Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Cozinha simples: saiba como deixá-la prática e funcional

cozinha-simples

Uma cozinha simples é garantia de um dia a dia mais prático, e para deixar esse ambiente mais funcional, alguns aspectos devem ser levados em conta. Seja a organização dos utensílios, a disposição dos móveis e eletrodomésticos ou até mesmo a localização dos ingredientes utilizados nos preparos, é preciso ter atenção na hora de montar esse espaço. 

Para te ajudar a ter uma cozinha funcional, o Blog Mara separou algumas dicas de organização e decoração desse ambiente. Afinal, não há nada melhor do que um cômodo que seja a sua cara, certo?

Aproveite o espaço disponível

Para uma cozinha compacta e simples, tente aproveitar todo o espaço disponível. A ideia aqui é apostar na ideia de “menos é mais”, então, utilize seus objetos para preencher todos os cantos do ambiente. Assim, a aparência fica mais limpa e organizada.

Outro ponto sobre o espaço de uma cozinha simples é deixar a circulação livre para as pessoas. Com os objetos organizados, fica mais fácil aproveitar a área disponível, principalmente se for um ambiente utilizado para cozinhar e comer.

Use objetos para organização

Como mencionamos, a simples é um dos tipos de cozinhas que utiliza bem todos os espaços. Por isso, objetos como cestos, prateleiras, ganchos, nichos, potes, porta-talheres, entre outros, são essenciais para organizar e armazenar louças, utensílios e ingredientes.

As prateleiras, por exemplo, são uma alternativa para quem não quer colocar um armário completo na cozinha. Uma ideia é posicioná-las nas paredes e colocar seus objetos expostos ali. É uma boa opção também para a decoração, já que você pode seguir a paleta de cores do resto do ambiente.

Utilize apenas o que é necessário

As ideias de cozinhas simples giram em torno do que é realmente necessário para o cotidiano. Por isso, tenha no ambiente os objetos que você vai realmente utilizar para o preparo de refeições. O exagero pode acabar mudando a decoração do cômodo e tirando esse conceito mais básico.

Alguns objetos contribuem para essa aparência mais simples da cozinha. O cooktop, por exemplo, é uma ótima opção para quem tem pouca área disponível para um fogão convencional. Os eletroportáteis, com fritadeira elétrica e grill, também são uma alternativa que ocupa menos espaço.

Crie espaços específicos para os objetos

Um jeito de simplificar sua cozinha é criar espaços específicos para um grupo de objetos. As louças, por exemplo, podem ficar em um armário. Para otimizar o espaço, empilhe os pratos e os copos conforme seus tipos, e guarde os itens do faqueiro em uma gaveta.

Um nicho é um modo criativo de separar os eletrodomésticos e eletroportáteis da sua cozinha simples. Para produtos de limpeza, como detergente e esponja, que tal optar por uma cesta organizadora? Essa é uma alternativa simples para separar os objetos e manter o ambiente funcional.

Aposte em decorações diferenciadas

A decoração influencia na praticidade da sua cozinha simples. Você pode apostar em um estilo que seja similar ao resto da sua casa ou fazer desse cômodo um ponto diferenciado. Se não souber por onde começar, pesquise inspirações em sites como Pinterest.

Cozinha americana

A cozinha americana simples trabalha o conceito aberto, ou seja, tem uma vista direta para a sala de jantar ou estar. A divisória entre esses dois ambientes normalmente é feita com uma meia-parede ou um balcão. Esse estilo é ótimo para quem quer integrar os espaços, facilitando os preparos e a hora das refeições.

Para a decoração, aposte nas mesmas cores do ambiente ao lado da cozinha simples ou demarcar bem a divisão com uma tonalidade completamente diferente. Luminárias de teto com uma altura mais baixa são uma tendência do estilo americano e dão um ar moderno ao cômodo.

Cozinha rústica

A cozinha rústica simples tem um estilo campestre e aposta em móveis de madeira. É muito comum ver cômodos decorados com os utensílios e panelas pendurados em ganchos. As cortinas também são muito utilizadas para um visual assim, substituindo as portas em alguns armários e facilitando o dia a dia.

Outro detalhe sobre a decoração rústica são as prateleiras com os temperos colocados em pequenos potes com identificação. Essa disposição é muito prática para o dia a dia. Além dos ingredientes, você pode dispor suas louças nesses suportes e tê-las sempre à mão.

Crie um ambiente prático para você!

Agora que você já sabe como decorar e organizar uma cozinha simples, pode começar a deixar esse ambiente mais prático para você. Aproveite para dar uma olhada no nosso artigo sobre cores para cozinha e escolha a tonalidade certa para a sua casa!

Leave a Comment