Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Decoração com luminária: crie qualquer efeito com a luz certa

decoração-com-lumináriaImagem de decoração com luminaria

Nenhum projeto de decoração está completo sem a iluminação certa. Ela dá o toque final, destacando, trazendo charme ou aumentando a ergonomia do ambiente. Ao elaborar uma decoração com luminária, você consegue criar qualquer sensação visual, desde uma atmosfera intimista até um potente efeito luminotécnico. 

Conhecer o tipo de luminária adequado para cada área e objetivo ajuda a valorizar todos os cômodos da casa ou escritório. Cada um tem uma finalidade e pode incrementar o espaço. Hoje, vamos te ajudar a escolher os modelos certos para o seu projeto. Confira!

Tipos de iluminação

A princípio, a decoração com luminária pode parecer desafiadora. Existem vários modelos, cada um com um design e função específicos. Entretanto, quando entendemos o objetivo de cada um, fica simples adequar a peça às necessidades do espaço.

Comece com o tipo de iluminação pretendida. Ela pode ser direta, indireta ou difusa. Cada uma tem um propósito diferente. O ideal é que esse item seja analisado no início do projeto, já que você precisará da infraestrutura necessária para criar cada efeito. Conheça cada um!

Iluminação direta

A decoração com luminária utilizando luz direta é usada para criar um foco luminoso em locais específicos. Ela é indicada para escritórios e espaços de leitura, além de poder ser usada em espelhos de banheiro e bancadas de cozinha.

Iluminação indireta

No caso da iluminação indireta, a luz chega ao local desejado refletida por outra superfície do ambiente. Por exemplo, sancas de gesso com luz embutida são boas fontes de luz indireta. Essa é uma ótima opção para quartos, home theaters ou locais de descanso.

Iluminação difusa 

A luz difusa é a mais suave e visualmente confortável. Geralmente é filtrada por um anteparo, como cúpula de abajur ou vidro leitoso. Como ela ilumina o espaço sem cansar a vista, é uma boa opção para a sala de estar.

Principais tipos de luminárias

Após decidir quais ambientes você quer iluminar e os efeitos desejados, chegou a hora de escolher os modelos. Abaixo, trazemos os principais tipos e algumas ideias de decoração com luminária.

Lustres

Os lustres são modelos de luminária muito conhecidos e se destacam pelo design. Feitos de materiais como vidro, cristal e metal, eles acrescentam elegância e sofisticação ao espaço. 

Pendurados no teto, são boas fontes de luz direta. Também são ótimos para criar uma luz focal, em espaços que precisam ser bem iluminados. Por isso, são muito utilizados como luminárias para sala de jantar

Para que a composição fique harmônica, o ideal é equilibrar o tamanho do lustre com o da mesa de jantar. Por exemplo, ele pode ter um terço do tamanho do tampo da mesa, mantendo uma altura entre 80 cm e 90 cm da mesa. Em áreas extensas, a dica é usar dois ou três deles para manter a iluminação equilibrada.

Luminárias pendentes

Assim como os lustres, as luminárias pendentes são penduradas no teto por um cabo ou fio elétrico. A diferença entre os dois está no design, que, nesse caso, é mais simples e conta uma maior variedade de tamanhos.

Você pode colocá-las em cima de bancadas de cozinha, como ponto de iluminação central na sala de estar e em mezaninos. Outra dica é utilizar luminárias pendentes para quarto, em cima das mesas de cabeceira e poltronas, criando um cantinho charmoso de leitura.     

Arandelas

Se você gostaria de criar uma iluminação indireta em alguns espaços, as arandelas são a solução. Presas na parede, elas fornecem vários efeitos, como uma aconchegante luz difusa ou uma iluminação suave, refletida pela superfície.

Elas são excelentes para as áreas externas, como jardins e churrasqueiras. Também são ótimas para iluminar corredores e quartos de dormir. Nesse caso, podem servir como luminárias para cabeceira, criando um ambiente acolhedor.       

Plafons

Os plafons são luminárias embutidas no teto, encontradas em vários modelos. Eles podem ser quadrados, retangulares ou redondos. Além disso, são frequentemente usados para criar uma iluminação central.

Com uma agradável luz difusa, os plafons podem ser usados em qualquer ambiente. Geralmente são luminárias modernas e combinam com outros tipos de iluminação.

Os plafons podem formar conjuntos com os abajures no quarto de dormir ou com os pendentes na cozinha. Também são indicados para ambientes externos, como garagens.      

Spots

Os spots são pequenas luminárias, embutidas em uma superfície ou em trilhos. Podem ser usados no teto ou paredes de qualquer cômodo. Com uma luz bem direcionada, normalmente são usados para criar uma iluminação adicional. Eles são perfeitos para destacar pontos específicos, como quadros e espelhos. 

No entanto, nada impede de usar os spots como fonte de luz principal. Nesse caso, eles podem ser posicionados em diferentes pontos do teto, criando uma iluminação homogênea. Se você tem dúvidas sobre como combinar as luminárias em ambientes integrados, aposte nesse modelo. Ele é neutro e combina com tudo.

Abajures

Os abajures são queridos pela maioria das pessoas, já que são práticos e não requerem instalações sofisticadas. Com apenas uma tomada e lâmpadas, você cria uma iluminação aconchegante em qualquer ambiente.

Outra vantagem dos abajures é a diversidade de modelos. Não importa se você precisa de uma luminária retrô ou moderna, certamente achará um modelo que combina com o seu projeto. Além disso, eles criam uma luz agradável e difusa que complementa qualquer espaço

Valorize a iluminação do seu ambiente com os produtos da Marabraz

Quantas vantagens a decoração com luminária oferece, não é? Seja para destacar um móvel, criar um espaço confortável de entretenimento ou iluminar a área de refeição, a luz faz a diferença. Por isso, invista nesse item no seu projeto de decoração.

Para ter mais ideias, conheça a linha de iluminação que a Marabraz preparou para você. Temos lustres, abajures, refletores, spots e muito mais para valorizar qualquer ambiente. Acesse agora e confira!

Leave a Comment