Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Cozinha em U: dicas para montar a sua

cozinha-em-u (1)

 

Quem ama praticidade e estilo em qualquer canto da casa vai querer saber mais sobre a cozinha em U. É um jeito diferente de organizar os armários, no formato da letra U, que está cada vez mais popular por dar funcionalidade e personalidade ao cômodo.

É ótimo tanto para quem tem bastante espaço, quanto para cozinhas menores, já que é uma forma de aproveitar a área disponível. Quer saber mais sobre características e vantagens da cozinha em U? Então, confira nosso post a seguir!

Diferentes modelos de cozinha em U para apostar!

A principal característica desse estilo de cozinha é o formato quadrado, mas sabia que existem diferentes tipos de cozinha em U? Como o layout de cada casa afeta a disposição da mobília, é preciso encontrar a opção ideal para o cômodo. Confira os principais modelos a seguir!

Cozinha em U com bancada

Para quem precisa de um ambiente funcional e prático no preparo das refeições do dia a dia, a cozinha em U com bancada pode ser ideal. Isso porque ela oferece uma superfície a mais para trabalhar, além de ter uma boa disposição dos eletrodomésticos como fogão e forno.

Também é possível colocar um cooktop e ter um forno embutido, conforme sua necessidade ao cozinhar. Caso haja mais eletrodomésticos, eles podem ser utilizados nas bancadas sem precisar ficar em armários.

Cozinha em U planejada

Em cômodos de formato incomum ou áreas feitas sob medida, uma boa opção é a cozinha planejada em U com bancada. Dessa forma, é possível personalizar os móveis para se encaixarem no cômodo e terem funcionalidades específicas.

Por exemplo, pode-se desenhar uma cozinha em U com janela, armários e eletrodomésticos, a partir do tamanho do cômodo. Além disso, o estilo da mobília pode combinar com a decoração do resto da casa sem abandonar a praticidade.

Cozinha em U pequena

Se a área for menor, a cozinha em U pequena funciona muito bem para atender às suas necessidades. Basta optar por armários térreos ou aéreos, aqueles que ficam presos na parede. Existem muitos móveis que ajudam a aproveitar ao máximo o espaço, como os armários de canto, por exemplo.

A cozinha modulada em U também é uma boa opção para cozinhas menores, pois é personalizável. Já para dar a impressão de que o ambiente é maior, utilize cores claras, que refletem melhor a luz natural e artificial.

Cozinha em U com ilha

Geralmente, a cozinha em U pode incluir uma península com cadeiras e mesa para tomar o café da manhã informalmente no dia a dia. Porém, também existe a cozinha em U com ilha, ideal para espaços mais amplos.

Esse modelo oferece mais superfícies para o preparo das refeições e dá mais personalidade à cozinha. É um formato muito prático para trabalhar no dia a dia, já que aproxima pia, fogão, bancadas e geladeira. Assim, você tem tudo o que precisa para cozinhar com mais eficiência.

Como montar a sua cozinha em U?

Após conhecer os diferentes tipos de cozinha em U e escolher um deles, é preciso considerar alguns fatores importantes para criar a sua. Veja a seguir os principais elementos de decoração a serem decididos:

Paleta de cores

Ainda que não pareça, as cores têm papel fundamental no visual de qualquer cômodo, inclusive a cozinha. Por isso, é preciso pensar nas cores e tonalidades que combinam entre si e que representam o seu gosto.

Por exemplo, se quer uma área que pareça maior e prefere um estilo mais minimalista, opte por uma paleta com cores neutras, como branco, cinza e tons clarinhos. Porém, para um visual mais ousado, aposte em tons marcantes, como vermelho e preto.

Materiais

Outro ponto a ser considerado é o material de fabricação de móveis, objetos decorativos e eletrodomésticos. Eles impactam tanto o visual quanto a qualidade dos itens, portanto são muito importantes.

A madeira maciça, por exemplo, é ideal para estilos de decoração como o rústico ou o industrial. Já o aço e o ferro são muito utilizados em decorações mais urbanas, como é o caso do industrial e do contemporâneo.

Iluminação

A iluminação de um ambiente também pode transformar a atmosfera, dando-lhe uma sensação aconchegante, elegante ou funcional. Assim, é essencial ter pontos estratégicos de iluminação na sua cozinha em U.

A área de preparo de alimentos, por exemplo, precisa ser bem iluminada, por uma grande janela ou uma luz artificial. Também se pode definir a intensidade e a cor das luzes, se serão amareladas ou brancas.

Saiba mais sobre decoração de cozinha no Blog da Marabraz!

Gostou das dicas e quer montar uma cozinha em U branca? Então, confira nosso post sobre decoração de cozinha branca e veja as principais dicas para criar um espaço funcional e com seu estilo!

 

Leave a Comment