Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Cozinha grande: saiba como decorar a sua!

cozinha-grande

A cozinha grande tem espaço suficiente para você exercitar sua criatividade na hora de escolher o estilo do cômodo. O design pode ser baseado em uma cor,  um material ou até uma tendência de decoração, e não há nada melhor que um ambiente com a sua cara, certo?

Para ajudar nisso, o Blog Mara separou algumas dicas de decoração para cozinha grande. Assim, você consegue deixar o ambiente mais funcional e bem estiloso para aproveitar todos os momentos nele. Está pronto para começar?

A importância do planejamento

Antes de começar a realmente decorar sua cozinha grande, você precisa planejar tudo que precisa para seguir o estilo escolhido. As cores, a iluminação e até a proporção dos móveis podem influenciar na aparência do ambiente.

Qual é a sua cor preferida?

O primeiro passo para aprender como decorar cozinha grande é escolher a paleta de cores. Você pode utilizar todas as tonalidades, já que é um ambiente que tem mais espaço disponível e não precisa de tons claros para dar profundidade às medidas.

É importante basear a escolha no gosto pessoal e em uma tonalidade que traga conforto durante o dia a dia. Tudo pode ser influenciado pela paleta escolhida: eletrodomésticos e móveis estão disponíveis em várias cores. Se quiser apenas detalhes coloridos, você pode usar azulejos com estampas ou lisos.

Ilumine o ambiente!

A iluminação é uma parte importante do planejamento da decoração da cozinha grande. Afinal, ninguém quer fazer seus preparos e comer suas refeições em um ambiente escuro. Por isso, você deve levar em conta as dimensões do cômodo e quantas luminárias são necessárias para deixá-lo claro.

O estilo delas é uma escolha sua: você pode seguir o estilo decorativo do ambiente ou apostar em algo diferenciado para ser aquele detalhe incrível. Existem modelos de luminárias com altura mais baixa, outras maiores com designs diferenciados e até algumas que usam apenas a lâmpada.

Observe as proporções do ambiente

Para harmonizar a decoração do ambiente, você deve considerar as proporções dos móveis e do espaço. É importante que eles tenham um tamanho compatível com a área disponível. Algo muito pequeno acaba despercebido na cozinha grande.

Escolha seus móveis e eletrodomésticos

Por ser um dos tipos de cozinhas com mais espaço, esse ambiente permite a você colocar vários móveis e eletrodomésticos. O segredo para uma decoração mais limpa é evitar acúmulos e espalhar bem os objetos pela área disponível no cômodo.

Os eletrodomésticos embutidos, como fornos e micro-ondas, são uma ótima  alternativa para uma cozinha planejada grande. Quem optar por esse estilo tem os móveis feitos com medidas certas, que se encaixam perfeitamente no ambiente e nos objetos.

Caso sua cozinha grande também seja uma área para refeições, você pode escolher entre uma mesa, um balcão e uma ilha. A primeira opção é mais convencional e pode ser encontrada em conjuntos com várias cadeiras. As outras são ótimas para quem quer apostar em um conceito aberto e no uso de banquetas.

Estilos decorativos e suas características

Para buscar ideias de decoração para cozinha grande, você pode se inspirar em estilos como o industrial e o retrô, por exemplo. Existem vários tipos, e você pode seguir com apenas um ou misturar dois. Veja alguns abaixo:

Cozinha industrial

Esse estilo é baseado nos grandes galpões industriais. A decoração pode ter paredes com tijolinhos, mesas e luminárias de metal. A ideia é apostar no minimalismo e na simplicidade, mas sem perder a beleza que ele propõe. 

É uma decoração que aposta em tons mais escuros, como preto, cinza e marrom. Porém, você pode acrescentar alguns detalhes coloridos, como azulejos, tubulações aparentes e até eletrodomésticos em cores fortes. Outro ponto sobre o estilo industrial é a integração dos ambientes por meio do conceito aberto.

Cozinha em aço inox

Esse estilo é muito moderno e prático. O aço inox não precisa estar só nos eletrodomésticos, existem também móveis nesse material. A maior vantagem desse tipo de decoração é a facilidade na hora de limpar a sua cozinha grande.

Como inox tem um tom cinzento, você pode montar sua decoração combinando com tons de preto e branco. Paredes com azulejos e prateleiras em madeira criam um visual incrível quando colocadas juntas aos móveis e eletrodomésticos nesse material.

Monte a sua cozinha grande!

Pronto! Agora você já sabe como decorar esse ambiente com todo estilo possível. Se estiver em dúvida sobre as tonalidades perfeitas para o cômodo, aproveite para acessar nossas dicas e aprender como montar uma cozinha colorida e harmoniosa.

Leave a Comment