mais sobre algumas tonalidades:

Azul-bebê

Se você quer uma cozinha azul com visual mais clean e delicado, o azul-bebê é uma ótima opção. Como possui uma tonalidade bem mais clara, ele é comumente usado em quartos infantis. A dica é combiná-lo com outros tons claros, como branco, por exemplo.

Azul-marinho

O azul-marinho é perfeito para uma cozinha moderna, porque a tonalidade mais escura dá um ar sofisticado ao ambiente. A dica de decoração para esse tom é apostar em móveis com linhas retas e design mais simplificado, investindo mais na praticidade dos itens.

Azul-tiffany

Quer apostar numa cozinha azul com decoração retrô? Então, o azul-tiffany é a alternativa ideal. Esse tom é bem alegre e se destaca no ambiente. Para seguir essa linha decorativa, é interessante utilizar móveis e outros objetos com design mais clássico.

Onde posso usar o azul na cozinha?

Existem várias maneiras de encaixar essa tonalidade na sua cozinha azul. Os armários, por exemplo, são uma ótima alternativa caso queira destacá-la na decoração. Mesas e cadeiras nessa cor também podem ser adicionadas no ambiente.

Nas paredes, você pode variar utilizando azulejos e papéis de parede nessa tonalidade. Eles são ótimos para dar um ar divertido à decoração, já que podem ter diversas estampas. Até os eletrodomésticos podem ser parte do visual com essa cor. 

Você ainda pode adicionar alguns detalhes à decoração da sua cozinha azul, como vasos, fruteiras e quadros. A dica é mesclar alguns tons dessa cor e criar um ambiente com aparência monocromática.

Quais cores combinam com o azul?

Se você gosta de combinar cores e não sabe como fazer a harmonização do ambiente, fique tranquilo! Como dissemos, o azul é bem versátil e pode vir com outras cores na decoração. Separamos algumas tonalidades que podem fazer parte da sua cozinha:

Cinza

O cinza é neutro e combina com a cozinha azul. Para essa mistura, é interessante apostar no estilo decorativo moderno ou industrial. A dica é equilibrar as duas cores e usar um tom de azul mais forte, que se destaque na decoração do ambiente.

Branco

Se quiser uma combinação clássica para a sua cozinha, junte o branco e o azul. Além de ficarem ótimas em um visual clean, essas tonalidades são fáceis de trabalhar. Você pode combinar um tom claro de azul ou um tom escuro, dependendo do estilo decorativo.

Amarelo

Para um ambiente divertido, a combinação entre azul e amarelo pode ser uma ótima pedida. A dica para decorar a cozinha com essas cores é deixar o tom amarelo em pequenos detalhes, como luminárias, quadro e vaso. Assim, a tonalidade azulada continua sendo o destaque do cômodo.

Estilos decorativos que combinam com a cozinha azul

A cozinha azul pode ser decorada de diversas maneiras. Um dos estilos em que você pode se inspirar é o rústico. Isso porque o tom azulado combina muito bem com tons terrosos, como em móveis de madeira ou paredes de tijolos, que estão muito presentes no ambiente rústico. 

Uma cozinha clean também é uma ótima opção para a tonalidade azul. A ideia dessa decoração é “menos é mais”, por isso a funcionalidade é o principal objetivo. É interessante utilizar tons mais claros e apostar em móveis com design mais simplificado.

Monte uma cozinha azul!

Viu só? É muito fácil montar uma cozinha azul do jeito que sempre sonhou. Para ajudar ainda mais, confira o conteúdo sobre estilo clean para esse ambiente que o Blog Mara preparou. No nosso blog, você vai entender como decorar a sua casa da melhor maneira possível.

Leave a Comment