Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Cozinha com ilha: ideias e dicas para se inspirar!

cozinha-com-ilha

 

Além de oferecer um design moderno, a cozinha com ilha também é muito funcional e facilita a preparação das refeições no dia a dia. É uma tendência que vem sendo adotada cada vez mais nos lares brasileiros, justamente por integrar melhor a cozinha e aproveitar ao máximo o espaço do cômodo.

Mesmo em cozinhas menores, é possível ter uma ilha e aproveitá-la tanto como uma superfície de trabalho como um local para fazer refeições rápidas. Ao pesquisar o tema, você encontra diversas versões desse tipo de cozinha. Para te ajudar a escolher e saber como fazer ilha de cozinha, confira nossas dicas a seguir!

Dicas para ter uma cozinha com ilha

Para ter uma cozinha com ilha não é preciso necessariamente ter um projeto super moderno nem um espaço tão grande. É possível ter esse tipo de cozinha simples, porém bastante funcional. Veja algumas dicas a seguir!

Área do cômodo

Existem modelos de cozinha com ilha para variados tamanhos de cômodo, por isso, é essencial medir o espaço para desenvolver um projeto que se adeque a essas medidas. A ilha precisa ficar no meio da cozinha, mas sem atrapalhar a abertura dos armários do balcão.

Ao saber o tamanho exato do cômodo, é possível começar a pensar em ideias de ilhas para cozinha de variados formatos. Para ambientes menores, as mais arredondadas podem ser mais indicadas, já que ocupam menos espaço e evitam que você esbarre em sua lateral.

Tamanho da ilha

Outro fator essencial para o planejamento é o tamanho da ilha que você deseja. Por exemplo, caso deseje uma ilha de cozinha com fogão, será preciso que ela seja um pouco maior, para acomodar o eletrodoméstico sem problemas. Além disso, o tamanho da ilha também pode afetar a circulação de pessoas no cômodo.

Sendo assim, é necessário dar atenção especial ao tamanho da ilha quando fizer o planejamento da cozinha. É preciso utilizar o espaço de forma estratégica para que todos os elementos, móveis e eletrodomésticos caibam cada um em seu espaço, como no caso de uma cozinha com ilha e mesa de jantar, por exemplo.

Materiais de fabricação

Ao planejar o visual da sua cozinha, é preciso pensar também nos materiais que serão utilizados na bancada, armários, pia, entre outros. Os materiais devem ser escolhidos levando em consideração sua manutenção, além da aparência. Afinal, dependendo do que você escolher, isso pode afetar o seu dia a dia.

Além disso, o ideal é escolher materiais que combinem entre si, como a pedra escolhida para as bancadas e a madeira dos armários. É possível misturar cores e texturas para dar mais personalidade para sua decoração, tornando sua cozinha única.

Praticidade e funcionalidade

Também é necessário se preocupar com a funcionalidade e a praticidade da sua cozinha, para que seu dia a dia seja facilitado. Sendo assim, parte de como decorar a ilha de cozinha envolve pensar nos elementos do projeto que vão te ajudar na sua rotina e atender às suas necessidades.

Por exemplo, se você precisa de mais espaço de armazenamento, compartimentos específicos para utensílios, louça e panelas, ou até mesmo um espaço para refeições rápidas é ideal. O posicionamento dos móveis e eletrodomésticos deve favorecer sua movimentação enquanto cozinha.

Tipos de decoração para cozinha com ilha

Seguindo as dicas acima, é possível criar um espaço confortável e funcional para a sua cozinha. Agora, é preciso escolher qual estilo de decoração ela terá dentre os muitos que existem. Veja mais detalhes sobre alguns desses estilos para escolher!

Cozinha contemporânea

Se você deseja saber como fazer uma ilha na cozinha gastando pouco, então o estilo contemporâneo é o mais indicado. Nesse estilo se utilizam eletrodomésticos e móveis com design moderno, linhas retas e cores claras. O ambiente é mais aberto, por isso, é possível integrar a cozinha à sala de jantar.

Já que as cores são claras e neutras, você pode explorar diferentes texturas, tanto nas paredes quanto nos móveis. Para isso, você pode escolher armários aéreos e balcões feitos em madeira, além de uma bancada em algum tipo de pedra, como quartzo, por exemplo.

Cozinha rústica

Já para quem prefere um visual que lembra o campo, o estilo de decoração rústica é ideal. Para isso, você pode escolher móveis em madeira rústica com um acabamento mais natural.

Também é possível optar por uma pedra como o mármore na bancada, além de cores que lembrem a natureza, como marrom, amarelo e verde, por exemplo. O estilo rústico deixa o cômodo mais aconchegante e convidativo sem deixar a elegância de lado.

Cozinha industrial

Outro estilo que está em alta é o industrial, que é bastante moderno e urbano, além de funcional e elegante. Os encanamentos de ferro expostos, parede de tijolos e chão de cimento são características marcantes desse visual.

Os móveis podem ser feitos em madeira e metal, e também conter outros detalhes com esses materiais. Outro elemento interessante é a iluminação, que pode ser feita com lustres pendentes baixos, para dar um clima mais aconchegante. Veja nosso artigo sobre cozinha com balcão e saiba mais sobre o assunto!

Leave a Comment