Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Dicas para fazer uma cozinha com bancada

cozinha-com-bancada (1)

Se você deseja ter mais praticidade para preparar receitas, a cozinha com bancada pode ser a solução ideal. Além de adicionar charme à decoração, esse recurso oferece espaço para cozinhar e serve como um local para refeições rápidas, caso seja uma península ou uma ilha.

Também é possível apoiar eletrodomésticos, como torradeira, sanduicheira, liquidificador, entre outros, em cima da bancada. Este é um elemento importante e muito útil. Por isso, confira nosso artigo, veja dicas de cozinha com bancada e se inspire para planejar a sua!

Dicas para fazer sua cozinha com bancada

Para fazer uma cozinha com bancada, é preciso planejamento. Saiba exatamente o tamanho do cômodo e, a partir dessas medidas, desenvolva um projeto para o espaço. A seguir, veja algumas dicas de decoração para cozinha que podem te ajudar nesse processo!

  • Orçamento: primeiro, é preciso estabelecer um orçamento para o projeto. O valor deve cobrir os materiais utilizados, assim como a mão de obra, caso você decida contratar profissionais para fazer o serviço;
  • Profissionais: caso você não possua conhecimento ou tempo para realizar o projeto, o ideal é contratar profissionais de cada área, como arquiteto, eletricista, encanador e pedreiro. Assim, você garante que a cozinha funcionará corretamente;
  • Planejamento dos móveis: após decidir o tamanho da bancada, é preciso planejar a disposição dos móveis, como os armários, por exemplo. É essencial reservar espaço para armazenar utensílios, louça e demais itens de cozinha.


Materiais de bancada de cozinha

Ao planejar uma bancada na cozinha, outro passo importante é escolher o material utilizado. Para isso, leve em consideração sua rotina e suas necessidades, por exemplo: você precisará de um material resistente a manchas ou valoriza mais o visual geral do cômodo?

Bancada de granito

Existem muitos materiais que podem ser utilizados, como mármore, quartzo, porcelanato, entre outros. Uma escolha bastante utilizada por quem deseja um estilo elegante de decoração é o balcão de granito, que é resistente, não exige muita manutenção e combina com diversos tipos de decoração.

Bancada de porcelanato

Um dos tipos de balcão de cozinha que você pode escolher é o porcelanato, um material que possui uma boa variedade de cores, por isso é fácil escolher uma opção que combine com os demais móveis do cômodo. Além disso, não mancha com facilidade e é resistente à umidade.

Bancada de mármore

O mármore também é um material bastante popular na cozinha com bancada justamente pela elegância. Porém, é preciso saber que ele possui fissuras e poros que facilitam as manchas. Sendo assim, se você optar por esse material, tome cuidado e mantenha a bancada sempre limpa.

Bancada de madeira

Já para quem prefere um estilo de decoração rústico, a madeira é uma boa escolha de material para a bancada. Nesse caso, é preciso escolher um tipo que tenha tratamento para ser resistente à umidade. Assim, a sua bancada durará mais tempo. Vale lembrar que a madeira não é tão resistente quanto algum tipo de pedra, por isso é preciso tomar mais cuidado.

Bancada de concreto

Se você deseja uma cozinha com bancada no estilo contemporâneo ou industrial, opte pelo concreto. Esta também é uma ótima opção para quem busca um material acessível e resistente, além de proporcionar um toque moderno ao visual do cômodo, combinando facilmente com a mesa de jantar e outros móveis da cozinha.

Tipos de bancada de cozinha

Após entender como decorar cozinha e decidir o tipo de material da sua bancada, é preciso escolher o estilo que combina mais com a decoração do cômodo, atendendo melhor às suas necessidades. Veja alguns modelos a seguir.

  • Bancada em L: um dos modelos mais utilizados na cozinha com bancada é o formato em L, também conhecido como de canto. Essa opção permite aproveitar o espaço ao máximo, sendo indicada para locais menores;
  • Bancada planejada: para quem deseja aproveitar a área da cozinha ao máximo, pode considerar a bancada planejada ou os balcões modulados. Assim, você personaliza do jeito que preferir;
  • Bancada em U: este é o formato utilizado em balcão para cozinha americana, proporcionando bastante praticidade para trabalhar no dia a dia. Funciona tanto para cômodos maiores, quanto menores.

Leia também: como decorar cozinha cinza

Agora que você já sabe como criar uma cozinha com bancada, escolhendo o modelo e o material ideal, confira nosso outro artigo sobre cozinha cinza e veja dicas para decorar o cômodo!

 

Leave a Comment