Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Decoração com espelho: truques para ampliar ambientes pequenos

decoracao-com-espelho

Cheio de funcionalidade, o espelho é um item que faz total diferença no dia a dia das pessoas e que pode criar um efeito de ampliação do ambiente onde é inserido. Ou seja, a decoração com espelho pode ser uma ótima aposta para espaços de metragens reduzidas.

Isso quer dizer que a decoração com espelhos na parede é indicada apenas para imóveis pequenos? Não. Trata-se de um item curinga quando o assunto é design de interiores e que cai bem em quase todos os ambientes.

No entanto, antes de apostar na decoração com espelho, é importante procurar as melhores opções de posicionamento, tamanhos e até mesmo moldura. Para te ajudar a fazer a melhor escolha de acordo com o estilo que você deseja aplicar na sua casa, a equipe do Blog Mara separou as principais dicas sobre o assunto!

Garantindo sensação de amplitude

Quando o objetivo é criar uma parede de espelho para garantir sensação de amplitude aos ambientes, o melhor é optar pelos modelos que contam com uma borda fina ou mesmo aqueles que não possuem moldura.

Além disso, também é importante pensar sobre o que será refletido pelo espelho: mesa? Sofá? Poltronas? Caso o ambiente seja pequeno, o recomendado é investir em itens de linha reta para conferir sensação de continuidade.

A decoração com espelho também pode beneficiar a iluminação de um ambiente. Se esse é também um dos seus objetivos, o segredo é instalar o item na parede que fica oposta às janelas ou às portas.

Outra maneira de intensificar a luminosidade de um espaço é somar decoração com espelho, entrada natural de luz e cores claras para as demais paredes do ambiente. Vale apostar na seguinte dinâmica:

  • Instalação de espelho na parede oposta à janela — ou à porta;
  • Tons neutros e claros para pintar as outras duas paredes do cômodo,
  • Caso queira conferir o mínimo de dinamismo, você pode adicionar um quadro grande em uma das paredes pintadas.

Espelhos com molduras

Quando a intenção é usar o espelho como um recurso para conferir sensação de amplitude aos ambientes, o melhor é optar por um modelo que não possua moldura ou que tenha uma borda fina e discreta.

Mas, se o objetivo é apostar em um espelho decorativo, então, é válido explorar as opções que possuem formatos, tamanhos e bordas diferenciadas.

Nesse caso, a decoração com espelho em um banheiro ou um lavabo, por exemplo, pode contar com um espelho redondo que possua bordas mais rebuscadas ou despojadas. A escolha do estilo específico é pessoal e é importante que esteja em harmonia com os demais itens do cômodo.

decoracao com espelho marabraz - Decoração com espelho: truques para ampliar ambientes pequenos

Outra opção é decorar o corredor com espelho emoldurado. Nesse caso, é interessante que o formato dele seja retangular para acompanhar o movimento pelo espaço.

Além disso, vale completar a decoração apostando em uma boa iluminação — que pode ser feita com um trilho de luz — e um tapete de tons claros ou linha reta. Trata-se do combo ideal para quem deseja somar funcionalidade — amplitude, especificamente — e visual diferenciado.

Na sala de jantar, também é possível posicionar um espelho decorativo com moldura e fazer dele o centro das atenções do ambiente. Se preferir, vale apostar em um espelho pequeno e completar a parede com um porta-retratos ou um mix de quadros que tenham ilustrações em linhas retas. Para não poluir visualmente o espaço, vale revelar fotos em preto e branco.

Essa jogada pode ser uma excelente fonte de inspiração para quem busca um estilo mais criativo, mas sem perder a característica clean.

Móveis espelhados podem ser boas opções

A decoração com móveis espelhados também pode ser uma excelente opção para ampliar e conferir toques de sofisticação e modernidade. Para a sala de jantar, por exemplo, você pode apostar em um aparador espelhado.

Na sala de estar, a mesa de centro espelhada pode ser o centro das atenções do cômodo. No quarto, as mesas de cabeceira podem ser totalmente espelhadas, independentemente do modelo.

Falando em quarto, este é outro cômodo que sempre demanda espelhos, já que, na maior parte das vezes, é ali que as pessoas costumam se arrumar após o banho para sair de casa.

Nesse caso, a grande dica é apostar em um guarda-roupas que tenha, ao menos, uma porta de espelho. Assim, é possível conferir amplitude ao ambiente, garantir mais funcionalidade para seu dia a dia e otimizar espaço, já que não será preciso reservar uma parede só para a instalação do espelho, uma vez que ele estará na porta do armário.

A boa notícia é que aqui, na Marabraz, você encontra esse tipo de móvel e diversos outros, por um preço que cabe no seu bolso e com variadas formas de pagamento. Confira nosso site e torne sua casa mais funcional e sofisticada!

Leave a Comment