Please assign a menu to the primary menu location under menu

Organização

Cozinha com prateleiras: dicas de como deixá-la elegante e funcional

cozinha-com-prateleirasImagem de cozinha com prateleiras

A cozinha com prateleiras está com tudo no mundo do décor. Ela é cada vez mais desejada por pessoas que buscam um ambiente de destaque e totalmente funcional, integrado aos demais cômodos da casa. 

A ideia é justamente que o espaço seja acolhedor para receber as visitas e familiares, não isolando ninguém que esteja presente e trazendo leveza e naturalidade ao ambiente. 

Para que você tenha as melhores dicas e inspirações de cozinha com prateleiras, o Blog Mara mostra como fazer prateleiras para cozinha com truques fáceis, acessíveis e que deixarão seu espaço muito mais criativo e organizado. Confira! 

Veja como fazer prateleiras de madeira para cozinha

Nem sempre mudar o estilo da casa e criar ambientes mais modernos é caro e trabalhoso. Muitas vezes, você só precisa de criatividade e um pouco de inspiração para colocar tudo em prática. 

As redes sociais estão cheias de ideias de decoração e fotos de cozinha com prateleiras que despertam o desejo de mudança e fazem desse ambiente um cantinho mais acolhedor e cheio de vida. 

É por esse motivo que vamos mostrar como fazer prateleiras de madeira para cozinha, além de outros materiais interessantes. Tudo para que você transforme a decoração desse espaço e harmonize-o ao estilo da casa.

Antes, porém, é importante que você estude o espaço disponível e entenda onde as prateleiras podem ser colocadas de forma harmoniosa e utilitária. Se a sua cozinha possui armários baixos, instalar as prateleiras será muito mais fácil.

Entretanto, se a sua cozinha já possui muitos móveis e boa parte das paredes já está cheia, não se preocupe. Você pode aproveitar os cantos colocando nichos ou uma cantoneira, aproveitando o espaço para plantas e objetos de decoração. 

Faça você mesmo: decoração de cozinha com prateleiras

Você leu corretamente: estamos sugerindo e mostraremos que é totalmente viável você mesmo fazer a decoração da cozinha com prateleiras e criar um ambiente mais clean e acolhedor. No entanto, se não tiver habilidade ou tempo, procure um profissional.

Qualquer uma das dicas que você irá acompanhar por aqui precisará de alguns materiais e ferramentas. A furadeira é uma delas. É essencial que você tenha acesso a ela, pois precisará furar a parede para colocar o suporte.

Existem algumas lojas de materiais de construção que alugam ferramentas pequenas e até grandes estruturas, como andaimes. Então, caso você não tenha algumas das máquinas citadas, essa é uma opção. 

É natural que a gente não tenha uma serra elétrica em casa, então, procure comprar as prateleiras em lojas especializadas, já com o tamanho e as medidas específicas. Assim, você apenas faz o encaixe da estrutura que deseja.

Com as prateleiras medidas e a ferramenta para furar em mãos, você precisa apenas de pregos e parafusos adequados para o tipo de material que escolheu para decorar.

Tábua de madeira, MDF ou ferro: qual é a melhor opção?

Saber o tipo de material que irá usar na cozinha com prateleiras é a primeira dúvida que surge no momento de decorar o ambiente. A escolha vai depender muito do estilo e da personalidade que você deseja criar.

A tábua de madeira é versátil e pode compor diversos estilos: desde uma cozinha clean, com madeira natural clara ou revestida em branco, até uma de tons marrons, que favorecem uma decoração rústica. 

A placa de MDF é uma versão mais barata, facilmente encontrada em lojas de materiais de construção. É a mais comercializada em tamanhos diversos. Pode vir em várias cores, como branco, vermelho e preto, e é fácil de limpar. 

As prateleiras de ferro são perfeitas para uma decoração urbana e industrial. Elas são muito resistentes e capazes de segurar eletroportáteis mais robustos sem risco de sofrerem deformações ao longo do tempo. 

Funções da cozinha com prateleiras

O principal objetivo da cozinha com prateleiras é otimizar o espaço e torná-lo mais funcional. A ideia é criar um ambiente leve e harmonioso, com itens e acessórios à mostra e encaixando flores e vasos para levar vida ao ambiente.

As prateleiras suspensas também estão sendo muito utilizadas para pendurar panelas e utensílios. Elas podem ajudar a compor uma decoração despojada e criativa, além de facilitarem o acesso e a organização dos objetos na hora de preparar a refeição.

Aproveite sua cozinha com prateleiras com dicas do Blog Mara

Viu como não precisa de muita coisa para transformar a sua cozinha em um ambiente mais moderno e até mesmo arejado? As prateleiras vieram para ficar, e saber utilizá-las para ganhar mais espaço e harmonizá-las com o ambiente fará toda a diferença. 

Aproveite para mostrar o jogo de panelas e o conjunto de louças decoradas que você tanto ama! Torne-os parte do ambiente e transforme o cômodo em um lugar de afeto e aconchego. Para outras dicas de decoração para cozinha simples e funcional, navegue em nosso blog e aproveite as sugestões de nossos especialistas! 

Leave a Comment