Please assign a menu to the primary menu location under menu

Bem-Estar

Crianças na quarentena: tempo para estudar e para se divertir

crianca-na-quarentena

Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, toda a população precisou se adaptar para seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos governos estaduais a respeito do distanciamento social. E quem tem filhos pequenos logo passou a se perguntar o que fazer para distrair as crianças na quarentena?

Se o isolamento pode ser complicado até para os adultos, imagine só para as crianças, que, de uma hora para outra, tiveram que parar de ir à escola, ver os amigos e passear. A confusão pode ser uma realidade na cabeça dos pequenos, por isso, é importante manter o diálogo com os filhos, bem como a ocupação deles.

Mas é claro que não se trata de uma tarefa simples. Lidar com o home office, a limpeza da casa, a alimentação e a organização já não é tão fácil. Para as famílias com crianças na quarentena, a dificuldade pode dobrar.

Pensando nisso, a equipe do Blog Mara preparou um conteúdo com dicas que as pessoas com crianças na quarentena podem tentar colocar em prática. Confira abaixo!

Criando uma rotina com os pequenos

É fundamental manter o diálogo com as crianças e fazê-las entender que, embora estejam em casa o tempo todo, algumas obrigações continuam valendo. Por isso, é importante determinar um horário para fazer os estudos em casa.

Dito isso, procure montar uma rotina infantil para os seus filhos. Dependendo da idade, eles podem fazer parte desse planejamento. Para isso, leve em consideração as atividades que ele precisa continuar exercendo, como estudos escolares, aula de inglês, aula de violão e outros tipos de compromisso.

Organize tudo em um grande calendário

Para deixar tudo mais divertido, monte, de fato, um calendário. Para isso, basta escolher um cantinho da casa para fixá-lo. Não precisa ser nada muito trabalhoso, uma cartolina colorida e algumas folhas de post-it já podem ser suficientes para deixar tudo bem organizado. Além disso, separe também régua, lápis ou canetas e durex.

Estabeleça um espaço de estudo para seus filhos

Se você está fazendo home office, provavelmente criou ou improvisou um cantinho de trabalho aí na sua casa. Esse espaço é fundamental para você exercer as atividades profissionais de maneira mais confortável e funcional.

Se, para os adultos, é importante ter um espaço adequado para trabalhar em casa, para as crianças, o cantinho de estudo pode fazer muita diferença. Nesse caso, o primeiro passo é analisar quais são os espaços disponíveis na sua residência e como aproveitá-los da melhor maneira.

Improvisando o cantinho de estudos

Uma opção clássica é criar o cantinho de estudo no próprio quarto das crianças. Mas, se não for possível, vale improvisar em outros cantos da casa, seja no corredor ou na varanda, por exemplo.

Feito isso, veja se é preciso investir em algum móvel para tornar o ambiente adequado e confortável para o estudo. Se for necessário, tire as medidas do local antes de fazer qualquer compra.

Nesse caso, os móveis para crianças, chamados de montessorianos, podem ser uma ótima opção. Eles são menores e mais compactos quando comparados ao mobiliário tradicional. Ou seja, além de garantir um ambiente ergonomicamente mais adequado para os pequenos, também é possível otimizar o espaço aí na sua casa.

Diversão em casa

Rotina, organização, estudos, horários… Tudo isso é importante para quem tem crianças na quarentena, no entanto, também é fundamental pensar em atividades infantis para divertir os pequenos.


A boa notícia é que não faltam opções de brincadeiras infantis para fazer em casa com as crianças! Stop, caça ao tesouro, jogos de tabuleiro, sessão de cinema e muito mais!

São tantas opções que a equipe do Blog Mara preparou um conteúdo voltado somente para as atividades de lazer para fazer com as crianças: confira 7 opções de brincadeiras para fazer com os pequenos em casa!

Envolva seus filhos nas tarefas domésticas

crianca na quarentena marabraz - Crianças na quarentena: tempo para estudar e para se divertir

Além das brincadeiras infantis, você também pode começar a envolver seus filhos nas atividades domésticas — dependendo da idade, obviamente. Esse exercício é importante para eles começarem a criar senso de responsabilidade e organização.

Sendo assim, comece estimulando a organização do quarto, dos brinquedos e do cantinho de estudos. Por fim, vale propor também algumas atividades na cozinha. Sugira um prato ou uma sobremesa da qual ele goste e preparem juntos!

Leave a Comment