Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Ideias de decoração com madeira para salas

decoração-com-madeiraImagem de decoração com madeira

A decoração com madeira é facilmente adaptável a todos os estilos, além de agregar elegância e conforto aos espaços, especialmente às salas. Resistente e durável, esse é um material no qual vale a pena investir. Se você busca dicas e ideias para inovar a sua casa, chegou ao lugar certo!

Independentemente do estilo, a versatilidade da madeira permite que ela seja aplicada a todos os gostos. Na decoração rústica, ela é o elemento principal. No estilo moderno, a versão levemente desgastada combina muito bem. Na decoração clássica, esse material faz um excelente par com o sofá de couro. 

Como usar a madeira na decoração

A madeira pode aparecer na decoração de diversas formas, seja no chão, em um carpete de madeira, nas portas, nas janelas, nos móveis da sala e até mesmo no forro do teto e nas paredes. 

Uma vez que tenha decidido utilizar a decoração com madeira na sua sala, é preciso definir onde o material aparecerá e qual estilo será seguido. Confira a seguir algumas ideias de como usar a madeira na decoração e escolha aquela com a qual mais se identifica. 

Você também pode aproveitar nossas dicas para se inspirar e criar projetos de acordo com os seus objetivos. Lembre-se sempre de que o mais importante é que o resultado agrade e atenda ao seu gosto pessoal.

Parede vazada de madeira

A parede vazada de madeira é uma opção charmosa, sofisticada e bastante funcional, pois aproveita e enaltece a luminosidade do ambiente. Ela também pode servir como divisória e dar origem a um novo ambiente dentro de um mesmo cômodo.

O interessante ao utilizar a decoração com madeira em paredes é que você pode escolher a arte vazada. Assim, é possível apostar nas clássicas linhas, em colunas retas contínuas ou até em formas geométricas, desenhos ou formatos desalinhados.

Para incluir paredes vazadas de madeira na sua sala, você pode comprar painéis já prontos e apenas fixá-los na parede. Outra ideia é adquirir a madeira de um fornecedor e, com a ajuda de um moveleiro, criar sua própria parede.

Pallet de madeira para decoração

Acessível, prático e de fácil manutenção, o pallet de madeira para decoração está em alta. A versatilidade dos pallets permite que você construa desde mesinhas de centro até jardins verticais, painéis decorativos ou até mesmo camas e sofás. 

Os pallets de madeira combinam com praticamente todos os estilos de decoração, especialmente a rústica e a moderna. Uma ideia é trazer os pallets em forma de mesinha de centro e pintá-los conforme o seu gosto. Cores vibrantes, como amarelo, verde-água e azul-anil, são opções para trazer alegria e elevar o humor do ambiente.

Caso você seja fã de plantas, utilize os pallets para construir um pequeno jardim vertical e posicione-o perto da janela ou na varanda, de modo que os vasos recebam a luz do Sol. Begônia, violeta e jasmim são flores que costumam se adaptar com facilidade a ambientes internos.

Caixotes de madeira

Os caixotes de madeira são itens fáceis de encontrar. Você pode comprá-los, reaproveitá-los ou obtê-los por meio de doação de comércios que o utilizam com frequência. Além de charmosos, são funcionais, pois podem ser usados de prateleira e armário, além de serem ideais para exibir objetos decorativos.

Você pode transformar caixotes de madeira em nichos e colocá-los um sobre o outro, diretamente no chão ou pregados na parede. Além disso, é possível criar uma mesa. Basta posicioná-los em cada extremidade e colocar um tampão de madeira sobre eles.

Outra ideia é transformar um caixote grande e retangular de madeira em um banco-baú. Com a ajuda de um marceneiro, acople uma espuma envolta em um belo tecido sobre a caixa e coloque o estofado de forma que ele levante e o interior da caixa seja aproveitado como um baú.

Dicas de conservação para móveis e decoração com madeira

Embora a decoração com madeira seja prática, bonita e bastante funcional, é preciso tomar algumas medidas de conservação para que esse material esteja sempre com uma aparência agradável e com jeito de peça nova. Veja estas dicas e procure segui-las para manter seus itens de madeira bem-cuidados:

  • caso a sua peça de madeira esteja com um aspecto apagado, aplique uma camada de verniz;
  • caso o seu caixote de madeira tenha dobradiças, como no caso de um baú, procure ser delicado ao abri-lo ou fechá-lo;
  • embora a madeira seja um material resistente, procure não sobrecarregar com muito peso nichos e demais móveis feitos desse material;
  • não limpe com alvejantes ou produtos com cloro. Prefira um pano limpo e úmido;
  • não deixe seus itens de madeira em contato com a água por muito tempo, pois o material pode apodrecer. Assim que molhar, seque-os imediatamente;
  • procure investir em utensílios domésticos que protejam a madeira, como toalhas decorativas e bandejas. Além de cuidarem do material, podem servir como itens de decoração e trazer um toque extra de charme à sua sala.

Conte com a Marabraz para incrementar a sua decoração com madeira

Além de móveis, a Marabraz possui um vasto catálogo com diversas opções de itens decorativos. Encontre tudo o que você precisa para renovar a sua sala e criar um ambiente cheio de acolhimento para as suas visitas.

Confira a loja virtual ou visite a loja física mais próxima e conte conosco para incrementar a sua decoração com madeira. Aqui, você encontra qualidade, preço justo e ainda confere as melhores dicas para o lar com o Blog Mara, referência em assuntos de casa e decoração.

Leave a Comment