Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Dicas para ter uma cozinha externa em casa

cozinha-externa (1)

Para receber convidados, organizar festas ou simplesmente fazer uma refeição ao ar livre, tudo é possível com uma cozinha externa. Esse ambiente oferece várias possibilidades para você aproveitar da melhor forma possível. Para criar esse espaço, se inspire em modelos que já existem!

Modelos de cozinha externa para se inspirar

A cozinha na área externa, além de trazer praticidade, é um espaço a mais para aproveitar com a família e os amigos. Pensando nisso, é uma forma de aproveitar mais o seu quintal ou varanda com uma cozinha charmosa. A seguir, veja alguns modelos para se inspirar!

Cozinha externa com churrasqueira

Se você gosta de fazer aquele churrasco especial no fim de semana, então ter uma cozinha externa com churrasqueira vai facilitar muito a preparação da comida sem levar fumaça para dentro de casa. Mesmo um espaço com estilo simples pode ser muito funcional, basta ter uma pia e bancadas para o preparo das refeições.

Nesse modelo de cozinha externa simples também é possível adicionar nichos ou prateleiras para armazenar utensílios e panelas, além de eletroportáteis, como o liquidificador, por exemplo. Com pouco investimento, você tem tudo o que precisa para cozinhar com facilidade.

Cozinha externa com lavanderia

Já para quem tem menos espaço e precisa de uma área multifuncional, é possível apostar em uma cozinha externa com lavanderia. É preciso que haja um planejamento para integrar as duas funções no espaço sem que uma atrapalhe a outra. Você pode ter bancadas para dobrar roupas e, embaixo delas, posicionar a máquina de lavar e a secadora.

No outro canto do espaço fica localizada a pia e, se for o caso, a churrasqueira, que pode ser de alvenaria ou elétrica. É importante manter a churrasqueira mais afastada da área da lavanderia. Para finalizar, escolha armários modulados, de modo que possa personalizá-los conforme sua necessidade.

Cozinha gourmet externa

Uma cozinha gourmet na área externa, além de ser sofisticada, também é muito prática tanto para eventos quanto para refeições mais informais. Esse modelo envolve investimento em móveis de cozinha funcionais, bancada gourmet adequada para estar ao ar livre e até cooktop.

Para criar um espaço gourmet você pode incluir uma mesa de jantar maior, deixando as pessoas mais à vontade. Também é possível acrescentar os eletrodomésticos, como forno, geladeira, micro-ondas e utensílios de cozinha. Para dar um toque de natureza, coloque algumas plantas na decoração.

Cozinha externa pequena

Se você deseja aproveitar um espaço menor para criar um ambiente especial, pode apostar em uma cozinha externa pequena. Esse tipo de projeto pode incluir apenas os eletrodomésticos essenciais, como um fogão e uma geladeira, por exemplo, além de uma mesa pequena.

Nesse caso, é preciso separar uma área para o preparo da comida e outra para as pessoas se sentarem e conversarem. Para separar os dois espaços, faça uma passagem entre as áreas de modo que as pessoas consigam ir de uma para outra facilmente. Assim, você consegue ter uma cozinha externa simples e barata, já que pode optar por poucos móveis.

Dicas para criar sua cozinha externa

Após escolher qual modelo de cozinha externa você deseja e que atende melhor às suas necessidades, é preciso planejar como o espaço será criado. Para te ajudar nesse processo, veja algumas dicas importantes:

  • Orçamento: é essencial pensar em um orçamento que seja razoável para você e, a partir daí, planejar o seu projeto dentro dele. Isso ajudará a calcular seus gastos e estipular um valor sem que haja surpresas desagradáveis;
  • Móveis especiais: caso sua cozinha externa não fique em um lugar totalmente coberto, é o caso de investir em móveis resistentes à água e ao sol para que durem mais. No entanto, os eletrodomésticos precisam ficar protegidos da chuva e do calor;
  • Estilo de decoração: ao escolher os móveis, pense no estilo de decoração que você deseja para o espaço. Por exemplo, para um visual rústico, escolha peças em madeira e com acabamento mais natural.

Leia também: decoração para varanda

Se você gostou de saber como criar uma cozinha externa e deseja investir mais na área externa, veja também nosso artigo sobre os estilos de decoração de varandas. Confira nossas dicas para criar um espaço especial para relaxar!

Leave a Comment