Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da CasaDecoração

Cozinha em L: aproveitamento, disposição de móveis e decoração

cozinha-em-l

Seja em uma residência pequena, média ou grande, a cozinha é um cômodo fundamental, afinal de contas, é importante ter um espaço para preparar refeições.

Diversos são os estilos e as opções de funcionalidade e decoração desse tipo de ambiente. Pensando nisso, preparamos um conteúdo voltado para a cozinha em L, que pode ser uma opção tanto em casas pequenas como grandes.

Disposição dos móveis em formato de triângulo na cozinha em L

Quando o objetivo é criar uma cozinha em “L”, é importante ter em mente a disposição dos móveis e eletrodomésticos, já que diversas são as opções no momento de posicioná-los.

Uma das técnicas mais comuns de posicionamento de móveis na cozinha em forma de L é seguir o formato triângulo. Na prática, a geladeira e a cuba costumam ficar encostadas na mesma parede, mas de maneira minimamente afastada, por isso, é comum que a pedra da pia fique entre esses dois elementos.

Já o fogão deve ficar encostado na parede ao lado. Esse tipo de disposição em cozinha com formato de L é interessante a partir de dois pontos de vista. O primeiro deles é o aproveitamento do espaço de um jeito funcional e equilibrado, de maneira que as informações sejam bem distribuídas para alcançar a harmonia visual.

Já o segundo ponto vai para a funcionalidade. Ao ter o mínimo de distância entre esses três elementos, é possível evitar acidentes mais facilmente, além de contribuir ainda mais para a durabilidade dos itens. O fogão ao lado da geladeira, por exemplo, pode gerar um calor prejudicial a longo prazo.

Melhor aproveitamento de espaço na cozinha em L pequena

cozinha em l marabraz - Cozinha em L: aproveitamento, disposição de móveis e decoração

A cozinha em L por si só já é um excelente exemplo de funcionalidade. Não à toa, ela é indicada para espaços pequenos, médios e grandes, exceto para as cozinhas que têm a lavandeira e a porta de entrada da casa como cômodos vizinhos.

No entanto, mesmo sendo um modelo funcional por si só, ele também conta com alguns truques para melhorar o aproveitamento do cômodo. No caso da cozinha planejada pequena em L, a dica é apostar no uso de armários flutuantes para aproveitar a parede como um espaço proveitoso e ganhar liberdade para uma circulação mais livre e confortável.

Outro truque de funcionalidade é escolher uma das portas dos armários flutuantes e transformá-la em nicho. Dessa maneira, você ganha espaço para posicionar o micro-ondas, outro eletrodoméstico essencial nesse cômodo.

Dicas básicas de decoração para cozinhas pequenas

Além de pensar na funcionalidade da cozinha em termos de posicionamento, também é importante ficar atento à decoração, uma vez que ela pode alterar totalmente a percepção e a sensação de amplitude do espaço.

No caso da cozinha em L pequena, a dica é apostar em cores claras e neutras, como branco e cinza. Caso queira adicionar pontos coloridos, aposte em pequenos objetos decorativos de cores chamativas (como amarelo ou vermelho e até mesmo preto), mas tenha em mente que a neutralidade deve dominar o ambiente.

Outra dica bastante comum é trazer elementos com acabamento em inox, uma vez que eles contribuem para a neutralidade e, consequentemente, com a harmonia visual e sensação de amplitude satisfatória.

Aproveitamento inteligente da cozinha em L grande

cozinha em l mara - Cozinha em L: aproveitamento, disposição de móveis e decoração

A cozinha em L grande oferece mais liberdade, seja do ponto de vista funcional ou decorativo. Dessa maneira, é possível trabalhar mais com a criatividade e priorizar seus gostos pessoais.

Uma das maneiras de fazer um excelente aproveitamento é apostar em uma cozinha com bancada em L, mais especificamente “a ilha”, ou seja, uma bancada central.

A ilha pode ser aproveitada de duas maneiras. A primeira opção é utilizar esse espaço para posicionar o fogão e a pia com cuba. A vantagem é que você ganha mais espaço disponível na parede e, consequentemente, mais armários disponíveis para armazenar alimentos e louças.

Já a segunda opção de aproveitamento é transformar a ilha em uma bancada para refeições. Ou seja, é importante ter em mente que é preciso ter espaço disponível para os assentos. Essa opção é mais indicada para quem costuma fazer refeições rápidas e faz uso da sala de jantar somente em ocasiões especiais.

Decoração para cozinha em L grande

Por fim, a decoração de uma cozinha espaçosa não exige tantas regras e truques. Por ser ampla, ela confere mais liberdade de escolha. Sendo assim, nesse caso, a grande dica é buscar referências de estilos de decoração e apostar naquele que mais te agrada.

Leave a Comment